12806

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde Lisboa

Mestrado inovador e avançado, assente na simulação de cenários e casos reais complexos e com imersão em contexto real.

Selecione o regime preferencial

Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

O Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde baseia-se no pilar de uma formação holística centrada em competências, desenvolvendo não só conhecimentos, mas também aptidões e atitudes. Estas competências podem ser hard-skills, como, por exemplo: (i) Cognição, Emoção & Comportamento, (ii) Diagnóstico e Avaliação, e (iii) Modelos de Intervenção; e, também soft-skills, tais como: (iv) Resolução de Problemas, (v) Imersão Profissional, (vi) Investigação e (vii) Comunicação.

Os estudantes constituem-se nos verdadeiros protagonistas do processo de ensino-aprendizagem através da aplicação da inovação que aposta na simulação de casos reais usando actores, com diferentes níveis de complexidade e recorrendo a diversas metodologias, tais como o simulation-based learning e problem-based learning. A estreita relação com entidades parceiras de referência e com outros profisisonais de saúde permite experienciar o trabalho em equipa multidisciplinar e consolidar uma educação interprofissional.

Este ciclo de estudos promove a imersão em contexto real (estágios académicos) e a tomada de decisão suportada em evidência (dissertação), fundamentais para a promoção do questionamento, criatividade, pensamento crítico e consciência ética, centrais na visão do profissional global do futuro.

(This degree is lectured only in Portuguese)

Presencial
Lecionado em Português
Quinta do Bom Nome 2 anos, 120 ECTS
Início: Setembro 2025
Faculdade de Ciências da Saúde

Porquê o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde?

Principais Benefícios
  • Plano de estudos convergente com as orientações profissionais da Psicologia em Portugal (OPP), na Europa (Europsy) e nos EUA (APA);
  • Ciclo de Estudos orientado para Psicologia Clínica e da Saúde;
  • Sinergias entre o desenvolvimento de competências técnicas (hard-skills) e relacionais (soft-skills);
  • Práticas pedagógicas ativas centradas na resolução de “casos clínicos” construídos com profissionais da área;
  • Metodologias de ensino inovadoras, baseadas na simulação de “casos clínicos” com actores em sala de aula e participação role-play dos estudantes;
  • Realização de estágio curricular académico no 3º e 4º semestres (420 horas), que permite fazer imersão profissional em contexto real e transformação da teoria em acção prática;
  • Elaboração de Dissertação no 3º e 4º semestres (mais de 500 horas), que procura sistematizar dados em conhecimento e reflexões críticas para o avanço da investigação científica;
  • Educação interprofissional na área da Psicologia Clínica e da Saúde, através de conferências, masterclasses, visitas de estudo e eventos mutidisciplinares;
  • Laboratórios de suporte a aulas práticas e de simulação pedagógico-profissional (role play, entrevista, etc).
Fatores Diferenciadores
  • Ciclo de Estudos orientado para Psicologia Clínica e da Saúde e em concordância com as orientações profissionais da Psicologia em Portugal, na Europa e nos EUA.
  • Formação de profissionais habilitados e aceder à OPP e assim continuar o seu percurso profissional.
  • Laboratórios de suporte a aulas práticas e de simulação pedagógico-profissional (sala de espelhos duplos, role play, entrevista, etc).
  • Desenvolvimento de competências de observação, diagnóstico, avaliação, intervenção e investigação nos diversos contextos da Psicologia Clínica e da Saúde.
  • Metodologias de ensino activas, inovadoras e experienciais baseadas em práticas pedagógicas tais como o Problem-based Learning (resolução de casos práticos), Simulation-based Learning (cenários de simulação com actores) e o Challenge-based Learning (desafios que visam encontrar soluções concretas);
  • Realização de estágio curricular e de dissertação, e enfoque na educação interprofissional salientando a importância do trabalho em equipa.
Instalações e Equipamentos

Instalações de suporte a aulas práticas e de simulação pedagógico-profissional, que incluem:

  • Laboratórios: Neurociências, Neuropsicofisiologia, Avaliação Desenvolvimental e Psicopatológica, Intervenção Biopsicossocial, Educativa e Organizacional;
  • 1 sala de observação com espelhos duplos e sistema de som para simulações e role-play;
  • 2 salas de Atendimento/Consulta Psicológica (Pediatria, Juventude, Adultez e Envelhecimento);
  • Testoteca com variados instrumentos de avaliação psicológica e programas de intervenção.
Ordem Profissional
  • Este programa permite iniciar o processo na Ordem dos Psicólogos Portugueses, necessário para quem deseja exercer a profissão.
Destinatários
  • Licenciados em Psicologia;
  • Mestres em outras áreas da Psicologia (Organizacional, Educacional, Forense, etc), que pretendam adquirir mais conhecimentos através deste ciclo de estudos em Psicologia Clínica e da Saúde.

Parcerias

Ao longo do mestrado, os estudantes estarão em contacto com as práticas profissionais através da realização do estágio curricular, do desenvolvimento de projeto de investigação, e da participação em seminários e palestras dinamizados por especialistas de referência inerentes à área. Para este efeito foram estabelecidos protocolos com entidades reconhecidas na área da Psicologia, destacando-se (entre outros) os seguintes:

  • Associação HELPO - ONGD

  • APAV - Associação de Apoio à Vítima

  • ATT - Associação para o Tratamento das Toxicodependências

  • Escola de Terapias Transpessoais

  • GIRA - Grupo de Intervenção e Reabilitação Activa

  • IPSS

  • ILGA Portugal

  • APPT21 Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia 21

  • Fundação o Século

  • Instituto Prof. Teresa Branco

  • Irmãs Hospitaleiras

  • Liga dos Combatentes

International Health Weekend

Ao frequentar este programa poderá participar na “International Health Weekend” programa intensivo de 10 horas, exclusivo para estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS). Este programa oferece uma oportunidade ímpar de vivenciar o ambiente educacional da nossa prestigiada Universidad Europea de Madrid (tour virtual,) localizada em Villaviciosa de Odón, bem como conhecer o nosso Hospital Simulado de Madrid, que recebeu no ano 2022 a Acreditação pela SSIH (Society for Simulation in Healthcare) pela sua inovação e excelência na simulação de cuidados de saúde.

É também uma oportunidade para interagir e estabelecer ligações com estudantes de outros programas na área das Ciências da Saúde, do regime presencial e online.

A viagem, o alojamento e as refeições são responsabilidade do estudante.

O programa só se realizará caso seja atingido o número mínimo de inscrições.

Plano de estudos

1º SEMESTRE

Unidades curricularesHoras/TotalECTS
Intervenção Psicológica: Modelos e Práticas567
Psicopatologia na Infância e na Adolescência286
Psicopatologia na Adultez e Envelhecimento286
Psicologia Clínica e da Saúde286
Gestão de Serviços de Psicologia (opcional)*285
Bases Bioquímicas do Comportamento. (opcional) *285
Neurocognição Aplicada (opcional)*285
Conceptualização e Intervenção Cognitivo-Comportamental (opcional)*285
Intervenção em Crise e em Stress Pós-Traumático (opcional)*285

* Das opcionais, escolher somente uma.

2º SEMESTRE

Unidades curricularesHoras/TotalECTS
Avaliação Psicológica na Infância e Adolescência285
Avaliação Psicológica na Adultez e Envelhecimento285
Estudos de Caso em Psicologia Clínica e da Saúde426
Laboratório de Intervenção Simulada em Psicologia Clínica e da Saúde5612
Seminário de Investigação em Psicologia Clínica e da Saúde142

3º SEMESTRE

Unidades curricularesHoras/TotalECTS
Estágio5615
Dissertação2811,5
Métodos de Investigação213,5

4º SEMESTRE

Unidades curricularesHoras/TotalECTS
Estágio2815
Dissertação2811,5
Análise de Dados Aplicada213,5

Universidade Europeia recebe avaliação máxima

A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior reacredita Universidade Europeia de forma incondicional e pelo período máximo aplicável (6 anos).

Coordenação

Teresa Santos

Coordenadora do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário). Psicoterapeuta em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa. Especialista em Psicologia Clínica/Saúde; Psicoterapia; Psicologia da Educação; e Psicologia Comunitária pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Psicóloga certificada pela EFPA (European Federation of Psychologists Associations - EFPA). Coordenadora de Psicologia e Professora Associada na Universidade Europeia. Professora Auxiliar Convidada no Mestrado Integrado em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa. Investigadora no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde da Universidade Católica Portuguesa, CatolicaMed Platform.

Coordenadora científica, clínica e investigadora em diversos projetos internacionais e nacionais e autora de diversas publicações científicas na área da Psicologia.

Saídas profissionais

Conhece as saídas profissionais que este curso te proporciona:

  • Mestre em Psicologia Clínica, que permite a inscrição na OPP, obrigatória para o exercício da profissão de Psicólogo (após realização de estágio profissional tutelado pela OPP, de acordo com o disposto no Decreto-Lei nº57/2008).

  • Investigador, possibilitando o acesso ao Doutoramento.

Testemunhos

Comillas
ComillasEscolhi este Mestrado pelo plano de estudos abrangente e forte componente prática. Desde o primeiro semestre que tive a oportunidade de realizar trabalhos e tarefas que promoveram o meu pensamento crítico e conhecimento científico. Destas, destaco as metodologias de simulação de casos reais com atores, as quais foram uma enorme mais-valia na preparação para o estágio e ingresso no mercado profissional. Pelas metodologias inovadoras, plano de estudos abrangente, e corpo docente de excelência, tenho a certeza de que este mestrado foi a melhor escolha.

Francisco Frias

Estudante do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor.

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão.

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line.

Certificação e acreditação

Aprovado pela A3ES em 23-10-2019.

Relatório de auto-avaliação do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde.

Registo nº R/A-Cr 82/2019/AL02 de 07-03-2023.

Despacho n.º 4412/2023, de 11 abril de 2023; II série, nº 71 DR.

None