No âmbito do Dia Mundial do Turismo, a Universidade Europeia lança um desafio aos alunos e docentes da área de Hotelaria e Turismo, numa iniciativa que irá premiar dois projetos inovadores nos ramos da Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Esta iniciativa será levada a cabo ao longo do primeiro semestre do ano letivo 2023/2024, estando a apresentação dos projetos, desenvolvidos em context de grupo, prevista para fevereiro de 2024, no início do segundo semestre. As ideias serão apresentadas a um júri, que irá escolher os dois grupos vencedores nas respetivas áreas.
Este projeto acompanha a consolidação de duas tendências importantes e atuais no setor, numa altura em que "os viajantes e turistas estão cada vez mais conscientes e impactados pela temática da sustentabilidade, não apenas na sua vertente ambiental, mas também económica e social", afirma Ana Sofia Duque, coordenadora da Licenciatura de Tursimo da Universidade Europeia. Dados recentes, publicados no Sustainable Travel Report 2023 da Booking.com, revelam que 80% dos inquiridos (numa amostra de 33 000 viajantes) considera que viajar de forma mais sustentável é importante.
No total, cerca de 59% dos inquiridos está determinado a fazer escolhas mais sustentáveis nas suas viagens, tais como reduzir o uso de plástico descartável, fazer compras em pequenos negócios locais e utilizar transportes públicos e/ou bicicletas em vez de carro. A segunda tendência diz respeito ao crescimento do turismo regenerativo, em que os visitantes querem sentir que estão a contribuir de forma positiva para o desenvolvimento local, com 66% dos inquiridos a afirmar que gostaria de contribuir para o crescimento e afirmação económica dos locais visitados.
“Esta consciência sustentável por parte dos turistas tem de ser acompanhada e incentivada por pelos profissionais da área do Turismo. Daí a importância que estes temas têm no currículo académico dos atuais estudantes, que em breve serão os futuros profissionais do setor”, reforça Sofia Almeida, coordenadora da área de Hotelaria e Turismo da Universidade Europeia.
Este desafio, agora lançado em ambiente académico, segue a linha contínua que tem sido o compromisso da Universidade Europeia com a sustentabilidade, tendo já sido implementadas várias ações que visam a incorporação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pelas Nações Unidas.