A transformação digital é cada vez menos uma questão de cariz meramente tecnológico.
No passado muito se falava de como seria o mundo em 2020. As pessoas mais empregáveis serão as que estão constantemente a evoluir e a aprender.
Também o ecossistema de marketing está a ser redefinido e reconfigurado em resultado dos desenvolvimentos digitais. O marketing digital, especificamente, é um cenário em constante evolução, com um incessante aparecimento de tendências e novas tecnologias. Os interesses e comportamentos do consumidor tornaram-se mais difíceis de prever, valendo a ajuda da Inteligência Artificial (IA) e da Internet of Things (IoT) que se prevê fornecerem melhores informações sobre os clientes em 60% (Smith, 2017). A IA e a IoT permitem às marcas conhecer com muito mais detalhe o comportamento do seu público, através do mapeamento das suas ações e da previsão dos passos seguintes. De facto, a IA alterará as estruturas de marketing existentes, uma vez que irá permitir fazer coisas diferentes. É capaz de criar experiências altamente personalizadas em grande escala, e em tempo real. A capacidade de trabalhar os dados e de reagir em tempo real irá representar uma mais-valia para as empresas que têm de ser cada vez mais rápidas e autossuficientes.
Resumo do artigo escrito pela professora Joana Carmo Dias, com a colaboração dos estudantes Rebeca Balahura e André Monteiro. O artigo completo encontra-se disponível para leitura aqui.
Joana Carmo Dias
Professora de Marketing e Publicidade no IADE
E estudantes Rebeca Balahura e André Monteiro