12628

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Pós-Graduação em Gestão Lisboa - Blended

Visão prática e imersiva das várias áreas da Gestão com vista a uma alta performance no mercado empresarial.

Selecione o regime preferencial

Pós-Graduação em Gestão

Programa Blended - aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.

O ambiente competitivo apresenta inúmeros desafios que advêm da incerteza que caracteriza o contexto em que vivemos, amplificada pela volatilidade dos comportamentos dos agentes políticos, económicos, reguladores, consumidores, influenciadores. Daqui decorrem novos cenários estratégicos que implicam maior criatividade e adaptabilidade, impõem flexibilidade organizacional e o domínio de metodologias e ferramentas que são novas e por vezes provêm de áreas pouco tradicionais.

A Pós Graduação em Gestão é um programa que visa fornecer dois temas complementares e igualmente importantes: a experiência concreta com as novas ferramentas (de análise e atuação) e um espaço de reflexão e de interpretação destes novos contextos competitivos.

Blended
Quinta do Bom Nome 10 meses/ 136 horas, 32 ECTS
Início: Outubro 2024
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia

Porquê a Pós-Graduação em Gestão?

Benefícios
  • Contato e experiência com ferramentas sofisticadas de análise, decisão e atuação.
  • Discussão e modelação dos contextos competitivos e dos novos desafios.
  • Identificação, análise e discussão dos principais fatores críticos de sucesso no futuro próximo.
  • Experiência com metodologias de design thinking e discussão de casos de reinvenção da atividade.
  • Projeto pessoal e empresarial com apoio de especialistas em áreas críticas.
  • Modelo de formação totalmente compatível com uma atividade profissional a tempo completo, envolvendo aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.
Objetivos
  • Aumento de competências analíticas de situações complexas em termos de contextos de competição;
  • Aumento de competências de identificação de variáveis críticas e de utilização de metodologias e ferramentas de análise de dados;
  • Aumento de competências de inovação e criação de soluções disruptivas;
  • Aumento de competências nos domínios das soft skills e no relacionamento e gestão de recursos humanos, financeiros e tecnológicos;
  • Desenvolvimento integrado de competências e foco no contexto e experiência pessoal.
Fatores Inovadores
  • Atualidade :: Conteúdos que refletem os desafios presentes e futuros.
  • Aplicabilidade :: O objeto de estudo e análise são casos concretos.
  • Ferramentas :: Utilização prática de ferramentas de análise e de decisão em contextos de transformação digital e de segmentação e foco em mercados.
  • Experiência :: Docentes com experiência profissional nas áreas relevantes e com competências pedagógicas e académicas.
  • Continuidade :: Possibilidade de continuação dos estudos para a obtenção de grau de mestre com base em processo de Creditação.
Destinatários
  • Quadros para posições de maior responsabilidade organizacional.
  • Dirigentes de start ups para os contextos de mercado em fases de scale up.
  • Dirigentes de PMEs para contextos de expansão e internacionalização.
  • Quadros oriundos de áreas de engenharia e ciências sociais para contextos de direção e gestão.

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Novos Paradigmas num mundo em mudança
DOCENTES: José Manuel Fonseca
41
Inteligência Competitiva
DOCENTES: Luís Madureira
123
Experiência Digital
DOCENTES: Maria do Carmo Leal
123
Um mundo de dados
DOCENTES: Fernando Gonçalves
123

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Gestão de Projeto Agile
DOCENTES: Orlando Fontan
123
Procura Digital Aplicada
DOCENTES: José Morais da Silva
123
Contabilidade de Gestão
DOCENTES: Vera Pinto
123

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Pensamento Estratégico
DOCENTES: José Manuel Fonseca
41
IA Generativa
DOCENTES: Artur Agostinho
41
Gestão da Jornada do Cliente
DOCENTES: Rui David da Cruz
123
Projeto
DOCENTES: Orlando Fontam
8 | Aula Online Live1

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Gestão de Pessoas em Tempo de Volatilidade
DOCENTES: António Sacavém
12 | Aula Online Live3
Finanças em Tempo de Incerteza
DOCENTES: Carlos Santos Pinho
123
Projeto
DOCENTES: Orlando Fontan
8 | Aula Online Live1

Coordenação

Diogo Ribeiro dos Santos

É doutorando em Gestão pela Universidade Europeia, dourando em Ciências e Tecnologias de Informação no ISCTE-IUL, pós-graduado em Enterprise Data Science and Analytics pela NOVA IMS, em Gestão e Direito de Empresas, pela Universidade Nova de Lisboa, Executive MBA pela AESE/IESE e licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa.

É professor na Universidade Europeia, professor de Finanças na AESE, onde dirigiu o Next Generation Program, e consultor independente.

Foi CEO na Sixt Rent-a-Car Portugal, e administrador financeiro na Insight Venture – Sociedade de Capital de Risco e na Navalrocha – Sociedade de Construção e Reparação Navais, SA. Ainda anteriormente, exerceu as funções de adjunto do Ministro da Defesa Nacional, de diretor do Departamento de Assuntos Jurídicos do Ministério da Defesa Nacional e de vice-presidente do Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD).

É, correntemente, Investigador no projeto de I&D da Universidade Europeia “PDE vs DLN methods for pricing European-style financial options: A performance comparison” (2024-25).

Docentes

António Sacavém

Professor Auxiliar na Universidade Europeia. Professor Convidado no IPAM. Dá formação em Competências de Comunicação, Liderança e Negociação, em diversas empresas Nacionais e Internacionais (ex: Toyota, Fujitsu, Farfetch, Grupo Impresa, Instituto de Informática, etc.). Dá apoio, através do coaching de equipas, a processos de gestão da mudança, desenvolvimento organizacional, reflexão estratégica, motivação de equipas e profiling. Foi Diretor de Negócios na SONAE. Doutoramento em Gestão pela Universidade Europeia – Laureate International Universities, com dissertação em Liderança e Comunicação. Mestrado em Comportamento Organizacional, pelo ISPA. Executive MBA, pelo ISCTE Business School. Leadership & Organizational Transformation, pela London Business School. Executive Coach (ACC by ICF) e Autor. Partner na António Sacavém Communication Academy ®. Partner para Portugal do Center for Body Language International. Fundador das marcas Microexpressões Faciais® e Linguagem Corporal®. Foi convidado a desenvolver a rúbrica “Força de Expressão”, na SIC. O seu trabalho tem vindo a ser partilhado em diversos canais televisivos incluindo a SIC, a RTP1, a TVI e a TVI24. Realiza investigação nas áreas da liderança, comunicação, contágio emocional e afins.

Artur Agostinho

Artur Agostinho é diretor da PwC para a área de AI e Data security e aplicações de negócio. Foi diretor da Microsoft na região Ibérica e possui ampla experiência na área de aplicações financeiras e de transformação digital na indústria e nos serviços. As suas funções atuais estão no centro da transformação digital em particular na exploração do potencial da Inteligência Artificial Generativa, assunto que o apaixona quer no plano profissional quer como investigador. É mestre em Estratégia e Gestão Empresarial e possui formações nas áreas de negociação, vendas e gestão.

Carlos Pinho

Docente do ensino superior há mais de 20 anos, nas áreas das finanças, contabilidade, auditoria e estatística. Experiência como auditor financeiro há mais de 20 anos, desde os níveis de staff até ao nível de sócio, sendo atualmente Partner em empresa internacional de auditoria. Possui igualmente experiência de 5 anos como diretor de empresa do setor segurador na área do atuariado e planeamento. Revisor Oficial de Contas Especialista, Economista, Atuário e Contabilista Certificado. Doutorado em Gestão, possuindo igualmente um mestrado em Finanças, MBA e licenciatura em Gestão.

Fernando Gonçalves

Fernando Gonçalves é Professor Auxiliar na Universidade Europeia desde 2012. Leciona Cálculo, Álgebra Linear, Estatística e Econometria em programas de licenciatura e Estatística Multivariada em programas de doutoramento. Tem um Ph.D. em Matemática e Estatística pela University of Edinburg, tendo prosseguido estudos pós-doutorais na Australian National University e no ISEG - Lisbon School of Economics and Management da Universidade de Lisboa. Tem como interesses de investigação Matemática Financeira e, secundariamente, Econometria Aplicada, sendo membro integrado do CEMAPRE - Centre for Applied Mathematics and Economics do ISEG. É investigador em projetos internacionais, estando o seu trabalho publicado em várias revistas científicas, como Abstract and Applied Analysis e Advances in Difference Equations. É, também, Professor Auxiliar Convidado no ISEG, onde leciona nos três ciclos de estudo.

José Morais de Silva

José Morais da Silva é licenciado em Marketing, Publicidade e Relações-Públicas pelo ISLA -Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa, Mestre em Psicologia das Emoções pelo ISCTE-IUL –Instituto Universitário de Lisboa, com especialização em comunicação subliminar e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, com especialização em comunicação não verbal. É investigador júnior do CECC -Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da UCP, inserindo-se na linha de investigação “Media, Tecnologia e Contextos”. As suas principais áreas de interesse são as Ciências da Comunicação, Marketing e Publicidade, e a ciência do Comportamento do Consumidor. Tem desenvolvido especialização nas áreas do Marketing Digital, onde leciona nos programas de Licenciatura, Mestrados e Formação de Executivos. Domina as técnicas de SEO e os modelos de negócio online. Para além da docência, exerce funções de consultor na área do Business Development, Transformação Digital e Comunicação Estratégica, tendo participado recentemente como consultor para a implementação e lançamento da plataforma digital da oferta formativa da SGS Academy em Portugal, da multinacional SGS.

Luis Madureira

Luís Madureira é Managing Partner da ÜBERBRANDS, boutique de consultoria estratégica global que aconselha organizações e os seus líderes a navegar o ambiente competitivo através de Competitive Intelligence (CI). Foi Global CI Practice Lead da Ogilvy Consulting e Executive Board Member da Sociedade Central de Cervejas / Heineken Group com os pelouros da Inovação e Intelligence. Professor convidado de CI e Inovação em Portugal, França e Eslovénia, Keynote Speaker internacional pela Thinking Heads, Chairman da Strategic & Competitive Intelligence Professionals (SCIP), e Fellow do Council of CI Fellows. Licenciado em Economia pela NOVA SBE e CIP-II (Master of CI) pela ACI, é actualmente PhD Student na NOVA Information Management School (IMS) em Sistemas de Informação e Decisão.

Maria do Carmo Leal

Doutorada em Marketing pelo ISCTE-IUL, com tese em Branding in Social Economy Companies. Tem um MBA pela Universidade Católica, com especialização em Marketing, e tese também na área de branding.
Tem investigado, predominantemente, nas áreas de marketing and socialmarketing, com publicação em revistas científicas como: Journal of Marketing Education, Qualitative Market Research e Marketing Intelligence & Planning.
É Professora na Universidade Europeia, onde leciona vários cursos nas áreas de Marketing e de Digital Marketing em licenciaturas e programas de mestrado. É também Professora Convidada no ISCTE-IUL, lecionando Social Marketing a nível pósgraduado.

Rui David da Cruz

É sócio fundador da SCAL3, consultor de Marketing Programático e Digital Customer Journey e docente convidado no programa de formação para executivos na Universidade Europeia. Especializado em Marketing Digital e em Business Analytics e Big Data pela Universidade Católica, começou por estudar Engenharia Electrotécnica e Computadores no Instituto Superior Técnico em Lisboa mas foi no IADE com o curso superior de Marketing e Publicidade que consolidou a sua formação. Iniciou carreira e desenvolveu atividade em agências de meios onde trabalhou diversos clientes, desde o setor automóvel como o Grupo Volkswagen ao setor financeiro com a OK! Teleseguro passando por coordenação de projetos “Brand Entertainment” para a Procter & Gamble. Conta com mais de 20 anos de experiência profissional, sobretudo na área do planeamento e compra de meios e também no desenvolvimento estratégico de comunicação para as marcas numa perspectiva integrada. Em 2012 criou a sua própria unidade de negócio pioneira em Portugal baseada em marketing programático com o desenvolvimento de projetos internacionais para empresas portuguesas exportadoras. Com um pensamento analítico aliado à inteligência emocional da comunicação publicitária, é o defensor de uma abordagem baseada em dados. Hoje tem uma linha dedicada com vários parceiros tecnológicos internacionais e é responsável pelo desenho e implementação de soluções programáticas de marketing e publicidade para as marcas.

Vera Pinto

É professora assistente na Universidade Europeia desde 2014, onde leciona nas áreas de contabilidade financeira, contabilidade de gestão e gestão financeira, e professora convidada na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT). É doutoranda em Gestão na Universidade Europeia, segue a linha de investigação na área da Gestão, no âmbito da extensão do serviço oferecido e categorias de clientes: o caso dos contabilistas certificados. Integra a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP), onde se insere na linha de investigação de Políticas Públicas, Instituições e Inovação, da Universidade de Aveiro, e é membro da Rede Portuguesa de Investigação em Contabilidade (GRUDIS). É mestre em Contabilidade pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), mestre em Gestão de Recursos Humanos pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos – na perspectiva da gestão com as pessoas – pelo ULHT e licenciada em Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Ciências da Administração (ISCAD). É formadora profissional desde 2010 e contabilista certificada desde 2009, sendo, ainda, sócia da Montibalanço – Gabinete de Contabilidade e Serviços Lda. e mentora do projeto Vera Pinto Contabilidade e Serviços. É presidente do conselho fiscal da Associação Profissional de Formadores.

Saídas profissionais

A Pós-Graduação em Gestão dota os profissionais de incrementos substantivos em domínios de competências essenciais para a participação em atividades de gestão com carácter transversal aos sectores de atividade.

Testemunhos

Comillas
ComillasSendo eu profissional da área de TI, senti necessidade de complementar a minha formação, explorando a área da gestão, pois considero que qualquer que seja o nosso papel numa empresa, devemos compreender os processos de gestão. Um curso que visa o desenvolvimento de competências sobretudo na área de customer experience, finanças e gestão de projetos, para além das competências relacionais, como liderança e coaching. Recomendo esta Pós-Graduação a todos que procuram aprofundar estes conhecimentos.

Guilherme Salvador

Full Stack Engineer, Devoteam

Comillas
ComillasFormação de excelência que alia a proximidade e disponibilidade dos professores, à exigência e rigor nos processos de avaliação. Ajudou-me a redefinir objetivos, alargar horizontes e deu-me ferramentas que uso no meu dia a dia.

Jorge Trincão

Diretor Executivo, Agridistribuição Retalho Especializado SA

Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

1

Pedido de Informação

Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

2

Documentação

Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

3

Candidatura

Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

None