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19 out 2021

Organizações centradas nas pessoas? Comece por medir o engagement!

Editado em 23 Jan. 2023

O engagement é hoje um dos temas centrais na gestão de pessoas e uma preocupação permanente dos líderes. Ganhou relevância durante a pandemia com o aumento da incidência de burnout e outros problemas de saúde mental. A ansiedade criada por um vírus desconhecido, a incerteza quanto ao futuro do emprego, e a complexidade trazida pelo trabalho remoto foram fatores potenciadores de stress.

Estando o engagement no pólo oposto do burnout, importa clarificar o conceito e perceber como o podemos medir, de forma a identificar ações concretas para a sua promoção. Ainda que as suas consequências sejam claras, traduzindo-se, por exemplo, num maior desempenho organizacional e bem-estar dos colaboradores, o engagement é muitas vezes associado a satisfação no trabalho, envolvimento e compromisso, conceitos correlacionados embora distintos. Mas afinal o que é o engagement e como o devemos medir?

Excerto do artigo de opinião escrito por  Filipa Rocha Rodrigues, professora na Universidade Europeia e Head of Human Capital na EUROGROUP CONSULTING Portugal, para a RH Magazine. O artigo completo encontra-se aqui.