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Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
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Presencial: +351969704048

Pós-Graduação em Intervenções Assistidas por Animais – Cães Lisboa - Blended

Esta Pós-Graduação capacita profissionais a utilizarem animais como co-terapeutas em contextos de intervenção planeada. Com uma abordagem teórico-prática, a formação abrange conhecimentos científicos, técnicos e éticos essenciais para a aplicação das Intervenções Assistidas por Animais.

Selecione o regime preferencial

-20% Candidate-se até dia 3 de fevereiro e usufrua da Bolsa de Apoio ao Estudo. Bolsas limitadas.

Pós-Graduação em Intervenções Assistidas por Animais – Cães

Programa Blended - aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.

Esta Pós-Graduação capacita profissionais a utilizarem animais como co-terapeutas em contextos de intervenção planeada. Com uma abordagem teórico-prática, a formação abrange conhecimentos científicos, técnicos e éticos essenciais para a aplicação das Intervenções Assistidas por Animais.

Destinada a áreas como saúde, ensino, ação social e psicologia, a pós-graduação prepara os participantes para selecionar e preparar os animais adequados, planear intervenções eficazes e promover benefícios físicos, emocionais, sociais e cognitivos. O curso também enfatiza a importância de garantir práticas que respeitem o bem-estar animal e sigam princípios éticos em todas as fases do processo.

Esta formação destaca o papel dos animais como facilitadores no processo terapêutico e educativo, assegurando o equilíbrio entre os benefícios para os humanos e o respeito pela saúde e conforto dos animais envolvidos.

Blended
Quinta do Bom Nome 10 meses / 1 vez por semana
Início: Maio 2025
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia

Porquê a Pós-Graduação em Intervenções Assistidas por Animais – Cães?

Principais Benefícios
  • Contactar com um corpo docente com relevante formação académica e prática profissional, a nível nacional e internacional.
  • Conteúdos atuais e orientados para a prática profissional das Intervenções Assistidas por Animais, com relevância para os cães. Cenário de simulação de um julgamento com profissionais reais e atores.
  • Obter conhecimentos, devidamente fundamentados e assentes em casos adequados à realidade nacional e internacional.
  • Adquirir um conjunto de procedimentos e competências especializadas para a realização de dossier pedagógico.
  • Preparação para integração no mercado de trabalho em entidades e outras instituições.
  • Modelo de formação totalmente compatível com uma atividade profissional a tempo completo, envolvendo aulas presenciais pós-laborais e aulas online live até 20% do programa.
Objetivos do Programa
  • Fornecer conhecimentos teóricos e práticos para o exercício da atividade de terapeuta ou guia.
  • Conseguir trabalhar com o cão num contexto de intervenção em âmbito escolar, de saúde ou de justiça.
  • Conceber e desenvolver um plano de intervenção, com base nas guide lines internacionais das Intervenções Assistidas por Animais.
  • Introduzir metodologia de treino com base no bem-estar do cão. Desenvolvimento de comportamentos de obediência básica no cão para contexto de intervenção.
  • Compreender quais os comportamentos de obediência básica e de que forma devem ser adquiridos.
  • Adquirir controlo eficaz no cão.
  • Estabelecer padrões de interação e conforto emocional e físico para o cão, em contexto de intervenção assistida.
  • Garantir a seleção dos cães, através do processo de avaliação dos seus traços de personalidade, é desenvolvida toda a metodologia que visa garantir as aprendizagens adequadas, nos animais, bem como dotar os terapeutas e treinadores das ferramentas e técnicas que lhes permita uma utilização eficiente, adequada e proporcional do cão, como ferramenta facilitadora.
  • Saber a legislação específica que é necessária à prática informada das Inervenções Assistidas por Animais.
  • Conduzir eficazmente uma sessão de Intervenções Assistidas com Animais em contexto de saúde, educação e justiça.
Fatores Inovadores
  • Programa inovador e diversificado, abrangendo a avaliação e a intervenção em vários ramos da Saúde Humana, Educação e Justiça (e.g., lares e centros dia, escolas de ensino básico, CPCJ, etc).
  • Interação com profissionais e corpo docente altamente qualificado e de diversas áreas, para além das terapias assistidas com animais (e.g., Juízes, Assistentes Sociais, Juristas).
  • Programa maioritariamente presencial, com módulos transversais às diversas áreas das Intervenções Assisitdas por Animais (e.g., Psicologia, Medicina Veterinária, Direito).
  • Atividades pedagógicas teóricas e teórico-práticas para promover uma atuação rigorosa, responsável e ética das Intervenções Assistidas por Animais.
  • Atividades experienciais com metodologias de simulação, análise e discussão de casos práticos.
Modelo Académico Experiencial
  • Metodologias ativas, expositivas, argumentativas e demonstrativas.
  • As aulas articularão uma componente teórica e técnica, em que os estudantes serão confrontados com exercícios, casos práticos e outras atividades de dinamização pedagógica.
  • O programa contempla a atuação e intervenção em cenários profissionais representados, de forma segura e controlada, em formato de simulation-based learning, nos módulos 6. Entrevista Forense e 7. Avaliação Pericial no âmbito do Direito Penal.

ORIENTE GREEN CAMPUS

Para os que têm os olhos postos no Futuro.

A partir de Setembro 2025 a Formação de Executivos irá decorrer no Oriente Green Campus. O novo campus conta com um ambiente inovador, proporcionando um ecossistema de conhecimento e criatividade que promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação.

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras
Ao longo da formação será organizada uma visita de estudo a uma IPSS com respetivo acompanhamento de docente (em data a definir pelo próprio).3
Conteúdos ProgramáticosHoras
  • Sessão de Abertura
  • História e evolução das Intervenções Assistidas com Animais
  • Palestra (convidado a designar)
4
Conteúdos ProgramáticosHoras
  • Definição de Intervenções Assistidas com Animais
  • Modos de atuação das Intervenções Assistidas com Animais
14
Conteúdos ProgramáticosHoras
  • Anatomia, Fisiologia e Sentidos do Cão
  • Sinais Vitais
  • Primeiros Socorros
  • Principais doenças e sintomas
  • Alimentação
  • Medicina preventiva e medidas profiláticas obrigatórias
  • Higiene
  • Bem-estar animal- legislação relativa a cuidados veterinários, alojamento, transporte e circulação de cães
11
Conteúdos ProgramáticosHoras
  • Organização social
  • Domesticação
  • Patologias comportamentais
  • Doenças comportamentais
4
Conteúdos ProgramáticosHoras
  • Princípios e fundamentos da Etologia
  • Bases do comportamento
  • Tipos de comportamento
  • Manifestações do comportamento
14
Conteúdos ProgramáticosHoras
  • Normas do Direito Penal, no qual se preveem os crimes praticados
  • Os vários ramos de direito do ordenamento jurídico português que conferem proteção aos animais de companhia
  • Palestra
8
Conteúdos ProgramáticosHoras/Semana
  • Contributos da Psicologia para a Intervenção Assistida com Cães
  • Benefícios gerais do contacto com o animal
  • Objetivos Cognitivos
  • Objetivos Físicos
  • Objetivos de Fala e Linguagem
  • Objetivos Psicológicos e Sociais
  • Aplicações Clínicas na Intervenção Cão – Humano
  • Aplicações em Contexto Judicial na Intervenção Cão – Humano
  • O Trabalho em Equipa Multidisciplinar
15
Conteúdos ProgramáticosHoras
  • As Intervenções Assistidas com Animais na educação
  • Elaboração de instrumentos facilitadores de Intervenção Assistida por Animais
  • Aplicações na Educação na Intervenção Cão – Humano
  • O Trabalho em Equipa Multidisciplinar
  • Palestra
15
Conteúdos ProgramáticosHoras
  • Introdução: negócio local, concorrência global
  • Identificação do tipo de serviço: missão
  • Decisão do perfil do negócio: físico, online, híbrido
  • Definição dos targets a que se destina
  • Elaboração da estratégia
  • Identificação dos modelos mais viáveis para a operacionalização
  • Produção da matriz da previsão de custos, fixos e variáveis
  • Realização da análise SWOT
  • Criação da identidade, marca e imagem: one sheet briefing
  • Definição da estratégia de marketing para lançamento
  • Adoção das melhores práticas de distribuição multicanal da marca/serviço
  • Projeto
11
Conteúdos ProgramáticosHoras/Semana
  • Introduzir metodologia de treino com base no bem-estar do cão
  • Desenvolvimento de comportamentos de obediência básica no cão para contexto de intervenção
28
Conteúdos ProgramáticosHoras
  • Ética
  • Etiologia e comunicação equina
  • Modelos, Métodos e princípios terapêuticos em psicoterapia
  • Indicações
  • Aplicação/ segurança
4
  • Trabalhos Individuais – 4h
  • Aprovação prática de treino canino para as Intervenções Assistidas por Animais – 7h
  • Avaliação I: Exame escrito individual
  • Avaliação II: Dossier Pedagógico

Coordenação

Pedro Emanuel Paiva

Provedor Municipal dos Animais na Câmara Municipal de Lisboa. Docente Coordenador da pós-graduação “Intervenções Assistidas por Animais - Cães”. Licenciando em Gestão de Emergência, Segurança e Proteção Civil, da Universidade Atlântica. Formador no C entro de Doutrina e Formação - especializado em binómios de intervenção policial, de busca e salvamento, de intervenções assistidas e binómios ao abrigo da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagem -, na Guarda Nacional Republicana. Presença em diversos cenários internacionais no âmbito do Controlo, Inspeção e Vigilância de Fronteiras, da Agência da União Europeia e Guarda Costeira, da Frontex. Fundador da Associação sem fins lucrativos Pet B Havior. Consultor externo da Comissão de Proteção de Crianças de Mafra e do Tribunal de Família e Menores da Comarca de Mafra. Consultor externo da Unidade de Bem Estar Animal e Departamento de Coesão Social, da Câmara Municipal de Oeiras. Consultor no Centro de Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento de Lisboa. Autor e coordenador de diversos livros (e.g., “DesCãoplicar; “SOS Donos em Apuros”; “Eu e o Meu Cão”; “A Psicologia da Pandemia”; “Nós e o Nosso Cão”, “Psicologia do Testemunho: Da Prática à Investigação Científica”; “Animais e Pessoas: Maus-tratos a Animais, Link Para a Violência Contra Pessoas e Intervenção Assistida”). Docente convidado em várias universidades nacionais.

Teresa Santos

Dean da Faculdade Ciências da Saúde da Universidade Europeia, Professora Associada e Coordenadora Vertical de Psicologia da Universidade Europeia.

Psicóloga Clínica, Doutorada em Psicologia da Saúde (ISPA-Instituto Universitário). Psicoterapeuta em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa. Especialista em Psicologia Clínica/Saúde; Psicoterapia; Psicologia da Educação; e Psicologia Comunitária pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Investigadora integrada no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (Vila Real).

Coordenadora Clínica/Científica e/ou investigadora em diversos projetos nacionais e internacionais. Conta com mais de 45 publicações editadas, incluindo artigos internacionais/nacionais, capítulos de livros, relatórios científicos, comunicações e prémios/distinções.

Investigação: CIENCIAVITAE: 8A15-0D62-CBCD | ORCID: 0000-0001-9947-6022

Docentes

Médica Veterinária e Diretora do Departamento de Bem-Estar Animal do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas- desde 2021. Membro da Comissão Técnica de Bem-Estar Animal da Ordem dos Médicos Veterinários em 2010. Especialista em Bem-estar Animal e membro das Comissões de Avaliação, convidada pela Ordem dos Médicos Veterinários ao abrigo do Regulamento 529/2014 “Regulamento Geral de Especialidades da Ordem dos Médicos Veterinários” em 2015. Perita no Ministério Público e consultora de vários grupos parlamentares da Assembleia da República, em matérias relacionadas com a proteção e a sanidade animal desde 2006.

Biólogo, Diretor do Departamento de Conservação da Natureza e Biodiversidade, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. Especialista em M&E (seguimento e avaliação), para o Projeto Reflor CV, "Construindo a capacidade adaptativa e resiliência do setor florestal em Cabo Verde" Lead author e membro do drafting group da União Europeia para o Item Mainstreaming Biodiversity, Convenção para a Diversidade Biológica. Team leader da equipa para o desenvolvimento da Política Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (PNADS) da Guiné-Bissau. Diretor do Departamento de Ambiente, Serviços e Gestão Urbana, Câmara Municipal de Sintra. Diretor do Parque Natural de Sintra-Cascais.

Jurista, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, com 30 anos de experiência na Administração Pública. Atividade profissional na área da organização e gestão de procedimentos jurídico-administrativos, preparação de normas e compliance, análise e preparação de procedimentos no âmbito da contratação pública, e no âmbito de reclamações e recursos administrativos, procedimentos disciplinares e inquirições internas. Atividade de 8 anos em matéria de Direito do Arrendamento. Deputado à Assembleia da República, onde integra a Comissão de Defesa Nacional, da qual é o presidente do Grupo de Trabalho para os Antigos Combatentes, integrando ainda as comissões parlamentares permanentes de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto e da Transparência e Estatuto dos Deputados, integrando ainda a Comissão Parlamentar de Inquérito à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. É ainda membro da Assembleia Municipal de Lisboa, desde 2021, onde preside à respetiva Comissão de Ambiente e Estrutura Verde, que acompanha as matérias do Ruído, Estrutura Verde e Plano Verde, Proteção Animal e Metrologia. É também o presidente da Mesa da Assembleia Geral da EMEL - Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa.

Licenciada em Educação de Infância, especializada em Educação Especial, Mestrada em Terapias Comportamentais e Cognitivas. Inicia funções docentes como Educadora de Infância e após término da especialização em Educação Especial integra o grupo de recrutamento 910, do Ministério da Educação. Ao longo do seu percurso profissional, acumula funções de docente de Educação Especial, coordenação de departamento, coordenadora e docente de Unidades de Ensino Estruturado e funções de docente colaboradora no Instituto Superior de Educação e Ciências, do curso de Educação Básica. Desenvolve ações de formação no âmbito da Educação Especial e também, recentemente, na área das Intervenções assistidas por Animais na Educação. Frequenta também diversas ações de formação, na procura constante de mais saber.

Psicóloga clínica desde 1996, formada na Universidade Independente. Desde 2019 que acumula diversos projetos na área da terapia assistida com animais em vários contextos, unidades especializadas em escolas, lares de idosos, paralisia cerebral, justiça restaurativa e em clínica.

Psicólogo Clínico e Forense. Coordenador da Mind - Instituto de Psicologia Clínica e Forense. Doutorado em Psicologia Forense pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Autor e coordenador de diversos livros.

Formou-se em Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL), onde frequentou também um MBA Executive em Estratégia e Gestão de Empresarial. Frequentou ainda o Poynter Institute na Florida, bem como o Newsplex, na Universidade da Carolina do Sul, também nos EUA. Lecionou na UAL mais de duas décadas e foi jornalista 23 anos, passando pelo Diário de Notícias, Público, Correio da Manhã, Expresso e SIC Notícias. Do seu percurso constam idas a Bruxelas como formador na Comissão Europeia. É responsável pela Comunicação Estratégica na equipa do Provedor Municipal do Animal de Lisboa, Pedro Paiva, e administrador Executivo de uma unidade de saúde, setor onde também é B2B health business executive consultant.

Mestrado Integrado em Psicóloga Clínica, (ISPA-Instituto Universitário). Psicoterapeuta em Terapias Comportamental, Cognitiva e Integrativa. Especialista em Psicologia Clínica/Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Pós-Graduação em Neuropsicologia da Criança e do Adolescente pelo ISPA. Pós Graduação em Educação Emocional pela Divulgação Dinâmica (Sevilha). Intervenção e treino em Inteligência Emocional em crianças pelo Método Kula. Formação em Avaliação e Intervenção em Dificuldades de Aprendizagem e PHDA pela Academia da Dislexia (Prof. Dr. Octávio Moura) Formação e treino em Terapia Dialética Comportamental (Prof.Jill Rathaus/Marsha Linehan). Formação em Terapia Focada nas Emoções (APTCCI). Formação em Avaliação e Regulação Parental – APTCCI. Formação em Intervenção e Treino de Perturbação de Humor (Prof. Eduardo Vieta/Madrid). Formação em Hipnoterapia Cognitiva pelo Prof Dr Benomy Silberfar na Academia Dr. Alberto Lopes. Formação Avançada em MBSR (Centro Mindfullness). Membro Efetiva da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro da Associação Americana de Psicologia. Membro da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental Cognitiva e Integrativa. Orientadora e Supervisora do Ano Profissional Júnior na OPP. Formadora Certificada, pelo IEFP. Membro Certificada pela The Global Standard for Equine Assisted Psychotherapy & Personal Development (Island/NewYork)-Fundamentals of Eagala Model Practice. (EAGALA). Formação em Terapias Assistidas por Animais (Equinos e Canídeos)-CRIAP. Frequência em Terapias Assistidas Por Equinos – Método. CEO da Integra e Voa, um projeto de investigação e abordagem integrativa com uma visão holística e global na intervenção terapêutica.

Saídas profissionais

Desempenho, atual ou futuro, de funções de enquadramento técnico e científico das Intervenções Assistidas por Animais.

    Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

    Candidaturas e Admissões

    Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

    O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

    Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

    1

    Pedido de Informação

    Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

    2

    Documentação

    Reúna todos os documentos solicitados no processo de admissão

    3

    Candidatura

    Avance com a formalização da candidatura presencial ou online

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