12994

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 200 999
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048
Máster Universitario en Comunicación y Emprendimiento Digital

Pós-Graduação 100% Online em Comunicação Estratégica Online

A Pós-Graduação em Comunicação Estratégica tem como objetivo dotar os alunos de técnicas e conhecimentos que lhes permitam desenvolver uma abordagem integrada da comunicação, no contexto global da gestão de uma organização.

Selecione o regime preferencial

-20% Candidate-se até dia 3 de fevereiro e usufrua da Bolsa de Apoio ao Estudo de 20%

Pós-Graduação 100% Online em Comunicação Estratégica

Comunicar é gerir. Comunicar é planear. Comunicar é executar. Tudo comunica numa sociedade que hoje vive num contexto de transformação digital. Os canais confundem-se, a rapidez esmaga o tempo para pensar e os mercados tornam-se globais e, ao mesmo tempo, tão personalizados que é possível distribuir serviços para uma única pessoa. Os recursos tecnológicos estão sempre a mudar, com novos conceitos, novas designações e novas regras. Hoje em dia, uma empresa opera numa vertigem de informação e de urgência, muitas vezes afogada em respostas que ficam por dar.

A Pós-Graduação em Comunicação Estratégica quer contribuir para um pensamento integrado de gestão adequado aos mercados atuais, tão diversos quanto complexos. A estratégia antecede a ação e permite fazer as melhores escolhas em cada momento, de acordo com o perfil de cliente, capacidades da marca e contexto.

Comunicar hoje é muito mais do que comunicar. É tomar a melhor decisão baseada em dados quantitativos e qualitativos expurgados de opiniões pessoais. É planear as ações de acordo com os objetivos e adaptar a conjuntura às metas finais da marca. É produzir conteúdo para os media, redes sociais e plataformas sabendo como navegar no algoritmo sem perder o foco no objetivo estratégico de cada campanha.

Por isso, a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica quer dotar os alunos com soluções de resposta a crises, recursos de comunicação com os media, ferramentas de produção, pensamento estratégico e instrumentos de análise para responder a qualquer problema de comunicação de uma organização, numa lógica integrada de gestão 360.

Online Português
Início: Maio 2025
8 meses, 18 ECTS
Faculdade Online

Porquê a Pós-Graduação 100% Online em Comunicação Estratégica?

Objetivos
  • Aplicar técnicas e soluções de comunicação com clientes, media e outros stakeholders internos e externos à organização
  • Desenvolver estratégias de planeamento e gestão de meios para uma comunicação direcionada e eficiente
  • Atuar, antecipar e gerir situações de crise, assim como saber controlar ações de comunicação
  • Analisar os grandes desafios da comunicação moderna, principais players e tendências globais
  • Avaliar o trabalho das organizações e medir os resultados das estratégias de comunicação
  • Desenvolver Planos de Comunicação e produzir conteúdos para ações de comunicação em diferentes plataformas, canais e contextos
Benefícios
  • Forte ligação com o contexto profissional com o desenvolvimento de um plano de ação, com foco na inovação e integração de conhecimentos específicos.
  • Com uma abordagem de ensino prática e focada no desenvolvimento de competências valorizadas no contexto profissional, os conteúdos são desenvolvidos por um corpo docente altamente qualificado e com ampla difusão e prestígio no mercado de trabalho, uma mais-valia para dinamizar o seu networking.
  • Programa inovador em regime 100% online, com uma forte ligação à atualidade e aos desafios correntes na área de Comunicação Estratégica
  • Aquisição de competências chave sobre a ativação dos principais meios e técnicas para comunicar a sua organização.
Fatores Inovadores
  • Modelo pedagógico centrado numa abordagem Online Collaborative Learning, que promove a aprendizagem em rede e com recursos a casos práticos
  • Formato 100% online, com aulas em direto e acesso às gravações e conteúdos em plataforma integrada e sempre disponível
  • Apoio de um gestor académico durante todo o curso.

Plano de estudos

MódulosUnidades de EnsinoDocentes
Estratégias e Soluções de Comunicação- Conceitos essenciais de comunicação
- Mensagem e contexto: Perceção, exposição e memória seletiva
- Diagnóstico da comunicação
- Plano de Comunicação
- Relações com media e estratégias de marca
- Copywriting de conteúdo


Paulo Agostinho

Identidade e Perfil de Comunicação- Identidade corporativa e reputação
- Digital Branding
- Gestão de posicionamento e reputação
- Mapeamento de influência e networking
- Redes de influência e de networking
- Líderes de opinião e comunicação a 2 níveis
- Lobby e relações públicas
- Direito da Comunicação e da Publicidade


Luís Pedro Miguel, Paulo Agostinho e Carlos Ribeiro

Técnicas de Comunicação- Comunicação digital – online e offline
- Storytelling e transmedia
- Técnicas de comunicação com media: regras e armadilhas (do’s e dont’s)
- Técnicas de entrevista
- Gestão de Social Media
- Public Speaking


Névia Vitorino

Prevenção e Gestão de Crise- Modelos de gestão de crise
-Crise e emergência – estudos de caso
- Gestão de perceções
- Comunicação preventiva e reativa
- Os 10 mandamentos da Gestão de Crise
- Planeamento e prevenção
- Estratégias de gestão de crise
- Técnicas de construção e controlo de narrativa
- Controlo de danos reputacionais
- Marketing/Comunicação de guerrilha


João Costa

Avaliação e Controlo de Comunicação-A trilogia: Negócios, Marketing e Comunicação
- Pilares da análise, gestão e controlo de comunicação omnicanal
- Ecossistema das Audiências, Segmentos e Targets
- Análise de Comportamento e Tendências Omnicanal
- Indicadores de Sucesso (KPI), métricas e dimensões: Identificação e definição
- Gestão e Medição de ações de amplificação, conversação e envolvimento
- Gestão de Notoriedade, Reputação e Conflito
- Processos, técnicas e métodos de análise qualitativa e quantitativa


Maria Moura

Produção de Conteúdos- Comunicação multimodal
- Transmedia e Crossmedia
- Comunicação 360
- Bases e desafios da comunicação estratégica
- Produção de conteúdos aplicada
- Construção de meios e estratégias
- Ferramentas de produção de conteúdos


Bruno Rego

Coordenação

Paulo Agostinho

Paulo Agostinho

Coordenador da Pós-graduação em Comunicação Estratégica

Jornalista Editor na Lusa, Agência de Imprensa Portuguesa, especializada em coordenação de networking (notícias locais e internacionais).

Docente da Licenciatura e Mestrado em Comunicação e Media no Instituto Politécnico de Leiria. Doutorando em Jornalismo e Informação na Universidade Fernando Pessoa.

Paulo Agostinho

Corpo Docente

Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.

  • Bruno Rego: Partner / General Manager at Velcro
  • Carlos Ribeiro: Professor Associado de Estudos Anglísticos (com Agregação em Análise do Discurso), na Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa.
  • João Costa: Consultor de comunicação; Gestor de crises
  • Luis Pedro Miguel: Professor Assistente – IADE
  • Maria Moura: Digital strategist e consultora de marketing
  • Névia Vitorino: Press adviser da Fenprof; ex-jornalista da TVI

Saídas profissionais

Este programa contribui para reforçar as competências de quem pretende trabalhar ou liderar equipas e projetos de áreas específicas de gestão e consultoria de comunicação (interna e externa, online e offline), assessoria de imprensa, gestão de plataformas e redes sociais. Sendo uma área que as organizações consideram cada vez mais estratégica para consolidar e potenciar o seu posicionamento, a procura de profissionais qualificados em comunicação é transversal a múltiplas áreas de atividade.

Metodologia Online

Flexibilidade

Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

Para si

Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

Aprendizagem experiencial

Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura online.

None