O _Laureate Professional Assessment_ avalia o nivel de desenvolvimento das competencias mais procuradas pelos empregadores como, por exemplo, a liderança, a capacidade de adaptaçao a novas situaçoes, o trabalho em equipa, a capacidade de resoluçao de problemas e de tomada de decisao, etc.
Em linha com as mais recentes diretrizes sobre a construção do Espaço Europeu de Ensino Superior que considera essencial o desenvolvimento de competências que facilitem a integração no mercado de trabalho, a Universidade Europeia acaba de lançar o Laureate Professional Assessment (LPA), destinado a todos os diplomados da instituição.
Para Nelson Santos de Brito, CEO da Laureate em Portugal e Espanha, "este certificado constitui-se como uma informação de grande utilidade, na medida em que fornece uma caracterização do potencial do candidato que vai além das classificações que obteve no seu percurso académico".
A avaliação das competências pessoais e sociais será realizada através da realização de um teste para os estudantes no último ano de licenciatura, desenvolvido para a avaliação dessas competências em contexto profissional e utilizado em situações de recrutamento e selecção ou de progressão na carreira.
Após a aplicação desta ferramenta, os estudantes receberão um certificado, que indicará o grau de desenvolvimento de cada competência e que poderá ser utilizado na sua evolução profissional e apresentado em candidaturas a oportunidades de emprego.
O LPA foi desenvolvido pela Universidade Europeia em colaboração com a TEA-Cegos e insere-se num dos vectores estratégicos da instituição que pertence à rede Laureate International Universities – formar empreendedores e profissionais de topo, através de métodos inovadores e preparando-os para o mercado global.