O resultado é fruto de um trabalho contínuo ao longo dos últimos anos e reflete a missão de qualidade em todas as áreas da Universidade Europeia que culminam num processo de avaliação também ele muito rigoroso e exigente.
Na avaliação externa é destacada a “oferta educacional da Universidade Europeia [que] está muito alinhada com o valor institucional de inovação, especialmente no que diz respeito ao modelo de aprendizagem experiencial e ao investimento na educação a distância”. A CAE ficou “impressionada com a ênfase dada à experiência educacional dos estudantes, bem como evidências de excelência em determinadas áreas.”
A reacreditação pelo período máximo e sem condições pela A3ES põe em evidência o contributo ativo que a Universidade Europeia tem vindo a dar à sociedade nos últimos 10 anos, cumprindo, com elevados padrões de qualidade, o seu papel de ensino, investigação e transmissão de conhecimento.
“Esta avaliação, coloca-se como um resultado histórico para a Universidade Europeia. No contexto de uma universidade com apenas 10 anos de existência, enquanto tal, este marco é uma conquista de todos e reflete a qualidade do nosso caminho, destacando o desempenho excecional de todos os envolvidos na missão da Universidade Europeia”, afirma a reitora, Hélia Gonçalves Pereira, acrescentando que “O modelo académico da Universidade Europeia é um elemento crucial para o sucesso do nosso projeto. Esta avaliação confirma que, apesar dos enormes desafios colocados à educação, estamos seguramente no caminho certo”.
A avaliação institucional, realizada pela A3ES a cada seis anos, é um instrumento de melhoria contínua do sistema nacional de ensino superior, abrangendo a totalidade das diversas instituições (públicas e privadas, politécnicas e universitárias). O processo teve início com o relatório de autoavaliação, seguindo-se a visita da Comissão de Avaliação Externa (CAE) em novembro de 2023. A avaliação institucional, prevista no Regime Jurídico da Avaliação do Ensino Superior, destina-se a avaliar cada Instituição, nos diversos aspetos em que desenvolve a sua atividade: projeto educativo, científico e cultural; solidez da oferta formativa; integração dos estudantes nos processos de ensino, de investigação e de transferência de conhecimento; fomento da investigação científica; grau de cooperação externa e de internacionalização; gestão de recursos.