Esta pandemia vai deixar vários impactos nas nossas vidas e nos mercados.
A reflexão sobre as implicações desta pandemia nos mercados é fundamental e seguindo esse propósito exploramos algumas das tendências que já se podem antecipar: um foco crescente na prevenção e na "auto-saúde", mais nichos de mercado tornados mainstream, redefinição do engagement digital e impacto na sociedade.
Para concluir, gostaríamos de enaltecer que as marcas de saúde devem também tornar-se mais humanas. É também importante que as marcas de saúde tenham a coragem de assumir as suas imperfeições. Num período tão conturbado como este, as marcas que demonstrarem todo o seu empenho no cuidado com as suas pessoas e clientes terão muito mais margem de compreensão nos erros que possam cometer.
Todos nos tornamos mais humanos quando passamos pela dor, e todos nos tornamos mais profundamente conectados quando sofremos juntos. Estas realidades emocionais também são válidas quando se trata de relacionamentos entre empresas e consumidores. Podem até formar uma nova base para a conexão de marcas e consumidores no futuro.
Resumo do artigo escrito pelos Professores Ricardo Mena e Fernando Pinto Santos. O artigo completo encontra-se disponível para leitura aqui.
Ricardo Mena e Fernando Pinto Santos
IPAM Porto