A experiência de mobilidade internacional é fundamental para o desenvolvimento de profissionais globais. A Universidade Europeia fomenta o desenvolvimento de períodos de mobilidade ao longo do percurso académico dos estudantes através de uma extensa rede de parcerias internacionais. A Listagem de parcerias por área de estudos é atualizada semestralmente e pode ser consultada na página do International Office no Portal do Estudante. Os estudantes poderão estudar em prestigiadas universidades internacionais através de diferentes acordos de mobilidade internacional:
O programa Erasmus+ permite aos estudantes movimentarem-se no espaço europeu, adquirindo, desta forma, uma perspetiva cultural, social, académica e profissional dos países que participam no programa.
Este programa de mobilidade é financiado pela Comissão Europeia no âmbito de acordos bilaterais, atualmente cerca de 130. É atribuído um número muito significativo de bolsas Erasmus e todos os estudantes têm pleno reconhecimento do período de estudos realizado no estrangeiro.
A Universidade Europeia tem assinados cerca de 100 acordos de cooperação com instituições de ensino superior de vários países terceiros nomeadamente o Brasil, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Japão, EUA, México, Moçambique, Peru e Tailândia. A extensa rede de parcerias internacionais da Universidade Europeia permite não só o intercâmbio de estudantes, docentes e staff, mas também outro tipo de iniciativas ao nível do ensino e investigação.
Os Programas Globais da Universidade Europeia incluem um semestre internacional (geralmente o último) em prestigiadas instituições internacionais. As parcerias de cada programa podem ser consultadas nas páginas especificas de cada programa.
Todos os anos o International Office organiza um concurso para todos os estudantes que pretendam realizar mobilidade internacional numa das universidades parceiras da Universidade Europeia. Durante o concurso são organizadas sessões de esclarecimento sobre o processo de candidaturas e, sempre que possível, estão presentes estudantes que já realizaram mobilidade para dar o seu testemunho.
Este concurso ocorre em 2 fases:
A informação detalhada do concurso bem como a listagem de instituições parceiras por área de estudos são atualizadas semestralmente na página do Gabinete no Portal do Estudante.
Sendo que cada universidade parceira tem um número limite de vagas, é necessário seriar os candidatos. Critérios de Seriação:
Em relação à média do curso
A dividir pelo número total de ECTS possíveis de serem realizados até final do semestre anterior ao momento da candidatura (nº de semestres x 30 ECTS).
55% (a) + 45% (b)
Bolsas
Processo de reconhecimento de créditos