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O Departamento de Recursos Humanos é uma das áreas mais importantes do mundo empresarial, pois é responsável por toda a gestão dos colaboradores. Não só seleciona os profissionais mais capacitados que partilham os valores empresariais, mas também supervisiona a sua formação e assegura um clima laboral adequado que garanta a sua satisfação e produtividade. Por conseguinte, a função dos Recursos Humanos é essencial para que a empresa cresça e aproveite todo o seu potencial.
Uma das principais funções do Departamento de Recursos Humanos consiste em planear o quadro de pessoal, tendo em conta as necessidades da empresa a médio e longo prazo para evitar ter vagas por preencher. Deve desenhar os postos de trabalho, definindo as suas funções, responsabilidades, qualificação e competências necessárias. Também é responsável por determinar os sistemas retributivos e de promoção interna que garantam a igualdade de oportunidades na organização.
Os Recursos Humanos assumem todas as tarefas relacionadas com a seleção de colaboradores na empresa. Num primeiro momento, identificam e atraem os candidatos que cumprem os requisitos para depois aplicar um sistema de seleção que permita escolher a pessoa mais apta para a função, quer faça parte do quadro de pessoal da empresa quer seja uma candidatura externa. Este departamento também tem a responsabilidade de fazer o onboarding se dos novos colaboradores e ajuda-os a integrar-se para que se possam adaptar rapidamente ao novo desafio e à empresa.
O Departamento de Recursos Humanos assume todos os processos de carácter jurídico e administrativo que implica a gestão de recursos humanos de uma empresa. É da sua a responsabilidade formalizar os contratos de trabalho, tratar das folhas de pagamento e seguros sociais dos empregados, assim como assegurar-se de que se respeitam os direitos dos trabalhadores e que estes cumprem com os seus deveres.
Entre as funções do Departamento de Recursos Humanos também se encontra a de promover o desenvolvimento profissional dos trabalhadores. É sua a missão de estabelecer planos de carreira que permitam aos colaboradores crescer dentro da organização, assim como organizar cursos de formação que os ajudem a manter-se atualizados e a adaptar-se às mudanças que ocorrem no setor. Essas ações devem melhorar o nível profissional dos colaboradores e contribuir para a sua satisfação laboral, estando em sintonia com os objetivos de crescimento da empresa.
Os Recursos Humanos fazem um controlo individualizado da atividade dos empregados, em coordenação com os chefes dos respetivos departamentos. Supervisionam as horas extraordinárias, o absentismo, os movimentos do quadro de pessoal e a pirâmide etária. Também avaliam o desempenho dos trabalhadores para assegurar que cumprem com as exigências do posto que ocupam e elaboram planos de melhoria para otimizar o seu rendimento e resolver os problemas existentes.
Outra das funções dos Recursos Humanos consiste em avaliar e monitorizar o grau de satisfação dos empregados na empresa para aplicar as ações corretivas que sejam necessárias. Deve identificar as fontes de conflitos laborais, analisar o impacto das decisões da direção e das ações que se aplicam na empresa, assim como avaliar os comportamentos ao longo da escala hierárquica.
Os Recursos Humanos também têm a tarefa de promover a comunicação entre a direção da empresa e os seus funcionários ou os representantes destes. Partindo de um profundo conhecimento dos direitos e obrigações de ambas as partes, devem mediar nos conflitos que possam surgir para resolvê-los da melhor forma. Facilitam as negociações de convenções coletivas com o comité de empresa e intervêm no processo de contratação e despedimento.
Outra das funções dos Recursos Humanos numa empresa consiste em estudar as condições de trabalho para detetar os principais riscos laborais a que os colaboradores estão expostos. Desta forma, podem implementar as medidas de prevenção e proteção que sejam necessárias para evitar acidentes e prevenir as doenças profissionais, sempre cumprindo com a normativa vigente.
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