De 24 a 28 de fevereiro de 2025, a 19ª edição da Semana Internacional reunirá, durante cinco dias, cerca de 50 a 60 participantes de universidades de todo o mundo, incluindo professores, investigadores e representantes de Gabinetes de Mobilidade Internacional.
O evento, organizado pelo Gabinete de Relações Internacionais da Universidade Europeia, IADE-UE e IPAM, tem como principal objetivo fomentar os programas de mobilidade internacional, oferecer oportunidades de networking e partilha de boas práticas entre a comunidade académica local e os representantes de instituições parceiras, além de impulsionar projetos de investigação internacionais.
Dois Programas em Destaque
Para atingir esses objetivos, a Semana Internacional contará com dois programas principais:
- Lecture Program: os oradores terão a oportunidade de ministrar dois seminários internacionais e participar em encontros de investigação.
- Staff Program: incluirá Study Abroad Fairs, apresentações de universidades parceiras e fóruns de discussão centrados na mobilidade internacional.
Tema Central: Educação com Impacto
A edição deste ano será dedicada ao tema "Educação com impacto: como reinventar a aprendizagem para preparar os alunos para um futuro em constante mudança?". O debate abordará os desafios que as instituições de ensino enfrentam para adaptar as metodologias de ensino às rápidas transformações sociais e às novas expectativas dos estudantes.
De acordo com o Professor Doutor Fernando Santos, docente do IPAM Porto:
“As universidades enfrentam um conjunto crescente de mudanças nas sociedades e novas necessidades e expectativas dos estudantes. Nesta Semana Internacional pretendemos estimular o debate sobre como reinventar a aprendizagem de forma a dotar os alunos das competências e conhecimentos essenciais para prosperarem num mundo em constante evolução. Os professores devem adaptar e reinventar os seus métodos de ensino para garantir que os alunos estão preparados para este novo cenário. Isto significa adotar novas tecnologias para criar experiências de aprendizagem mais envolventes e personalizadas, bem como estimular as competências dos alunos, como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a colaboração eficaz. Ao abraçar novas abordagens e ao centrarem-se na evolução das necessidades dos estudantes, as escolas de ensino superior podem certamente continuar a desempenhar um papel crucial nas sociedades contemporâneas. A grande questão, porém, mantém-se: como fazê-lo?”
Com uma programação diversificada e participantes de várias partes do mundo, a Semana Internacional promete ser um espaço privilegiado para reflexão, inovação e colaboração no ensino superior.