A análise de performance desportiva avalia e melhora o desempenho dos atletas usando técnicas de dados e analítica desportiva. É uma disciplina que combina conhecimentos de estatística, ciência do desporto, biomecânica, psicologia e tecnologia.
Todas estas matérias são estudadas em muitas das licenciaturas da Universidade Europeia, como a Pós-Graduação Online em Football Analytics, Pós-Graduação Online em Sports Performance, Licenciatura em Gestão do Desporto, o Mestrado em Gestão do Desporto. Estes cursos ensinam a trabalhar com big data desportivo para prevenir lesões, melhorar o desempenho e rendimento desportivo, utilizar instrumentos e técnicas modernas de recolha e análise de dados, formar fisiologistas do treino e tomar decisões estratégicas.
A análise de performance desportiva consiste na utilização de dados e tecnologia para avaliar e melhorar o desempenho dos atletas. Combinando tecnologia e desporto poderá identificar padrões e áreas de melhoria que possam definir as melhores decisões táticas e de treino.
Os especialistas em sports analytics trabalham em estreita colaboração com treinadores e preparadores físicos para integrar estes conhecimentos em treinos e estratégias personalizadas.
Entre os métodos de recolha de dados, encontramos os seguintes:
Os dados recolhidos na análise de performance desportiva são interpretados usando diferentes técnicas e modelos:
Com os dados recolhidos e os padrões identificados através das técnicas de análise desportiva, os treinadores podem desenhar programas de treino e estratégias táticas personalizadas.
Por exemplo, analisando dados de desempenho, pode-se detetar que um corredor tem uma frequência de passada baixa. Isto indica uma possível fraqueza nas pernas, necessitando de um treino específico para desenvolver a sua força de pernas.
As equipas de futebol utilizam dispositivos GPS para monitorizar a carga de trabalho dos jogadores. Isto permite aos treinadores ajustar o treino e o tempo de recuperação.
Na natação, por exemplo, os treinadores utilizam dados de ritmo cardíaco para ajustar as sessões de treino.
No basquetebol, a análise do desempenho revela forças e fraquezas dos jogadores, permitindo-lhes atribuir papéis ótimos.
A análise desportiva de vídeo no futebol, por exemplo, revela tendências de movimento. Isto permite desenhar estratégias e ajustar posições para criar oportunidades de golo.
As técnicas de análise desportiva também servem para prevenir lesões e melhorar o desempenho dos atletas. Estas são algumas das suas aplicações:
A medição da carga de trabalho através de GPS e acelerómetros permite identificar padrões de carga excessiva e diminuir o risco de lesões por sobrecarga.
Em atividades como o levantamento de pesos, por exemplo, a análise desportiva pode identificar se a coluna vertebral está sujeita a uma tensão excessiva. A partir desta informação, pode-se corrigir a técnica para prevenir o risco de lesões nas costas.
Por exemplo, níveis elevados de lactato durante muito tempo após o exercício indicam uma recuperação inadequada. As técnicas de análise desportiva permitem analisar estes dados e utilizá-los para prevenir lesões por fadiga.
Em resumo, a análise de performance desportiva é uma ferramenta poderosa que proporciona informações detalhadas sobre os fatores que influenciam a saúde e o desempenho físico, contribuindo para a prevenção de lesões e a gestão do desempenho dos atletas uma das áreas de análise desportiva com maior retorno em Portugal é a área de analista de dados de futebol.