A gestao estrategica de Recursos Humanos passa necessariamente pela Gestao do Talento, recorrendo a instrumentos de desenvolvimento e formaçao que devem estar alinhados com a missao e com a visao da empresa.
Ao adotarem mecanismos eficazes de gestão do desempenho, centrando-os em processos de coaching interno, as empresas conseguem uma verdadeira parceria entre as competências de liderança das suas chefias e o desenvolvimento do potencial dos seus colaboradores. Abandona-se, assim, a velha lógica baseada no julgamento do desempenho individual, optando por esquemas de feedback 360º e por formas de desenvolvimento de competências fundamentadas na relação coach / coachee.
É o velho paradigma de liderança que começa a ser posto em causa, dando lugar à autoconstrução da carreira profissional com base na relação contínua de feedback e feedforward. A avaliação de desempenho é planeada em conjunto, traçando-se objetivos e metodologias de aprendizagem com os quais o coachee se identifica.
Este processo pode ser equacionado de forma a envolver a díade potencial / esforço, associando-lhe a criatividade e a motivação para aprender. O resultado é o sucesso profissional e organizacional.
A arte de fazer perguntas é fulcral no processo de coaching. São as perguntas que geram o insight, um conhecimento interior que conduz à descoberta de talentos adormecidos na personalidade do colaborador. Avaliar resultados em conjunto e partilhar o sucesso são as chaves de ouro que fecham o ciclo da aprendizagem, constantemente renovado na vida profissional moderna.
Professor Celso Pais