Com o objectivo de aprofundar a ligaçao entre a academia e o mercado, na 1ª ediçao da [**P os-graduaçao em Design Thinking & Prototyping**](https://www.iade.europeia.pt/cursos/posgraduacoes/design- thinking-prototyping), dentro do contexto da unidade curricular Creative Models and Techniques leccionada pela professora Susana Leonor em conjunto com a unidade curricular de Immersive Creativity leccionada pela professora Sofia Martins, foi concretizada uma parceria com o [**Clube dos Criativos de Portugal**](http://clubecriativos.com) (CCP).
Face à missão do clube de promover, estimular e apoiar a criatividade, ajudando a formar as próximas gerações de criativos, esta parceria surge com o intuito de lançar um desafio aos alunos da pós-graduação para o desenvolvimento de um processo/modelo de gestão, aplicável ao contexto profissional das indústrias criativas.
Este desafio resultou na apresentação de 3 modelo/sistema aos membros da direcção do CCP, que deram feedback do trabalho realizado o que permitiu a evolução e selecção de um modelo/sistema final a ser apresentado e difundido aos membros do CCP. O modelo final seleccionado ilustra um processo criativo que pode ser adoptado pelos criativos que estão a iniciar a sua actividade e foi desenvolvido pelos alunos Cristiano Roussado e Pedro Vieira, no contexto da Pós-graduação de Design Thinking & Prototyping, este tem como base uma estrutura orgânica e circular, invocando a fisionomia e dinâmica de um sistema celular, que se adapta e move de forma contínua face às necessidades e desafios.