A Universidade Europeia assegurou, recentemente, a possibilidade de realização do prestigiado curso europeu intensivo de gestão de negócios (ICELAB). Dirigido a jovens da Geração Z, com a duração de dois anos, este curso conta com uma parceria com o Sport Lisboa e Benfica e cinco outras universidades europeias.
As faculdades da Universidade Europeia, Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia e a Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação (IADE), representadas por Pedro Sancho Ferreira, reuniram-se na HOWEST University em Bruges, na Bélgica, onde se efetuou a preparação e formalização da colaboração com as outras universidades parceiras desta ação de formação intensiva que concede 3 ECTS (créditos europeus Erasmus para prosseguimento dos estudos universitários) a cerca de 60 estudantes oriundos dos seis países que participam nesta iniciativa.
O ICELAB é um projeto em consórcio, apoiado pelo programa Erasmus+, composto pelas universidades FHV - Vorarlberg University of Applied Sciences (Aústria), HOWEST University of Applied Sciences (Bélgica), Uczelnia Vistula University (Polónia), Haaga-Helia University of Applied Sciences (Finlândia), TH Aschaffenburg University of Applied Sciences (Alemanha) e como host a Universidade Europeia (Portugal).
A reunião de preparação do ICELAB 2023 teve como objetivo traçar as metas de aprendizagem e repensar as novas metodologias de transferência de conhecimento para os alunos e professores envolvidos. O programa, melhor designado por Innovation, Creativity and Entrepreneurship Lab (ICELAB), dedica-se na sua totalidade à aprendizagem, inovação, empreendedorismo e criatividade, segundo desafios aplicados a resolver por cada uma das seis equipas de dez elementos de alunos das várias nacionalidades.
Nesta edição, a problemática central foca-se nos mais recentes estudos que demonstram que a geração Z, desiste facilmente da prática desportiva. Com esta problemática em mente, a ONU estabeleceu como um dos seus objetivos de desenvolvimento sustentável garantir uma vida saudável e promover o bem-estar para todas as idades.
Os grupos de formandos em competição são acompanhados por um corpo docente especializado nas áreas de marketing, gestão, design e finanças, onde terão como desafio desenvolver um modelo de negócio original de resposta a esta problemática.
Assim, em 2023, desde março a finais de abril, numa primeira fase a distância e depois reunidas presencialmente em Lisboa durante uma semana até 12 de maio, as seis equipas multinacionais serão acompanhadas pedagogicamente para encontrarem uma solução para responderem à questão: “Como pode a indústria desportiva promover a participação da geração Z na prática desportiva regular apoiadas por estratégias de Influencing marketing?”.
Através de atividades metodológicas de project-based learning, design thinking e gestão de negócios, enquadradas por sessões de imersão (Sport Lisboa e Benfica) e de programas sociais de intercambio sociocultural, os estudantes são desafiados a desenvolver, fundamentar e apresentar uma proposta comercial que vá de forma realista ao encontro do desafio colocado.
Os melhores projetos, classificados por um júri internacional, serão premiados com troféus a entregar em sessão pública.