O Modelo de Aprendizagem Experiencial é um modelo centrado na construção de diferentes cenários de aprendizagem onde os estudantes são convidados a praticar competências em contextos muito próximos da realidade. A aprendizagem baseada em simulação utiliza experiências guiadas que evocam ou replicam situações ou procedimentos reais.
A Universidade Europeia dispõe de uma sala de observação e uma sala de cenário, separadas por um vidro unidirecional, permitindo que a simulação seja observada na íntegra por quem não participa na ação. A simulação complexa é feita com recurso a atores que irão interagir com os estudantes.
A simulação que recordo foi feita na Unidade Curricular de Gestão de Desempenho, na Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, e contou com 50 estudantes. Esta simulação consistia numa avaliação de desempenho feita por dois managers (estudantes voluntários) a uma colaboradora (atriz contratada). A colaboradora em causa apresentava frequentemente comportamentos desadequados em contexto de interação com equipa e com clientes.
Para este cenário específico, os resultados da aprendizagem esperados eram: conseguir comunicar adequadamente no contexto da avaliação de desempenho, utilizando as técnicas de feedback e feedforward aprendidas e, se necessário, gerir eventuais conflitos.
O Cenário de Simulação teve duração de 12 minutos, após os quais ocorreu a análise e discussão. A atriz, mantendo a personagem, esteve presente no início da discussão, respondendo às dúvidas de todos os estudantes.
O debate após o cenário ficou acima dos níveis regulares de participação em todas as outras aulas e o feedback dado formalmente superou as expetativas. De salientar ainda que na prova formal escrita, realizada no final do semestre, nos tópicos de feedback/ feedforward e gestão de conflitos, todos os estudantes que estiveram presentes na aula de simulação, sem exceção, obtiveram nota máxima neste tópico específico.
A participação global, o feedback fornecido pelos estudantes e, acima de tudo, os resultados evidenciados no teste formal evidenciam a influência que um método como a aprendizagem baseada em simulação pode ter no processo global de aprendizagem.
O método de simulação permite aos alunos transferir os conhecimentos para a prática, experimentando e desenvolvendo eficazmente as competências exigidas, aprendendo de forma eficaz e ativa.
Andrea Fontes, coordenadora da Licenciatura e do Mestrado em Gestão de Recursos Humanos