Nos passados dias 17 e 18 de outubro, a Universidade Europeia organizou a Conferência "New Tourism - Challenges and Opportunities", que teve lugar no Auditório da Quinta do Bom Nome.
Esta iniciativa teve como propósito abordar os principais desafios e oportunidades na área do turismo. Nestas sessões estiveram presentes painéis de excelência, constituídos por representantes de importantes instituições nacionais do turismo. A conferência recebeu ainda o Professor Greg Richards da Tilburg University, renomado investigador do turismo.
As Mesas-Redondas tiveram lugar durante os dois dias, e foram recordados os efeitos que a pandemia teve no setor, como por exemplo, o encerramento de empresas e a mudança de estratégia de algumas organizações. Foi, também, considerada fundamental a formação dos colaboradores para dar resposta à crescente e contínua expetativa dos consumidores.
Foi ainda referido que o investimento no Turismo deve ser disruptivo e diferenciador, mas simultaneamente, deve depender das tendências que são identificadas através da procura. Nesse sentido, foi abordada a forma como os hotéis devem ser pensados e/ou adaptados a esta nova realidade, através de novos designs e produtos.
Luís Araújo, do Turismo de Portugal, referiu que o ano de 2022 vai ser para o país o melhor ano de sempre a nível de receitas no setor. Para a concretização dos objetivos para o futuro, é, segundo o Presidente, necessário conhecer o novo consumidor, mais informado e que procura experiências autênticas.
A Mesa-Redonda da investigação discutiu as redes colaborativas e a sua importância para o setor, visto que permitem a cooperação entre os diferentes players, o que também possibilita a aquisição de informação útil para as ações futuras na área da sustentabilidade.
Pedro Machado, Presidente da Região de Turismo do Centro, utilizou o exemplo do destino da Serra da Estrela como um desafio de liderança e gestão de crise.
Para a reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira, este evento demonstrou que “uma vez mais, estamos na vanguarda da discussão relevante do que é e será o setor do turismo em Portugal e, no mundo”.