A Professora Isabel Moço, escreveu um artigo sobre os profissionais que continuam a trabalhar em plena pandemia Covid-19.
“Um dia, quando voltarmos ao normal…” - talvez seja este um dos lugares mais comuns do nosso quotidiano de confinamento, mas cumpre-nos perceber que o normal, nunca será a realidade que conhecemos antes.
Talvez possamos dividir o mundo atual em dois grandes grupos – os que continuam e os que abrandam ou param. (…) Mas interessa aqui ver o lado das pessoas, e estas deveriam valer pelo que são e não só pelo que fazem, quando é imperativo que o façam.
Retoma-se uma personagem secundária - Podrick Paine da “Guerra dos Tronos”. Só durante a “Batalha da Água Negra”, e após ter salvo a vida ao seu senhor, viu o seu valor reconhecido.
Porquê esta invocação para se falar dos profissionais que não param? Porque eles são um pouco a representação de Podrick. Falamos de médicos, enfermeiros, paramédicos, bombeiros, jornalistas, farmacêuticos, agricultores, motoristas, trabalhadores de limpeza, de recolha de lixo, dos serviços de água, luz e gás, de forças militares, paramilitares e de segurança, … de todos aqueles que por missão ou porque simplesmente têm de assegurar a subsistência – sua e das suas famílias, não param.
Resumo do artigo escrito pela Professora Isabel Moço. O artigo completo encontra-se disponível para leitura aqui
Isabel Moço
Coordenadora e Professora Assistente da Universidade Europeia