A convite do GRACE - Grupo de Reflexao e Apoio a Cidadania Empresarial - a Universidade Europeia vai participar no Sustainable Development Goals (SDG) Summit, que se realiza de 23 a 24 de maio, em Bruxelas, promovido pelo CSR Europe.
Durante esta conferência internacional dedicada ao desenvolvimento sustentável, a Universidade Europeia vai partilhar a sua experiência, enquanto instituição parceira do GRACE, no desenvolvimento do projeto Uni.Network – uma iniciativa inovadora na área do ensino superior que tem como objetivo a criação e a promoção de uma cultura de responsabilidade social na comunidade académica e a aproximação às empresas.
Reunindo mais de 300 empresas participantes, em representação da União Europeia, Sociedade Civil, setores da indústria e parceiros regionais de todo o mundo, esta conferência tem como tema central a transformação dos mercados através de parcerias em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
A Universidade Europeia vai participar na mesa-redonda “How to enhance global multi-stakeholder platforms for the SDGs?”, com o objetivo de aprofundar os desafios relacionados com a implementação dos ODS na transformação das instituições de ensino superior e com o desenvolvimento de soluções práticas e sustentáveis assentes em parcerias.
Para Susana Martins, Coordenadora da área de Responsabilidade Social da Universidade Europeia e membro dos órgão sociais do GRACE, “a participação nesta iniciativa reforça o compromisso da nossa instituição em promover as boas práticas sociais e ambientais junto de toda a comunidade académica, procurando contribuir para uma sociedade mais sustentável e equilibrada”.
A Universidade Europeia, instituição associada do GRACE, colabora ativamente no projeto Uni. Network desde 2014 e, como instituição da Laureate International Universities, pauta a sua ação por um conjunto de boas práticas empresariais, cuja finalidade é causar um impacto positivo no mundo.
As cerca de 70 universidades do Grupo Laureate International Universities em todo o mundo voltaram recentemente a ser distinguidas mundialmente com a certificação B Corporation® atribuída pela B Lab – um movimento internacional com mais de 2000 empresas em 50 países e 130 setores e que distingue as boas práticas empresariais -. A par desta recertificação global, as instituições da Laureate International Universities em Portugal - Universidade Europeia, IADE-UE e IPAM - também voltaram a ser certificadas o ano passado, prevendo-se uma nova avaliação em 2019.