O evento destacou o futuro da investigação em ambas as instituições e abordou temas relevantes tais como as oportunidades de financiamento, boas práticas na preparação de propostas e a importância da comunicação em ciência.
A sessão foi aberta pela Prof. Hélia Gonçalves Pereira, Reitora da Universidade Europeia, seguida da intervenção de Christian Ramos, do Gabinete de Gestão de Ciência, sobre o panorama científico na instituição. Marlene Nunes, Supervisora das Bibliotecas, apresentou os recursos disponíveis para apoiar os investigadores.
Uma das sessões mais aguardadas foi conduzida por Mafalda Dourado, ponto de contacto nacional da ANI para o programa Horizon Europe, que explorou as oportunidades de financiamento para a investigação. Durante a mesa-redonda, moderada por Ana Passos, Diretora de Investigação da Universidade Europeia e IPAM, foram discutidas as melhores práticas na apresentação de propostas de financiamento, com a participação de especialistas da área, incluindo Diogo Monteiro, Emília Duarte e a própria Mafalda Dourado.
A tarde contou com uma palestra inspiradora do Professor Luís Oliveira e Silva, do Instituto Superior Técnico, que partilhou as "Lições aprendidas num passeio (aleatório) de LA à Europa: turbulência, ondas gigantes e lasers". Seguiu-se a apresentação de cinco artigos relevantes produzidos pelos investigadores da Universidade Europeia e do IPAM, que reafirmaram o compromisso da instituição com a investigação de impacto.
No final, foram atribuídos os Prémios de Investigação de 2023, que contaram com a presença de Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa, Carla Costa, diretora da Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia, Carlos Rosa, diretor do IADE, e Teresa Santos, diretora da Faculdade de Ciências da Universidade Europeia. Marta Entradas, professora do ISCTE, encerrou o evento com uma sessão dedicada à comunicação em ciência.
Este Dia da Investigação destacou-se como um momento de partilha e reforço da comunidade científica da Universidade Europeia e do IPAM, promovendo a excelência e a colaboração no âmbito da investigação académica.