O IADE - Universidade Europeia recebe, nos dias 27 e 28 de outubro, uma competiçao na area do Jornalismo Digital e da Inovaçao _ _ promovido pela Global Editors Network (GEN), pela Associaçao Portuguesa de Imprensa e pelo jornal Publico, com o apoio do Google News Lab.
A primeira etapa da 6ª Edição do Editors Lab vai decorrer no Campus do IADE – Universidade Europeia, em Santos, e tem como objetivo desafiar jornalistas, programadores e designers das principais redações para uma intensa competição em jornalismo digital. Às equipas compostas por profissionais, juntar-se-á uma equipa de estudantes do IADE – Universidade Europeia.
Cada equipa – composta por um jornalista, um programador e um designer - idealiza e constrói o formato jornalístico ideal e que poderá compreender experiências interativas e visuais, jogos e novas ferramentas que ajudem a aproximar os órgãos de comunicação social dos seus públicos.
O tema central desta edição são os incêndios florestais e os projetos em competição vão ser avaliados de acordo com a qualidade editorial, utilidade para a audiência, funcionalidade e possibilidade de implementação/concretização.
Paralelamente ao desenvolvimento dos projetos, os participantes poderão também assistir, no dia 27 de outubro, aos workshops de Millán Berzosa e Rina Tsubaki, tendo como temáticas “Como é que as tendências do Google podem ajudar a acrescentar valor e qual a importância da verificação de notícias de última hora” (11:00) e “Quando o incêndio deflagra: como é que o jornalismo digital pode ajudar a salvar vidas?” (12:00), respetivamente.
Para Carlos Rosa, diretor do IADE – Universidade Europeia, “o apoio e a associação ao Editors Lab faz todo o sentido pela aproximação aos nossos cursos das áreas tecnológicas, de Design e Ciências da Comunicação e pela experiência única que irá proporcionar aos nossos estudantes. Estamos a preparar os profissionais do futuro e, naturalmente, estaremos sempre ao lado de projetos que promovam a excelência das áreas em que atuamos”.
Fundada por profissionais de meios de comunicação de prestígio internacional, a Global Editors Network tem como objetivo capacitar os editores e chefes de redação para a inovação, quebrando as barreiras entre os meios de comunicação tradicionais e os meios digitais.