19833

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
10 jul 2024

Cibersegurança: o que é e para que serve?

Editado em 10 Jul. 2024
que-es-ciberseguridad

As tecnologias da informação e das comunicações facilitam a vida das pessoas e dos negócios, ajudando-os a gerir de forma mais rápida e eficaz diferentes aspetos do seu dia a dia, mas também representam novos riscos que podem comprometer o funcionamento de uma empresa ou até de um Estado. Para se proteger dessas ameaças informáticas, este ano o gasto mundial dedicado a soluções de cibersegurança ascenderá a 133.700 milhões de dólares, segundo prevê a Corporação Internacional de Dados.

Cibersegurança: o que é e para que serve?

A cibersegurança é o conjunto de ações dirigidas a proteger os equipamentos informáticos de uso comum, servidores, sistemas eletrónicos e redes de possíveis ataques maliciosos e tentativas de roubo de informação ou controlo de dispositivos. O seu principal objetivo é proteger essa infraestrutura digital garantindo o seu correto funcionamento e integridade.

A cibersegurança encarrega-se de prevenir os ataques informáticos, detetar vulnerabilidades e identificar possíveis brechas de segurança para solucionar as falhas que colocam em risco as redes e dispositivos. Também tem a missão de detetar qualquer tipo de atividade maliciosa contra os sistemas informáticos para a travar a tempo e, se não for possível, aplicará as ações corretivas necessárias para isolar e expulsar essa ameaça com o intuito de recuperar a informação e restabelecer a funcionalidade do sistema afetado.

Tipos de cibersegurança

Atualmente existem diferentes tipos de cibersegurança que se focam nos distintos componentes do sistema a proteger, de modo que se pode fazer referência a:

  1. Segurança de hardware. Todas as operações informáticas sempre incluem um dispositivo, seja físico, mediante um emulador ou a nuvem, pelo que é necessário proteger esses componentes de possíveis ataques. Para isso, os designers de hardware incluem tecnologias de segurança integradas que protegem as superfícies das principais ameaças informáticas. Os módulos de segurança de hardware, por exemplo, são dispositivos de hardware reforçados e à prova de manipulações que protegem os processos criptográficos.
  2. Segurança de software. Estas medidas de cibersegurança centram-se em prevenir qualquer falha nos sistemas informáticos, seja o sistema operativo, programas ou aplicações, para evitar intromissões não autorizadas. Tal é o caso dos antivírus que se instalam em computadores e telemóveis ou das atualizações de programas que protegem de novos vírus e malwares.
  3. Segurança de redes. Este tipo de cibersegurança está dirigida a implementar filtros para proteger o hardware e a informação que este contém. Protege a integridade dos dados e a informação no processo de emissão, trânsito e receção, de modo que não possa ser intercetada ou decifrada. Para isso, pode-se recorrer a uma firewall, uma VPN ou filtros anti-spam.

O que é uma ameaça informática?

As ameaças informáticas são ações que aproveitam uma vulnerabilidade para atacar ou invadir um sistema informático. Atualmente, as principais ameaças informáticas provêm de ataques externos, embora também existam ameaças internas resultantes do roubo de informação ou do uso inadequado dos sistemas.

No geral, a cibersegurança enfrenta três grandes ameaças, segundo indicou a companhia de segurança informática Kaspersky. Uma delas são os ciberataques, que se realizam com o objetivo de prejudicar pessoas, instituições ou empresas atentando contra os equipamentos e sistemas que operam na rede para anular os seus serviços ou roubar a informação que contêm.

Os crimes cibernéticos são outra ameaça informática que geralmente tem como objetivo obter benefícios económicos, como é o caso das fraudes online, embora também se realizem para danificar ou interromper o funcionamento dos sistemas, como foi o caso do famoso ransomware Wanna Cry.

No entanto, entre as ameaças informáticas mais preocupantes que existem encontra-se o ciberterrorismo, cujo principal objetivo é enfraquecer os sistemas eletrónicos ou interromper o seu uso para gerar pânico e semear o caos na população.

Interessado em tudo o que se relaciona com a segurança informática? Gostavas de saber como ser um perito em cibersegurança? Com os nossos programas, poderás compreender o que é uma vulnerabilidade informática e aplicar protocolos de segurança para proteger os sistemas digitais: