À Comunidade Academica da Universidade Europeia e do IADE,
1. Tendo iniciado funções em setembro de 2017, nos termos dos Estatutos da Universidade Europeia que fixam em três anos o mandato do Reitor, cesso funções nesta ocasião.
Manifestei à administração da entidade instituidora a vontade de ter mais tempo para regressar às aulas e à investigação, a meu ver a principal vocação de um professor universitário, e ao exercício do Direito. Assim, esta é a minha última comunicação na qualidade de Reitor.
Disse no discurso de posse que um Reitor escreve este discurso também para o Reitor que lhe irá suceder.
Desde a primeira hora que recordei que uma universidade é acima de tudo uma associação de professores e de estudantes, juntos por um objetivo comum, partilhar e fazer avançar o conhecimento, a ciência e a cultura.
Por estes motivos, este é também um momento de balanço: o Reitor está ao serviço da comunidade académica e a ela tem a obrigação de prestar contas.
2. Quero agradecer a colaboração de todos os professores e, muito em especial, da equipa reitoral e das direções das Faculdades.
Também agradeço aos mais diretos colaboradores das equipas académicas, nas secretarias, planeamento, qualidade, informática, operações e finanças.
Foram três anos muito exigentes, mas com resultados relevantes no processo de afirmação da Universidade Europeia.
Criada em 2013, a partir da transformação do ISLA, incorporando desde 2015 o IADE, este período ficou marcado por momentos de extrema importância.
Concluiu-se o período de instalação iniciado em 2013, tendo em 26 de setembro de 2018 o Ministro da Ciência e do Ensino Superior determinado o fim deste período, com efeitos a partir do início do ano letivo 2018-2019.
Simultaneamente foram aprovados os novos Estatutos da Universidade Europeia, registados pelo Ministro da Ciência e do Ensino Superior e publicados a 13 de agosto de 2018. Com os novos Estatutos consolidou-se a organização académica da Universidade em torno das suas quatro Faculdades: IADE (Faculdade de Design, Comunicação e Tecnologia), Faculdade de
Ciências Empresariais e Sociais (FCES), Faculdade de Turismo e Hospitalidade (FTH), Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto (FCSD).
Também em 2018 e na sequência de um muito exigente processo de acreditação institucional, a Universidade Europeia foi acreditada pela A3ES.
3. Consolidaram-se diversas iniciativas já estabelecidas no Plano Estratégico e reforçadas no processo de acreditação institucional.
Foi aprovado um plano de carreira para os professores da Universidade e lançados os primeiros concursos para professor associado.
Foi reforçada a qualificação do corpo docente com a contratação de novos professores auxiliares.
No plano da investigação, para além da UNIDCOM, foram criados dois novos centros de investigação, nas áreas do Turismo e da Hospitalidade e da Gestão e do Direito.
A avaliação institucional da UNIDCOM por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia trouxe a excelente notícia da sua classificação com Muito Bom e a definição de um financiamento suplementar de cerca de oitocentos mil Euros para os próximos cinco anos.
Falamos da única unidade de investigação de universidades privadas com esta classificação.
Foram também anos de crescimento no número de estudantes e de consolidação do projeto universitário: no número de novos estudantes, no aumento do conhecimento da Universidade, no crescimento do seguimento de novos meios em e na utilização de redes sociais.
No plano académico mencione-se o aumento da procura e das taxas de ocupação das vagas nas licenciaturas e mestrados.
Assinala-se também que, desde 2017, a Universidade concluiu cerca de vinte doutoramentos nas áreas da Gestão, Turismo e Design, dado notável quando tomamos em consideração que o reconhecimento como Universidade é de 2013.
Diversas novas funcionalidades refletem o dinamismo da Universidade, designadamente a criação de um laboratório e academia Gourmet na Lispolis e de um laboratório de inovação na Quinta do Bom Nome.
Foram lançados os portais do docente e do estudante, os quais disponibilizam a informação necessária para uns e outros.
O reconhecimento global dos estudantes deve ser evidenciado: a docência universitária tem sido avaliada com uma classificação média de 8 em 10.
Entre os eventos de carácter internacional realizados, entre outros, destacam-se as conferências sobre direitos dos refugiados e emigrantes, direito do desporto, sobre investigação em turismo e hospitalidade, futuro da gestão, psicologia comportamental, e design.
Foram concluídos os Guias dos Cursos de Licenciatura, instrumentos fundamentais de comunicação externa e interna.
2019 foi ainda o ano de arranque das comemorações dos 50 anos de fundação do IADE, hoje Faculdade de Design, Comunicação e Tecnologia da Universidade Europeia.
A acreditação de novos cursos, por último e mais relevante pela consolidação do projecto universitário, de um novo doutoramento em Psicologia, reforça o estatuto da Universidade Europeia.
4. Os desafios que se colocam são muito relevantes: continuar o processo já iniciado de assegurar uma carreira aos professores; reforçar a investigação; consolidar o sistema interno de garantia da qualidade.
A pandemia da COVID 19 mostrou a extraordinária dedicação e profissionalismo dos professores e colaboradores.
Em dois dias foi possível transitar para o ensino remoto, utilizando a plataforma Blackboard. Todas as aulas foram asseguradas neste modelo, com índices muito positivos de aceitação dos estudantes.
É devida uma palavra de agradecimento a todos os professores, bem como às equipas de apoio, especialmente informática, que tornaram possível esta transição.
5. O passado da Universidade e das suas Faculdades é a melhor garantia de que os próximos anos vão assistir à consolidação do projeto académico, de modo a que a Universidade Europeia continue como uma referência na qualidade do ensino superior e da investigação em Portugal.
As transformações na entidade instituidora da Universidade Europeia são um sinal de renovado compromisso com a qualidade da Universidade, do seu ensino e da sua investigação.
Termino, deixando a todos os votos das maiores felicidades, pessoais e profissionais.
Até sempre,
Pedro Barbas Homem
Reitor