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Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
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Presencial: +351969704048
Trabalho em equipa

Curso de Especialização em Well-Being Organizacional e Práticas de Recursos Humanos Lisboa

Um programa inovador, alinhado com as exigências do mercado e que oferece vantagens únicas.

Selecione o regime preferencial

-20% Candidate-se até dia 3 de fevereiro e usufrua da Bolsa de Apoio ao Estudo. Bolsas limitadas.

Curso de Especialização em Well-Being Organizacional e Práticas de Recursos Humanos

Este programa, inovador e único no mercado, foi cuidadosamente desenhado para capacitar os profissionais com ferramentas e competências essenciais para liderar iniciativas estratégicas relacionadas com o “bem-estar” nas Organizações e Empresas.

O curso oferece um currículo abrangente combinando tendências, modelos científicos e conhecimentos gerais de gestão de pessoas com técnicas especializadas e profundamente relevantes nesta área para uma implementação eficiente, relevante e estratégica no ambiente de trabalho.

O Curso de Especialização em Well-Being Organizacional e Práticas de Recursos Humanos conta ainda com um corpo docente que combina expertise académico e experiência prática, amplamente reconhecido tanto na academia como no setor empresarial.

Presencial
Quinta do Bom Nome 6 meses / 2 vezes por semana / 60 horas
Início: Maio 2025
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia

Porquê o Curso de Especialização em Well-Being Organizacional e Práticas de Recursos Humanos?

Benefícios
  • Os conteúdos do curso são regularmente atualizados para refletir as necessidades emergentes da indústria e as últimas tendências do setor
  • Os módulos são construídos sobre princípios pragmáticos, garantindo que a aprendizagem seja diretamente aplicável no ambiente profissional.
  • Corpo Docente composto por profissionais e académicos de referência equilibrando a conceptualização mais atual com as melhores práticas empresariais;
  • Acesso a workshops com especialistas reconhecidos na área de Well-Being, proporcionando uma excelente oportunidade de networking.
  • Participação em seminários com empresas com projetos de Well-Being já implementados, permitindo a identificação de boas práticas e ainda reforçando a empregabilidade e o desenvolvimento de carreira dos participantes.
  • Forte ligação ao mercado de trabalho, através de parcerias, docentes com experiência prática e desenvolvimento de casos reais, permitindo a criação de um portfólio aplicado.
Objetivos
  • Capacitar os profissionais para atuarem em funções operacionais e de middle management na área de Well-Being.
  • As competências desenvolvidas permitirão tanto redirecionar a carreira dos participantes quanto ampliar o seu potencial de crescimento.

· O programa foca no desenvolvimento de três níveis de competências:

  • Conhecimentos: Aquisição e domínio de conceitos técnicos e operacionais, construindo uma base sólida para aplicação.
  • Aptidões: Incremento de capacidades práticas através de metodologias ativas de aprendizagem e o desenvolvimento de processos críticos no Well-Being.
  • Atitudes: Desenvolvimento de uma postura reflexiva e crítica, formando um conjunto de valores e princípios de atuação consistentes, adequados a qualquer contexto.

Fatores Inovadores
  • Este curso é pioneiro no mercado, posicionando o Well-Being como uma área prioritária de intervenção organizacional.
  • Metodologia pedagógica centrada em casos e exemplos práticos, através de sessões dinâmicas e interativas, com métodos ativos como Problem-Based Learning e Project-Based Learning.
  • Programa flexível, ajustado ao perfil e às necessidades dos estudantes em cada edição.
  • Avaliação modular e sequencial, garantindo um acompanhamento progressivo do desenvolvimento dos alunos.
Destinatários
  • Profissionais que nunca atuaram em Well-Being management e que desejam iniciar uma carreira na área.
  • Profissionais de RH e Segurança e Saúde no Trabalho que pretendam aprofundar conhecimentos práticos e operacionais.
  • Profissionais de outras áreas que queiram adquirir competências no domínio do Well-Being.

ORIENTE GREEN CAMPUS

Para os que têm os olhos postos no Futuro.

A partir de Setembro 2025 a Formação de Executivos irá decorrer no Oriente Green Campus. O novo campus conta com um ambiente inovador, proporcionando um ecossistema de conhecimento e criatividade que promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação.

Parceiro

Plano de estudos

Unidades curricularesHorasECTS
Lançamento do Well-Being Project25

 

Unidades curricularesHorasECTS
Well-Being Emocional nas Organizações41,5
Seminário Boost your Career Nº 1: O Workplace e o Well-Being das Pessoas22,5

 

Unidades curricularesHorasECTS
Well-Being Intelectual41,5
Seminário Boost your Career Nº 2: A Saúde Mental como Eixo Estratégico da Norauto2

 

Unidades curricularesHorasECTS
Well-Being Físico e a Importância da Prática de Desporto em Contexto Corporativo41,5
Seminário Boost your Career Nº 3: O Wellness como ferramenta de combate ao Stress e ao Burnout das Equipas de Alta Performance2

 

Unidades curricularesHorasECTS
Ergonomia dos Postos de Trabalho41,5
Seminário Boost your Career Nº 3: O Wellness como ferramenta de combate ao Stress e ao Burnout das Equipas de Alta Performance2

 

Unidades curricularesHorasECTS
Módulo Final e Avaliativo (Elaboração faseada de Well-being Project)4

 

Unidades curricularesHorasECTS
O Impacto do Bem-Estar Social nas Equipas de Trabalho41,5
Seminário Boost your Career Nº 5: Práticas de Well-Being de Sucesso em Portugal2

 

Unidades curricularesHorasECTS
Well-Being Financeiro e os principais desafios da Literacia Financeira em Contexto Organizacional41,5
Seminário Boost your Career Nº 6: As Práticas de Recursos Humanos e o Well-Being – Caso da L´Oréal2

 

Unidades curricularesHorasECTS
Práticas de Recursos Humanos, o Well-Being a a Cultura de Well-Being41,5
Seminário Boost your Career Nº 6: As Práticas de Recursos Humanos e o Well-Being – Caso da L´Oréal2

 

Unidades curricularesHorasECTS
Módulo Final e Avaliativo: Apresentação do Well-being Project12

 

Coordenação

Daniela Lima

Daniela Lima

Doutorada em Ciências Sociais, com especialização em Comportamento Organizacional, Daniela é Managing Partner na SWAIFOR e consultora em Well-Being organizacional. Com experiência como professora adjunta no IP Setúbal e Universidade Europeia, coordena o Grupo Português de Well-Being na Associação Portuguesa de Gestão de Pessoas, é fundadora do Well-Being Lisboa e apresentadora do The Well-Being Podcast. O seu percurso académico inclui uma licenciatura e mestrado em Gestão de Recursos Humanos, com pós-graduação em Segurança e Saúde no Trabalho.

Daniela Lima
Ivo Dias

Ivo Dias

Professor Associado na Universidade Europeia, Ivo possui o título de Agregado em Gestão e é Doutor em Sociologia Económica e das Organizações pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Com uma vasta carreira de mais de 30 anos em Recursos Humanos, incluindo experiência como Oficial dos Quadros Permanentes da Força Aérea Portuguesa, tem publicações em revistas científicas e colaborações com diversas instituições públicas e privadas. Entre os projetos que integrou, destacam-se a Plataforma de Associações da Sociedade Civil (PASC) e o projeto e-Work, além de consultoria para o Plano Estratégico de Santa Cruz (Madeira).

Ivo Dias

Docentes

Alexandra Pinote

Alexandra Pinote, formada em Direito, é atualmente Global Head of Health & Wellbeing, na Galp. Com mais de 20 anos de experiência em seguros de saúde (negociação e gestão) e em serviços de saúde ocupacional, tem interesse em projetos de transformação cultural que promovam sentimentos de pertença e propósito, contribuindo para o bem-estar das pessoas.

Fora do trabalho, Alexandra é casada, tem 2 filhos e não perde uma oportunidade para fazer voluntariado.

Carla Carrocel

Com uma carreira de mais de 20 anos, Carla Caracol é Diretora de Recursos Humanos no Grupo Renascença Multimédia e Diretora Pedagógica da Renascença Digital Academy. Doutorada em Ciências Sociais com especialização em Comportamento Organizacional, é professora universitária, investigadora e autora, e vice-presidente da DCH Portugal.

Em 2022, foi distinguida como Melhor Diretora de Recursos Humanos (<45 anos), Melhor Comunicadora de Recursos Humanos e Melhor Docente do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança.

Cláudio Pimentel

CIO e CTO da Cofidis Portugal, Cláudio possui mais de 20 anos de experiência na liderança e gestão de tecnologias de informação e transformação digital no setor dos serviços financeiros. Tem um MBA pelo ISEG - Lisbon School of Economics & Management e um Executive Certificate in Strategy and Innovation do MIT Sloan Executive Education. Com foco na criação de valor para clientes e parceiros, destaca-se pela implementação de uma visão estratégica que integra tecnologia e desmaterialização de processos como elementos centrais. Comprometido com a promoção de uma cultura de agilidade, resiliência, bem-estar e empowerment, é um dos impulsionadores da transformação organizacional em curso na Cofidis Portugal.

Fernanda Dominguinhos

Com uma licenciatura em Gestão de Recursos Humanos, MBA e Certificação Internacional como Well-Being Manager, Fernanda é Human Resources Leader na Norauto Portugal e integra o Conselho Editorial da RHmagazine by IIRH. Conta com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento de pessoas e estratégias de RH, tendo liderado a criação e implementação de departamentos e políticas de RH em multinacionais. As suas responsabilidades abrangem gestão de recrutamento, desenvolvimento de capital humano, avaliação de desempenho, formação, employer branding, compensações e benefícios, relações laborais e saúde e segurança no trabalho, bem como a coordenação de sistemas de informação de RH.

Isabel Moço

Doutoranda em Gestão pela Universidade Europeia, é licenciada em Sociologia pelo ISCTE e pós-graduada em Recursos Humanos e Comunicação. Docente na Universidade Europeia desde 2000, tem coordenado programas de pós-graduação em Recursos Humanos e Gestão da Formação desde 2001, além de lecionar em Executive Masters desde 2006.

Com mais de 30 anos de experiência como consultora e formadora internacional em GRH e Comportamento Organizacional, ocupou cargos de direção em Recursos Humanos e Formação em diversas organizações. É co-autora de manuais de RH, oradora em conferências e membro do Conselho Editorial da RH Magazine. Desde 2013, integra órgãos de gestão de ONGD e é Vice-Presidente do Fórum Pessoas e Organizações – Pessoas2020.

João Miguel Rodrigues

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Mestre em Políticas de Desenvolvimento de RH, João possui mais de 15 anos de experiência, incluindo 13 anos como jogador de futebol federado e 3 anos como dirigente associativo, tendo sido Presidente da Associação de Estudantes da AEESCE. Iniciou a carreira em Sales & Marketing, com experiência como consultor em empresas como Elevus e Hays. Na Zagope, geriu projetos de gestão estratégica de pessoas durante 6 anos. Em 2018, criou a área de People & Culture na Aubay Portugal, onde atua como Chief People Officer e membro da Comissão Executiva, responsável pela área de pessoas e marca em Portugal. Também é mentor de estudantes e executivos, formador, palestrante e advisor de líderes e gestores.

Liliana Pitacho

Psicóloga clínica e doutorada em Ciências Sociais com especialização em Comportamento Organizacional pela Universidade de Lisboa, Liliana tem mais de uma década de experiência em intervenção social e desenvolvimento organizacional. Atua como consultora e formadora em liderança, gestão de conflitos, riscos psicossociais, comunicação, bem-estar organizacional e prevenção de burnout. Coordena a Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos no Instituto Politécnico de Setúbal e escreve a crónica “Desportiva-Mente” no jornal A Bola. Além disso, publica artigos sobre saúde mental e investiga comportamento organizacional e saúde mental em ambientes de alta performance, contribuindo com diversas publicações científicas.

Maria João Figueiredo

Maria João Figueiredo é contabilista certificada e licenciada em Gestão de Empresas, com uma Pós-Graduação em Empreendedorismo e Gestão de Inovação. Com mais de 25 anos de experiência, iniciou a sua carreira como Diretora Financeira em setores como a indústria automóvel e a construção civil. Em 2006, fundou a Ciphra, onde lidera projetos de consultoria financeira, contabilidade, gestão e recursos humanos. Além da sua atividade empresarial, é formadora em áreas como gestão financeira, wellbeing financeiro e liderança, e participa regularmente como oradora em eventos. É também mentora na StartUp Barreiro e docente na pós-graduação em Gestão Estratégica de Recursos Humanos no Instituto Piaget de Almada.

Milene Lourenço

Milene Lourenço é licenciada em Publicidade e Marketing pela Escola Superior de Comunicação Social (ESCS) e possui um Mestrado em Marketing pelo ISEG - Lisbon School of Economics & Management. Com uma carreira iniciada em ambiente de agência, rapidamente descobriu a sua verdadeira paixão por estratégia, levando-a a iniciar a s ua própria trajetória como consultora independente. Nos últimos 5 anos, dedica-se à consultoria em branding e marketing estratégico, ajudando empresas de diferentes setores a identificar desafios, estabelecer objetivos claros e traçar estratégias eficazes para os alcançar. Paralelamente ao seu trabalho como consultora, tem experiência como professora convidada de Marketing na ESCS.

Sara Lopes da Silva

Formada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e com formação adicional na Universidade Católica e na Universidade Nova, Sara iniciou a carreira na L’Oréal Portugal em 1999. Ao longo de mais de 20 anos, geriu equipas de Marketing, Comercial, Visita Médica e Digital e foi Correspondente de Ética da empresa. Em 2018, assumiu funções em Recursos Humanos, incluindo Talent Acquisition e HR Manager da Divisão de Luxo, e desde 2021 é Diretora de Relações Humanas, liderando também projetos de Diversidade, Equidade e Inclusão na L’Oréal Espanha e Portugal. Sara é membro da direção da APPDI, da junta diretiva da DCH e do Conselho Editorial da Human Resources Magazine.

Sónia Fúzia

Psicóloga organizacional com especialização em segurança do trabalho e bem-estar organizacional, Sónia possui 20 anos de experiência em Recursos Humanos em multinacionais. Técnica Superior de Segurança no Trabalho desde 2013 e membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses, foi também provedora de uma escola profissional e professora convidada para workshops de avaliação curricular e preparação para entrevistas. Atualmente, é Well-Being & Safety Data Manager na Sociedade Central de Cervejas, com foco em bem-estar organizacional, área à qual dedica a sua formação contínua.

Susana Rosa

Licenciada em Ciências da Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa, Susana possui um MBA do ISCTE Business School, formação em Gestão Avançada pela Católica Lisbon School of Business & Economics, Gestão Estratégica pela Kellogg Northwestern University e certificação internacional como Chief Happiness Officer. Com mais de 20 anos de experiência no setor do retalho alimentar, ocupo u cargos de liderança em Recursos Humanos e Operações no Grupo Jerónimo Martins, incluindo o Recheio Cash & Carry, Pingo Doce e Feira Nova. Atualmente, é Chief People Officer d’A Padaria Portuguesa e integra a Direção Executiva da empresa.

Tiago Ginja

Tiago atua como Facility and Office Manager para Portugal e lidera os escritórios da Roménia e Espanha no OLX, sendo essencial na gestão de operações e criação de ambientes de trabalho voltados para o bem-estar dos colaboradores. Com experiência anterior no BNP Paribas, Sport Lisboa e Benfica e Fuel TV, destaca-se na gestão de múltiplos escritórios internacionais no Grupo OLX. Tiago alia eficiência operacional à criação de espaços que promovem a produtividade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, fortalecendo a cultura organizacional e contribuindo para a satisfação e retenção dos colaboradores. A sua abordagem humanizada em Facility Management torna-o um ativo valioso na implementação de políticas de bem-estar.

Vitor Rocha

Licenciado em Gestão do Desporto, construiu a sua carreira em apoiar empresas a inspirar os seus super-heróis a levar um estilo de vida mais ativo e saudável através do desporto.

Recentemente muito interessado em puericultura e tudo o que diz respeito a ser o me lhor pai possível. Interessa-se por temas como desporto e bem-estar, comédia e histórias que só encontramos em livros (ou ebooks).

Entusiasmado e positivo com o futuro da tecnologia, curioso por ver como será o mundo dentro de 5/10 anos com o avanço da IA.

Saídas profissionais

  • Integração em equipas técnicas de Well-Being

  • Coordenação de atividades de gestão de Well-Being como, por exemplo, desenvolvimento e implementação de práticas de Well-Being, gestão da formação e desenvolvimento de competências em Well-Being

  • Desenvolvimento da atividade de consultor de Well-Being.

Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor.

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão.

3

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line.

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