A professora da Universidade Europeia, Joana Reis, foi distinguida internacionalmente pelo seu trabalho de investigaçao na area do desporto.
Desenvolvida juntamente com outros professores portugueses, da Universidade de Lisboa, a investigação “long-term swimming training modifies acute imune cell response to a high-intensity session” foi distinguida pela “Sociedade Norte Americana para o Exercício e Saúde em Crianças” e pelo “Grupo Europeu de Fisiologia Pediátrica” como o estudo mais interessante de 2018 na área da Imunologia no exercício nos jovens.
O estudo avaliou as consequências de um programa de treino com a duração de quatro meses no sistema imunitário de jovens nadadores. Os resultados da investigação concluíram que o sistema imunitário de nadadores mais jovens, sobretudo com puberdade tardia, responde de forma menos eficaz após sessões de treino mais intensas, tornando-os mais suscetíveis a infeções. A investigação sugere que os treinadores devem proporcionar uma maior recuperação a esta tipologia de atletas sob pena de comprometerem não só a sua participação no treino, como também a sua saúde. Este facto parece ser ainda mais relevante nos anos em que transitam de escalão devido ao grande incremento na carga de treino.
O trabalho de investigação intitulado Long-term swimming training modifies acute imune cell response to a high-intensity session foi publicado no European Journal of Applied Physiology, em Janeiro de 2018 e foi conduzido pelos investigadores José Morgado, Cristina Monteiro, Catarina Matias, Joana Reis, Maria José Laires e Francisco Alves.