As Ciências da Saúde representam uma área estratégica nos domínios do Ensino, da Formação, da Investigação Científica e da Inovação Tecnológica. Tendo em vista este desígnio, a área de Ciências da Saúde da Universidade Europeia tem como propósito o desenvolvimento de um processo inovador de ensino integrado, através da qual os estudantes, das diferentes áreas disciplinares, adquirem conhecimentos e competências, de forma partilhada, tendo em vista as experiências futuras, ao longo da sua vida profissional.
Esta abordagem tem como base um Modelo Académico com práticas pedagógicas inovadoras, transversalmente aplicado a todas as áreas da instituição e centrado na aprendizagem experiencial, evidenciando-se nesta área de conhecimento em particular, tanto no modelo de ensino presencial como no modelo online.
O Modelo Académico proposto assenta num currículo integrado, transdisciplinar, que procura assegurar uma visão holística profissional, através do recurso a: 1) ambientes simulados (Simulation-based Learning), onde é possível aproximar situações reais num ambiente controlado; 2) discussão e apresentação em grupo de casos clínicos (Problem-based Learning); e, 3) a desafios de trabalho conjunto que pode ser feito em ligação com instituições e parceiros (Challenge-based Learning). Estas práticas e a complementaridade com os conteúdos teóricos das diversas áreas do conhecimento permitem multidisciplinaridade tendo suporte numa abordagem tecnológica, assente na evidência científica e orientada para a investigação, visando uma sólida formação nas várias dimensões da saúde.
Articulação teórico-prática, com práticas pedagógicas inovadoras assentes no processo experiencial.
Reconhecido, altamente qualificado, com experiência clínica e académica e com forte ligação aos diferentes setores e profissões da área da saúde.
Práticas laboratoriais em laboratórios da mais alta tecnologia, incluindo Salas de Simulação.
Tendo presente a missão da Universidade Europeia da transferência de conhecimento através da investigação aplicada, foi criado um observatório, cujo propósito visa gerar conhecimento através do desenvolvimento de atividades de investigação, tendo em vista a sua difusão e partilha com os cidadãos, os profissionais de saúde e a comunidade, e tendo em conta a relevância dos temas, a qualidade da investigação e a sua neutralidade e independência.
No Dia Mundial da Saúde (7 de abril 2022), a Universidade Europeia atribuiu, pela primeira vez na sua história, o grau de Doutor Honoris Causa à Dra. Maria de Belém Roseira e ao Dr. António Gentil Martins, pelo seu inestimável e contínuo contributo para o desenvolvimento social e humano do nosso país.