Esta crónica é sobre os conceitos presentes e futuros da hotelaria. A sustentabilidade e a tecnologia são temas do quotidiano, pois já fazem parte das nossas vidas, mas são simultaneamente conceitos do futuro, ou dito de outra forma, fazem parte das tendências da hotelaria.
Por um lado, e apesar do clichet, se a forma como nos relacionamos com o planeta e consumimos os recursos não sofrer alterações, teremos problemas graves no curto prazo. Por outro lado, as tecnologias que usamos todos os dias, das quais a torradeira e o telemóvel fazem parte (e, portanto, não são só do futuro) tendem a mudar cada vez mais o nosso dia-a-dia. Actualmente um hotel é uma commodity transformada pela tecnologia que tem permitido o aparecimento de conceitos inovadores. Um exemplo são os hotéis sem pessoas na recepção e, portanto, inevitavelmente a pergunta que surge é: e para quando um hotel sem hóspedes?
Excerto do artigo de opinião escrito por Sofia Almeida, professora na Universidade Europeia e investigadora no CEG/Territur, Universidade de Lisboa, para o jornal TNews. O artigo completo encontra-se aqui.