Com um início previsto para janeiro de 2025, a “Challenge.EU” prevê um financiamento global para quatro anos superior a 8 milhões de euros sendo que mais de k600 € foram atribuídos ao grupo da Universidade Europeia em Portugal.
A iniciativa das universidades europeias no âmbito do programa Erasmus+ visa criar um Espaço Europeu de Educação mais integrado e coeso, facilitando a cooperação transnacional e promovendo a excelência académica. Este esforço é parte de uma visão mais ampla da União Europeia para fortalecer o ensino superior e tornar as universidades europeias mais competitivas a nível global. Esta aliança em particular promove também a inovação regional através da colaboração entre estudantes, académicos, investigadores, empresas e organizações da sociedade civil.
“Estamos muito orgulhosos com o resultado desta candidatura às Universidades Europeias. É um reconhecimento de que estamos a fazer um bom trabalho e de que o modelo académico da Universidade Europeia está em linha com o que de melhor se desenvolve no setor do ensino superior, no espaço europeu. Ao mesmo tempo é uma oportunidade para os nossos alunos expandirem ainda mais os seus horizontes, enriquecerem a sua formação e aportarem valor ao seu currículo para um mercado empresarial que considera cada vez mais a experiência internacional”, afirma Hélia Gonçalves Pereira, reitora da Universidade Europeia.
A aliança CHALLENGE.EU reúne instituições líderes de toda a Europa, incluindo a Hochschule Offenburg (Alemanha), a Ecam La Salle (França), a Universidade Europeia de Lisboa (Portugal), , a Latvia University of Life Sciences and Technologies ( LBTU ) (Letónia), a Mid-Sweden University (Suécia), a University of Applied Sciences Northwestern Switzerland (Suíça), a Southestern European University, (Macedónia do Norte), Universidad Europea de Valência (UEV) (Espanha), University of Warmia and Mazury (Polónia).
A iniciativa "Universidades Europeias" tem por objetivo reforçar a competitividade internacional das universidades europeias e promover os valores e a identidade europeus. Esta iniciativa facilitará a cooperação estratégica a longo prazo entre instituições de ensino superior, promovendo estratégias inovadoras de investigação e educação para enfrentar melhor os desafios da sociedade.
O número total de participantes ascende a 64 e inclui agora mais de 560 instituições de ensino superior de toda a Europa. Esta conquista cumpre a estratégia europeia para as universidades de estabelecer, pelo menos, 60 alianças que envolvam mais de 500 universidades até meados de 2024.