No dia 22 de maio, a Universidade Europeia recebeu no Campus da Quinta do Bom Nome, uma conferencia sobre o conceito B-Corp e algumas empresas que, tal como asinstituiçoes do Grupo Laureate, tambem receberam a certificaçao B.
“Ser B. Pensar no Futuro” foi o tema da conferência de dia 22 de Maio no Auditório do Campus da Quinta do Bom Nome, na Universidade Europeia. Esta contou com a participação do Professor Doutor Carlos Duarte – Pró-Reitor da Universidade Europeia, com Luís Amado – membro da B Lab Europe/Portugal, com Pedro Pais de Almeida – parceiro da Abreu Advogados e Presidente da União Internacional de Advogados, com Catarina Soares –Managing Partner da Manipedi, e com Maria José Macedo – Diretora de Sustentabilidade da Hovione.
O debate foi desenvolvido com o intuito de divulgar a B Corporation e os benefícios que a mesma garante a nível ambiental, económico e social. Destacam-se algumas medidas como: as políticas que responsabilidade social; a diversidade de práticas que ajudem a preservar o ambiente, e a recompensa monetária dos seus colaboradores certificados; e a adoção de hábitos que promovam o bem-estar de toda a comunidade mundial.
Existiu espaço para uma discussão bem fundamentada que esclareceu algumas dúvidas acerca da maneira como estas medidas poderiam ser implementadas, e como os costumes da grande maioria dos cidadãos poderiam ser alterados – no qual todo o corpo académico presente concluiu que a Universidade Europeia já deu o primeiro passo para que esta grande Corporação vingue com sucesso, na medida em que possuímos um Certificado B, e as medidas de um “Campus Verde” passaram a ser postas em prática.
Ser B. é uma missão e um dever de todos, e que a adesão à mesma provocará somente um impacto positivo para a sociedade.
Da autoria de Filipa Tojal & Sofia Sérgio
Estudantes da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade Europeia