A Universidade Europeia e o IPDAL - Instituto para a Promoçao da America Latina - tiveram o prazer de receber o Professor Doutor e Investigador Carlos Malamud para a apresentaçao de um estudo promovido pelo Real Instituto Elcano de Espanha, na Conferencia de dia 28 de Março, na Quinta do Bom Nome - "A importancia da America Latina para o Mundo".
O estudo presidido por Carlos Duarte – pró-reitor da Universidade Europeia – tem por base a valorização e a difusão das potencialidades do espaço Atlântico. Deste modo, têm como principal objetivo alertar a União Europeia, e os respetivos círculos políticos e meios de comunicação social, sobre a mais-valia de uma relação bi-regional entre a América Latina e a União Europeia.
No recorrer do evento foram discutidos fatores como: a diversidade da América Latina; os fatores que podem ser vantajosos para bloco europeu; e, por fim, a melhoria que a ligação já enunciada iria causar em ambas as potências. Neste sentido, e de modo a suportar o objetivo-base de todo o estudo, foi sugerido a criação de uma agenda comum que inclua os dois grandes influentes económicos – os Estados Unidos da América e a China.
No final da Conferência existiu espaço para uma mesa redonda, onde se juntou Paulo Neves – Presidente do IPDAL – e Elizabeth Accioly – Professora da Universidade Europeia, ao já presente Investigador, para questionar todas medidas e resoluções possíveis, atendendo ao objetivo final.
Concluiu-se que que é absolutamente necessário o compromisso entre as potências intervenientes, para que todas possam tirar vantagem, e para que a zona Atlântica sofra o tão desejado desenvolvimento.
Filipa Tojal & Sofia Sérgio
Estudantes da Licenciatura em
Ciências da Comunicação da Universidade Europeia