No passado dia 22 de novembro, teve lugar a terceira edição do “África XXI”, uma iniciativa do IPDAL em parceria com a Universidade Europeia, onde estiverem reunidas algumas das mais influentes personalidades e instituições de liderança do pensamento e ação no continente africano.
Tendo em conta a grande crise de escassez alimentar que se ultrapassa globalmente devido à invasão russa à Ucrânia, foi procurado perceber alguns dos mais urgentes desafios que a ordem multilateral enfrenta. Nesse sentido, estiverem presentes Josefa Sacko, Comissária da União Africana para a Agricultura e Desenvolvimento Rural e Georges Chickoti, Secretário-Geral da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico.
Esteve ainda presente neste evento o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Portugal, Francisco André, fundações e think-tanks internacionais, para além de diversas embaixadas.
Os embaixadores da África do Sul, Angola, Egito, Marrocos e Senegal participaram numa Mesa-Redonda, onde foi apresentado um relatório inédito sobre a integração económica e os acordos de livre comércio em África.
A terceira edição do “África XXI” foi, assim, um momento de discussão de questões centrais e urgentes para o continente africano na nova conjuntura global e de oferta aos estudantes da Universidade Europeia de uma experiência marcada pela aprendizagem imersiva, diferenciada e atual.