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Comunicar é gerir. Comunicar é planear. Comunicar é executar. Tudo comunica numa sociedade que hoje vive num contexto de transformação digital. Os canais confundem-se, a rapidez esmaga o tempo para pensar e os mercados tornam-se globais e, ao mesmo tempo, tão personalizados que é possível distribuir serviços para uma única pessoa. Os recursos tecnológicos estão sempre a mudar, com novos conceitos, novas designações e novas regras. Hoje em dia, uma empresa opera numa vertigem de informação e de urgência, muitas vezes afogada em respostas que ficam por dar.
A Pós-Graduação em Comunicação Estratégica quer contribuir para um pensamento integrado de gestão adequado aos mercados atuais, tão diversos quanto complexos. A estratégia antecede a ação e permite fazer as melhores escolhas em cada momento, de acordo com o perfil de cliente, capacidades da marca e contexto.
Comunicar hoje é muito mais do que comunicar. É tomar a melhor decisão baseada em dados quantitativos e qualitativos expurgados de opiniões pessoais. É planear as ações de acordo com os objetivos e adaptar a conjuntura às metas finais da marca. É produzir conteúdo para os media, redes sociais e plataformas sabendo como navegar no algoritmo sem perder o foco no objetivo estratégico de cada campanha.
Por isso, a Pós-Graduação em Comunicação Estratégica quer dotar os alunos com soluções de resposta a crises, recursos de comunicação com os media, ferramentas de produção, pensamento estratégico e instrumentos de análise para responder a qualquer problema de comunicação de uma organização, numa lógica integrada de gestão 360.
Online | Português |
Início: Maio 2025 | 8 meses, 18 ECTS |
Faculdade Online |
Módulos | Unidades de Ensino | Docentes |
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Estratégias e Soluções de Comunicação | - Conceitos essenciais de comunicação - Mensagem e contexto: Perceção, exposição e memória seletiva - Diagnóstico da comunicação - Plano de Comunicação - Relações com media e estratégias de marca - Copywriting de conteúdo | Paulo Agostinho |
Identidade e Perfil de Comunicação | - Identidade corporativa e reputação - Digital Branding - Gestão de posicionamento e reputação - Mapeamento de influência e networking - Redes de influência e de networking - Líderes de opinião e comunicação a 2 níveis - Lobby e relações públicas - Direito da Comunicação e da Publicidade | Luís Pedro Miguel, Paulo Agostinho e Carlos Ribeiro |
Técnicas de Comunicação | - Comunicação digital – online e offline - Storytelling e transmedia - Técnicas de comunicação com media: regras e armadilhas (do’s e dont’s) - Técnicas de entrevista - Gestão de Social Media - Public Speaking | Névia Vitorino |
Prevenção e Gestão de Crise | - Modelos de gestão de crise -Crise e emergência – estudos de caso - Gestão de perceções - Comunicação preventiva e reativa - Os 10 mandamentos da Gestão de Crise - Planeamento e prevenção - Estratégias de gestão de crise - Técnicas de construção e controlo de narrativa - Controlo de danos reputacionais - Marketing/Comunicação de guerrilha | João Costa |
Avaliação e Controlo de Comunicação | -A trilogia: Negócios, Marketing e Comunicação - Pilares da análise, gestão e controlo de comunicação omnicanal - Ecossistema das Audiências, Segmentos e Targets - Análise de Comportamento e Tendências Omnicanal - Indicadores de Sucesso (KPI), métricas e dimensões: Identificação e definição - Gestão e Medição de ações de amplificação, conversação e envolvimento - Gestão de Notoriedade, Reputação e Conflito - Processos, técnicas e métodos de análise qualitativa e quantitativa | Maria Moura |
Produção de Conteúdos | - Comunicação multimodal - Transmedia e Crossmedia - Comunicação 360 - Bases e desafios da comunicação estratégica - Produção de conteúdos aplicada - Construção de meios e estratégias - Ferramentas de produção de conteúdos | Bruno Rego |
Corpo docente composto por profissionais do ramo, com larga experiência.
Este programa contribui para reforçar as competências de quem pretende trabalhar ou liderar equipas e projetos de áreas específicas de gestão e consultoria de comunicação (interna e externa, online e offline), assessoria de imprensa, gestão de plataformas e redes sociais. Sendo uma área que as organizações consideram cada vez mais estratégica para consolidar e potenciar o seu posicionamento, a procura de profissionais qualificados em comunicação é transversal a múltiplas áreas de atividade.
Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.
Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.
Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avance com a formalização da candidatura online.