Ion Turcu, estudante da Licenciatura em Gestao na Universidade Europeia participa no Festival Eurovisao da Cançao 2018, organizada pela RTP. Aqui fica o seu testemunho.
Primeiramente quero agradecer a oportunidade oferecida pelo departamento de empregabilidade da Universidade Europeia, pois foram quem me contactaram e informaram sobre a possibilidade de um estágio curricular na Eurovisão 2018 - Lisboa. É importante realçar o trabalho do departamento para que no futuro, os futuros alunos recebam as mesmas ofertas de trabalho que tenho vindo a receber ao longo do período académico nesta instituição.
A empresa que me acolheu, a RTP, foi muito prestável e profissional pela maneira que organizou não só o festival, mas também a colocação e acompanhamento dos estagiários/ voluntários que com a devida ajuda foi possível fazer um excelente trabalho.
A experiência na Eurovisão foi uma oportunidade inesperada e incrível de viver, desde criança que acompanhava o festival e conhecia o seu formato, nunca pensei que um dia iria estagiar numa organização com tanta dimensão a nível internacional.
Foram semanas que exigiram esforço, dedicação e comprometimento na função de Host de Delegação, que no fim contribuiu para o desenvolvimento de capacidades interpessoais, a valorização do trabalho de equipa, a apreciação da dimensão que esta organização tem. Felizmente o trabalho de todos na organização foi apreciada e reconhecida pela EBU, que considerou que há muito tempo não existiu uma organização tão boa e um festival com tanto êxito.
Esta experiência proporcionou-me muitos momentos especiais como a oportunidade de conhecer imensas figuras públicas e pessoas que sempre têm trabalhado na Eurovisão; conheci o excelentíssimo senhor presidente da República Portuguesa, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa na cerimónia de abertura do festival; tive momentos inesquecíveis no backstage com a delegação da Moldávia que me ensinaram e demonstraram como uma delegação funciona.
Esta experiência era exatamente o que necessitava para o desenvolvimento de capacidades que necessito para vingar na área da gestão internacional e relações internacionais, vai ser uma mais valia para o meu currículo e para o mestrado que quero seguir.
É incrível a dedicação, o à vontade e o gosto que cada colaborador demonstrava, fui testemunha da frase "Escolhe um trabalho que adoras e não terás que trabalhar".
Foi um prazer fazer parte de uma grande equipa e de poder colaborar para o maior evento realizado em Portugal dos últimos anos.
Ion Turcu