Refletimos em particular sobre como o marketing enquanto filosofia de gestão poderá ter de imutável. E isto leva-nos à fórmula v24c, que passamos a explicar.
O primeiro elemento da equação só poderia ser valor. Criar valor é o fundamento de uma gestão baseada em marketing. O segundo elemento da equação só poderia ser constituído pelos consumidores. O marketing tem, por definição, uma especial sensibilidade para com os mercados
A este primeiro C, seguem-se mais três: daí a expressão usada na fórmula. O C que se segue é criatividade, sem a qual não é possível desenvolver e comunicar valor aos consumidores. Um terceiro C é confiança. Este é a mais elevada dimensão das relações humanas e também fundamental nas relações que estabelecemos com organizações e marcas. Por último, a coerência é o C final e aquele que assegura a necessária continuidade do exercício de marketing.
A fórmula é, portanto, simples. Mas a sua simplicidade é realmente difícil de alcançar. Os dias em que vivemos tornam isso ainda mais evidente. Um marketing de sucesso tende a ser imutável com ou sem pandemia: valor2 x consumidores x criatividade x confiança x coerência. Simples, não?
Resumo do artigo escrito pelos Professores Ricardo Mena e Fernando Pinto Santos. O artigo completo encontra-se disponível para leitura aqui
Ricardo Mena e Fernando Pinto Santos
Professores do IPAM