Em marketing ensinamos os alunos a identificarem a vantagem competitiva do seu produto/serviço para que se possam diferenciar da sua concorrência. Em marketing aplicado à gestão hoteleira, perguntamos: qual é o factor de diferenciação do seu hotel? Sendo o core business do negócio: ‘uma cama e um pequeno-almoço’, o que o diferencia dos demais? Porque devo ir para o hotel A e não para o hotel B ou mesmo o C? Ao compreender e promover a referida vantagem, os hoteleiros podem conquistar uma parcela maior de mercado.
As crises, como a que vivemos, acentuam estas perguntas e tornam as respostas ainda mais complexas. A hospitalidade e a arte de saber receber fazem parte da essência do produto existindo, no entanto, há quem queira ir mais além. Os hoteleiros querem demarcar-se da concorrência e fazer a diferença e, para tal, munem-se de ferramentas, instrumentos ou simplesmente ‘filosofias’ para identificarem a sua vantagem competitiva que se encontra na simplicidade do produto, num conceito excêntrico, na mobilidade, no design, na reciclagem, no serviço ou simplesmente na oferta de experiências distintas.
Excerto do artigo de opinião escrito por Sofia Almeida, professora na Universidade Europeia e investigadora no CEG/Territur, Universidade de Lisboa, para a TNews. O artigo completo encontra-se aqui.