A Universidade Europeia encoraja a toda a comunidade de docentes e staff a realizar um período de mobilidade internacional, considerando-a não só uma atividade fundamental para o seu processo de internacionalização, mas também um veículo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores. Nesse sentido é organizado anualmente (por norma em outubro) um concurso para mobilidade de pessoal através do qual são atribuídas bolsas financiadas pelo Programa Erasmus +.
Existem dois tipos de mobilidade para colaboradores:
Mobilidade para missões de ensino (STA)
Este programa é destinado a pessoal docente e engloba maioritariamente a lecionação de aulas (mínimo de 8h), num período de 5 dias (financiados). Ocasionalmente nesse número poderão ser acrescentadas horas de networking e contacto. É obrigatória a existência de um acordo interinstitucional válido para o ano da mobilidade na área da docência. A listagem de parcerias pode ser encontrada na nossa Intranet.
Mobilidade para formação (STT)
Este programa destina-se maioritariamente a pessoal não docente e o objetivo é realizar networking e job shadowing com os departamentos homólogos em instituições na União Europeia portadoras de PIC (Ensino Superior ou Empresas). Neste caso, não é necessário existir parceria entre as instituições. Sugere-se, por exemplo, a participação em semanas internacionais pode consultar alguns exemplos