A Universidade Europeia e a FHVC – Future Healthcare Virtual Clinic estabeleceram um protocolo de cooperação que pretende interligar o exercício profissional especializado e a prática clínica com as atividades de ensino, formação, investigação clínica e translação. O acordo tem a duração de 5 anos.
O protocolo regula as relações institucionais entre ambas as partes na cooperação em matéria de criação, acreditação e ministração de ciclos de estudos nas áreas das Ciências da Saúde. Neste sentido, prevê a cooperação no âmbito do ensino relacionado com unidades de prestação de cuidados de saúde, unidades de cuidados continuados integrados, meios complementares de diagnóstico e terapêutica, cuidados primários, farmácias e unidades de saúde mental.
“O acordo com a Future Healthcare representa mais um passo no fortalecimento da nossa capacidade de diferenciação no ensino das Ciências da Saúde, promovendo a integração entre as componentes académicas de Ensino, de Formação e de Investigação ancoradas na indispensável ligação às entidades do terceiro setor”, afirma a reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira.
Ana Pina, Head of Digital Health&Care do Grupo Future Healthcare, afirma: “A Future Healthcare Virtual Clinic, desde o seu surgimento, tem trabalhado em prol do desenvolvimento e identificação de novas e disruptivas soluções que melhorem e capacitem a prestação de cuidados à distância. Reconhecemos a importância da formação dos profissionais que vão conseguir implementar estes cuidados inovadores e de qualidade que procuramos. A pretendida diferenciação no âmbito do ensino das ciências da saúde e tecnologia só será alcançada através do reforço, valorização e alargamento de sinergias institucionais entre Formação, Investigação e Prestadores. Para a FHVC é fundamental esta cooperação institucional e partilha de responsabilidades na prossecução de objetivos comuns: a prestação de cuidados de saúde cada vez mais sustentados pela tecnologia, personalizados, digitais e optimizadores de recursos”.
O protocolo prevê a promoção de formação e de treino científico de forma a responder à estratégia definida para as áreas clínicas e científicas das ciências e tecnologias da saúde, assim como o desenvolvimento de projetos colaborativos de investigação com reforço da cooperação nacional e internacional, desenvolvendo ao máximo o potencial de oportunidades oferecidas pela participação dos seus membros em redes de investigação nacionais e internacionais e a disponibilização de instalações e equipamentos para a ministração da atividade letiva e de investigação.
Para cada ciclo de estudos a acreditar, o desenvolvimento do protocolo é efetuado por acordo entre ambas as partes. É intenção da Universidade Europeia promover a criação deste conjunto de ciclos de estudos na área das Ciências da Saúde, submetendo-os à avaliação e acreditação da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).