No mundo empresarial, os termos "liderança" e "líder empresarial" vieram substituir o que antes era conhecido como "direção" ou "diretor". No entanto, trata-se de conceitos distintos. Enquanto os modelos tradicionais de direção se baseiam na autoridade, as novas abordagens de liderança baseiam-se na inspiração e na motivação das equipas.
A Pós-Graduação Online em Liderança desenvolve skills de liderança eficazes domina os 5 passos de Tuckman para construir e lidere equipas coesas e produtivas.
A Licenciatura em Gestão da Universidade Europeia e da Licenciatura em Management tem um enfoque prático que o ajudará a interiorizar e cultivar as competências que um bom líder empresarial necessita.
Mas, para começar, neste artigo explicamos em que consistem estas competências e como desenvolvê-las. Continue a ler.
Comecemos por explicar o conceito de liderança empresarial. A revista Forbes define-o como um "processo de influência social que maximiza o esforço dos outros para alcançar um objetivo". Ou seja, não basta apenas dirigir, é necessário inspirar, motivar e capacitar. O líder empresarial é aquele que sabe oferecer orientações estratégicas e alinhar as equipas com uma visão comum para alcançar os objetivos empresariais.
A gestão consiste em planear, organizar, monitorizar, avaliar resultados e, em geral, garantir que se sigam os procedimentos e planos estabelecidos. Baseia-se na autoridade do gestor. Por sua vez, a liderança apoia-se em mecanismos mais subtis para influenciar a motivação e o desempenho. O seu propósito é criar uma visão comum que gere compromisso, e uma cultura de confiança onde os colaboradores possam dar o seu melhor. Se o gestor dirige e controla, o líder empresarial inspira e motiva.
Existem vários estilos de liderança empresarial, desde a liderança empreendedora até à liderança inclusiva. No entanto, há qualidades comuns a todos eles. Estas são conhecidas como soft skills, relacionadas com aspetos comunicativos, sociais e emocionais. Algumas delas são:
Cultivar estas competências requer uma abordagem dupla que combine teoria com prática. Uma coisa é saber o que é empatia, por exemplo, e outra muito diferente é tornar-se um líder empático. Se queres tornar-te um líder empresarial eficaz, estes conselhos ajudar-te-ão a desenvolver as qualidades que precisas.
Esta Pós-Graduação visa dotar os participantes de competências no âmbito do desenvolvimento e liderança de equipas. Organizada tendo por base o modelo do Psicólogo Bruce Tuckman, o curso percorrerá os 5 passos para o desenvolvimento de equipas: Forming, Storming, Norming, Performing, and Adjourning.
Muitas empresas têm programas de mentoria onde um grupo de líderes estabelecidos orienta os colaboradores que aspiram a ocupar posições de liderança. Se não tiveres acesso a este tipo de oportunidades, muitas associações profissionais têm planos semelhantes.
Um bom comunicador, além de saber expressar-se corretamente em público, também deve ser capaz de comunicar por escrito de forma clara e concisa. Aprende técnicas de narrativa e persuasão e coloca-as em prática em todas as tuas comunicações, tanto verbais como escritas.
Presta atenção ao que os teus colegas e superiores dizem. Foca-te em compreender as suas palavras, em vez de pensares na tua resposta ou no que achas que querem dizer. Este tipo de escuta vai ajudar-te a desenvolver a tua capacidade de empatia e, além disso, oferece-te informações valiosas sobre o ambiente que se vive na equipa.
Nem toda a gente consegue definir com precisão o que é a liderança empresarial. No entanto, há alguns nomes que todos associam ao que deve ser um líder empresarial:
O cofundador da Apple foi uma figura carismática que soube transmitir a sua visão única da marca às equipas e aos clientes. Foi um dos primeiros a priorizar a experiência do utilizador e a perceber que o importante, mais do que vender produtos, era vender experiências.
O fundador da Amazon antecipou-se à revolução do comércio eletrónico e transformou a sua empresa no gigante que é hoje. Durante a sua liderança, definiu os "Princípios de liderança" da empresa, um verdadeiro manual de gestão empresarial.
O fundador da Inditex foi pioneiro no modelo empresarial fast fashion e conseguiu criar um império têxtil a partir do zero. O seu estilo de liderança baseia-se numa abordagem prática e inovadora, com atenção ao detalhe. Ortega é também conhecido por inspirar as suas equipas através da humildade e do exemplo.
Em suma, um bom líder possui um conjunto de competências que lhe permitem destacar-se e alcançar resultados em qualquer área. São as qualidades que distinguem os líderes eficazes, que sabem inspirar e motivar as suas equipas. A melhor forma de desenvolver estas competências é praticá-las, uma abordagem aplicada pela Pós-Graduação Online em Liderança e a Licenciatura em Gestão da Universidade Europeia.