12804

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Grado Dirección Internacional de Empresas de Turismo y Ocio | UEC

Mestrado em Gestão do Turismo Lisboa

Mestrado avançado, com um modelo académico experiencial, assente em projetos e casos reais com empresas renomadas do setor.

Selecione o regime preferencial

Mestrado em Gestão do Turismo

O Mestrado em Gestão do Turismo é um programa inovador e avançado desenhado para promover uma imersão nas boas práticas do setor do turismo.

Composto por um corpo docente altamente qualificado e com forte ligação a empresas de renome, este programa promove uma abordagem prática e atualizada da gestão no setor do turismo com foco nas mais recentes tendências e desafios do mercado.

Através da sua metodologia experiencial, assente em projetos aplicados e casos reais com empresas renomadas da área, este Mestrado pretende capacitar o estudante para o desenvolvimento de competências de gestão e investigação, alinhadas com as necessidades do setor.

(This degree is lectured only in Portuguese)

Presencial
Quinta do Bom Nome 2 anos, 120 ECTS
Início: Setembro 2025
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia

Há 60 anos a formar profissionais na área do Turismo e Hospitalidade.

selo_60_anos-fundo branco.png

Porquê o Mestrado em Gestão do Turismo?

Benefícios
  • Abordagem ampla para a gestão no setor do turismo, abrangendo desde a gestão estratégica até aos aspetos mais específicos como o marketing turístico e a gestão de destinos.
  • Forte componente de hospitalidade e hotelaria, ambas parte integrante do setor do Turismo.
  • A experiência prática que inclui estudos de caso, projetos práticos e colaborações com empresas do setor, oferecendo aos estudantes uma compreensão completa e prática das necessidades do mercado.
  • Possibilidade dos estudantes adaptarem a experiência de aprendizagem às suas necessidades e interesses individuais, através da escolha de unidades curriculares opcionais e a realização de estágios em áreas específicas e do seu interesse.
  • Possibilidade de realizar um semestre internacional através do programa Erasmus.
Objetivos
  • Proporcionar uma compreensão abrangente da gestão no setor do turismo, abordando os conceitos estratégicos e os conceitos mais específicos como o marketing turístico e a inovação em produtos.
  • Preparar os estudantes para enfrentar os desafios atuais e futuros do mercado de trabalho do setor do turismo, fornecendo-lhes competências e habilidades práticas relevantes para a indústria
  • Desenvolver habilidades analíticas e de pesquisa necessárias para analisar criticamente dados e informação e contribuir para o avanço do conhecimento no campo do turismo.
  • Oferecer flexibilidade e personalização do currículo, permitindo que os estudantes adaptem sua experiência de aprendizagem de acordo com suas necessidades e interesses individuais.
  • Integrar tendências e inovações emergentes no setor do turismo, capacitando os estudantes a acompanhar as mudanças e a contribuir para o desenvolvimento sustentável e inovador da área de atividade do turismo.
Modelo Académico Experiencial
  • Este programa permite a aquisição de experiência prática e avançada na área, através da realização de atividades de Problem-Based Learning em laboratórios e com empresas de renome do Turismo.
  • Promove ainda a participação no Research Experience, um projeto que pretende aproximar os estudantes da investigação através de um trabalho de proximidade com os seus docentes.
  • Incentiva a proximidade dos estudantes com o mercado de trabalho através da realização de estágios, de visitas das empresas às salas de aulas ou através da organização de masters classes nas empresas e organizações.
Corpo Docente
  • Composto por um corpo docente altamente qualificado e com forte ligação a empresas de renome do setor, contribuindo para uma experiência educativa completa.

Parceiros

Experiência prática na área, através da realização de actividades de Problem-Based Learning em laboratórios e com empresas de renome do Turismo e da Hotelaria – MSC Cruzeiros, Hotéis Pestana, Airbnb, Turismo de Portugal.

Plano de estudos

1º SEMESTRE

Unidades curricularesHoras/TotalECTS
Gestão Estratégica287
Gestão de Marcas Hoteleiras e Turísticas213,5
Inovação e Desenvolvimentos de Produtos Hoteleiros e Turísticos23,5
Consumos e Tendências em Turismo e Hotelaria213,5
Planeamento e Desenvolvimento Turístico213,5
Análise e Report Financeiro287
Seminário em Gestão do Turismo e da Hotelaria282

2º SEMESTRE

Unidades curricularesHoras/TotalECTS
Estudos de Caso em Turismo e Hotelaria423
Opcionais (escolher 3)
  • Animação Turística e Gestão do Lazer
  • Gestão da Cadeia de Abastecimento
  • Gestão da Restauração
  • Simulação em Turismo e Hotelaria
12627

3º SEMESTRE

Unidades curricularesHoras/TotalECTS
Metodologia de Investigação427
Análise de Dados427
Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio em Gestão de Turismo2822

4º SEMESTRE

Unidades curricularesHoras/TotalECTS
Seminário de Investigação em Gestão do Turismo e da Hotelaria282
Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio em Gestão de Turismo2822

Universidade Europeia recebe avaliação máxima

A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior reacredita Universidade Europeia de forma incondicional e pelo período máximo aplicável (6 anos).

Coordenação

Sofia Almeida

Sofia Almeida

Coordenadora do Mestrado em Gestão do Turismo

Sofia Almeida é coordenadora do Mestrado em Gestão do Turismo. Sofia Almeida é doutora em Turismo pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa, e licenciada em Comunicação Empresarial. Atualmente é Professora Auxiliar na Faculdade Ciências Socias e Tecnologia da Universidade Europeia. É professora de Marketing de Turismo e Hotelaria; Gestão de Marcas, Comunicação Digital e Social Media; Marketing Digital, Gestão de Luxo e Gestão de Eventos. Além da docência é diretora da área de Turismo & Hospitalidade da Universidade Europeia, acumulando o cargo de coordenadora científica do Hub CETRAD-Europeia, do centro de investigação CETRAD, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Sofia é autora de vários artigos de investigação internacional, capítulos de livros, participação em dicionários e enciclopédias no sector da gestão do turismo e hotelaria. Também é palestrante e organizadora de eventos na área de turismo. Da mesma forma, realiza formação, consultoria e participa em projetos internacionais no setor do turismo. Na sua carreira profissional, Sofia trabalhou durante quinze anos como Diretora de Marketing no consórcio de marketing hoteleiro, ARTEH® Hotels & Resorts, uma cadeia hoteleira independente com representação internacional. As suas atividades extracurriculares centram-se na formação nacional e internacional e ainda na consultoria e participação em inúmeros projetos na área de turismo. Sofia Almeida tem vinte anos de experiência enquanto formadora em vários cursos relacionados com a formação pedagógica de formadores, marketing hoteleiro, atendimento ao cliente e formação na área da etiqueta, luxo e detalhe na indústria hoteleira e também marketing digital. Sofia Almeida escreve mensalmente para o Jornal TNews (tnews.pt). É ainda fundadora (2012) de uma comunidade de mulheres hoteleiras, denominada Amigas do Trade e mais recentemente é fundadora da rede de mulheres de investigação: Women Research Network.

Sofia Almeida

Saídas profissionais

Administração e gestão de empresas e/ou organizações do sector do Turismo, nomeadamente:

  • Estabelecimentos hoteleiros

  • Aldeamentos e apartamentos turísticos; unidades de turismo de habitação e turismo em espaço rural; unidades de alojamento local

  • Empresas gestoras de estabelecimentos de restauração e bebidas

  • Cruzeiros turísticos

  • Empresas de consultoria e assessoria de gestão no setor hoteleiro

  • Empresas prestadoras de serviços a empresas hoteleiras e de restauração

  • Empresas gestoras de projetos e eventos na área da hotelaria e do turismo

  • Academia (bolsa de investigação científica, ensino, gestão de projetos)

Testemunhos

Comillas
ComillasDesde o primeiro dia de aulas que senti que o Mestrado era exatamente aquilo que procurava: uma continuação da Licenciatura, mas que me permite um aprofundamento dos temas, adequado àquilo que o Mercado de trabalho procura. Sempre com um grande acompanhamento dos professores, revelou-se numa ótima escolha

Carolina Menezes

Aluna do Mestrado em Gestão do Turismo e da Hotelaria

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor.

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

Certificação e acreditação

Aprovado pela A3ES em 14/10/2020.

Relatório de auto-avaliação do Mestrado em Gestão do Turismo.

Registo nº R/A-Cr 83/2014/AL05 de 28-04-2023.

Despacho n.º 5997/2023, de 26 de maio de 2023; II série, nº 102 DR.

None