A Universidade Europeia e a APIFARMA - a Associaçao Portuguesa da Industria Farmaceutica acabam de estabelecer um protocolo que vai regular a cooperaçao entre a s duas instituiçoes. A parceria e o reconhecimento de que a integraçao entre as componentes academicas (ensino, formaçao e investigaçao) e "o mundo real" das empresas farmaceuticas e essencial para uma formaçao mais completa e abrangente, permitindo aos investigadores e estudantes dos varios niveis de ensino investigar, estagiar e obter formaçao na industria farmaceutica nacional.
Os estudantes e investigadores da Universidade Europeia vão ter acesso a instalações e equipamentos da indústria farmacêutica, a desenvolverem projetos colaborativos de âmbito nacional e internacional com profissionais do setor. Haverá, igualmente, um reforço, valorização e alargamento de ofertas formativas especializadas, nomeadamente nas áreas de pós-graduação em domínios farmacêuticos, de gestão e regulação na Indústria farmacêutica e de saúde baseada em valor.
Com esta preparação técnica e profissional especializada prevê-se ainda, através deste protocolo, o alargamento do número de profissionais qualificados que poderão aceder a uma carreira na Indústria Farmacêutica e na área das Ciências da Vida.
Através deste protocolo, a Universidade Europeia pretende dar continuidade ao reforço da sua capacidade de diferenciação no âmbito do ensino das Ciências da Saúde, tendo por base o conhecimento profundo que tem adquirido nos últimos anos, promovendo a indispensável ligação ao "mundo real" das entidades do terceiro setor e, desta forma, contribuir para a formação de profissionais qualificados para ir ao encontro das necessidades da sociedade portuguesa, e ajudar ao enriquecimento da rede de ensino superior em Portugal.