A Universidade Europeia passa a integrar, desde dia 20 de janeiro deste ano, a "Aliança para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentavel" (ODS) da Organizaçao das Naçoes Unidas (ONU). O evento de lançamento desta plataforma em Portugal, e a adesao da Universidade Europeia, entre outras instituiçoes, decorre dia 20 de janeiro, na Culturgest.
A "Aliança para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" tem como objetivo unir governos, instituições e cidadãos no desígnio de terminar com a pobreza, proteger o planeta, combater a desigualdade, a injustiça e as alterações climáticas, e promover a prosperidade e o bem-estar da população.
Ao aderir a esta plataforma, a Universidade Europeia compromete-se a trabalhar ativamente para a concretização dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ver imagem) definidos pela ONU.
A Universidade Europeia irá envolver-se nesta Aliança através do seu programa de responsabilidade social corporativa, mas, sobretudo, ao nível da formação dos seus estudantes. É objetivo fazer com que a partilha, transmissão e aquisição de competências na Academia tenha subjacente uma cultura de consciencialização e resolução para os problemas que o mundo enfrenta. "A Universidade Europeia pretende formar profissionais que sejam capazes de mudar o mundo. Estamos ativamente empenhados na formação de gerações socialmente responsáveis, conscientes e com uma visão global dos problemas do mundo. Universalidade, multiculturalismo e solidariedade, para lá da qualidade do ensino, são pilares da nossa instituição. É por isso que nos identificamos e nos juntamos a este desígnio das Nações Unidas", afirma João F. Proença, Reitor da Universidade Europeia.