12887

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Mobilidade Outgoing

Parcerias de mobilidade internacional

A experiência de mobilidade internacional é fundamental para o desenvolvimento de profissionais globais. A Universidade Europeia fomenta o desenvolvimento de períodos de mobilidade ao longo do percurso académico dos estudantes através de uma extensa rede de parcerias internacionais. A Listagem de parcerias por área de estudos é atualizada semestralmente e pode ser consultada na página do International Office no Portal do Estudante. Os estudantes poderão estudar em prestigiadas universidades internacionais através de diferentes acordos de mobilidade internacional:

O programa Erasmus+ permite aos estudantes movimentarem-se no espaço europeu, adquirindo, desta forma, uma perspetiva cultural, social, académica e profissional dos países que participam no programa.

Este programa de mobilidade é financiado pela Comissão Europeia no âmbito de acordos bilaterais, atualmente cerca de 130. É atribuído um número muito significativo de bolsas Erasmus e todos os estudantes têm pleno reconhecimento do período de estudos realizado no estrangeiro.

Carta de Erasmus

A Universidade Europeia tem assinados cerca de 100 acordos de cooperação com instituições de ensino superior de vários países terceiros nomeadamente o Brasil, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Japão, EUA, México, Moçambique, Peru e Tailândia. A extensa rede de parcerias internacionais da Universidade Europeia permite não só o intercâmbio de estudantes, docentes e staff, mas também outro tipo de iniciativas ao nível do ensino e investigação.

Os Programas Globais da Universidade Europeia incluem um semestre internacional (geralmente o último) em prestigiadas instituições internacionais. As parcerias de cada programa podem ser consultadas nas páginas especificas de cada programa.

Candidaturas a mobilidade internacional

Todos os anos o International Office organiza um concurso para todos os estudantes que pretendam realizar mobilidade internacional numa das universidades parceiras da Universidade Europeia.  Durante o concurso são organizadas sessões de esclarecimento sobre o processo de candidaturas e, sempre que possível, estão presentes estudantes que já realizaram mobilidade para dar o seu testemunho.

Este concurso ocorre em 2 fases:

  • 1ª fase - fevereiro/março - candidaturas para 1º e 2º semestre do ano letivo seguinte.
  • 2ª fase – setembro/outubro - candidaturas para o 2º semestre do ano corrente (disponíveis apenas as vagas sobrantes da primeira fase).

A informação detalhada do concurso bem como a listagem de instituições parceiras por área de estudos são atualizadas semestralmente na página do Gabinete no Portal do Estudante.

Seriação dos candidatos

Sendo que cada universidade parceira tem um número limite de vagas, é necessário seriar os candidatos. Critérios de Seriação:

Média do estudante

Em relação à média do curso

Número de ECTS já realizado no curso

A dividir pelo número total de ECTS possíveis de serem realizados até final do semestre anterior ao momento da candidatura (nº de semestres x 30 ECTS).

Fator de ponderação

55% (a) + 45% (b)

Bolsas

Existe um número limitado de bolsas erasmus. Mesmo que o estudante não obtenha uma bolsa da Comissão Europeia ou outra, pode usufruir do estatuto de aluno Erasmus. Desta forma tem todas as vantagens do estatuto, exceto não beneficiar de uma bolsa monetária. O processamento das bolsas é da responsabilidade do International Office. Os critérios de seriação são os mesmos que são usados na seriação dos destinos.

Processo de reconhecimento de créditos

Após regressar, o estudante deverá submeter um pedido de creditação das disciplinas realizadas em mobilidade internacional mediante a abertura de formulário próprio na Secretaria Online / Portal do Estudante. Deverá anexar Proposta de Reconhecimento de Estudos validada pelo Coordenador de Curso e o Certificado emitido pela Universidade de Acolhimento.