Vivemos momentos atipicos em termos de saude publica. A saude e bem-estar global das pessoas esta em risco. A açao da Psicologia como ciencia que estuda o comportamento humano e fundamental para a compreensao do impacto desta pandemia na saude mental da nossa populaçao.
Assim, um grupo de investigadores da área da Psicologia da Universidade Europeia está a desenvolver um estudo com o objetivo de analisar a qualidade de vida, sintomas psicológicos e estilos de coping da população durante o período de pandemia SARS-CoV-2 (COVID-19) que o país enfrenta. Este estudo está a ser divulgado em diversas instituições e zonas do país, continente e ilhas, e para participar é necessário ter 18 ou mais anos de idade.
A relevância deste tipo de estudos no actual contexto de crise é inegável para permitir ter mais conhecimentos sobre a forma como a população de todas as regiões do país está a viver. Tal conhecimento permite obter informações relevantes para a comunidade científica, e para a comunidade em geral, e, assim desenvolver linhas orientadoras em cuidados de saúde mental com base na evidência local.
Teresa Santos
Raquel Costa
Paulo Ferrajão
Psicologia da Universidade Europeia