18628

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Pós-Graduação em Liderança e Desenvolvimento Pessoal Lisboa - Blended

A Pós-Graduação em Liderança e Desenvolvimento Pessoal é um programa prático e inovador, desenhado para capacitar os profissionais de técnicas e habilidades de liderança eficazes com vista a uma alta performance.

Selecione o regime preferencial

-20% Candidate-se até dia 3 de fevereiro e usufrua da Bolsa de Apoio ao Estudo. Bolsas limitadas.

Pós-Graduação em Liderança e Desenvolvimento Pessoal

Programa Blended - aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.

A Pós-Graduação em Liderança e Desenvolvimento Pessoal é um programa inovador, desenhado para capacitar os profissionais de competências, técnicas e habilidades de liderança eficazes, promovendo o autoconhecimento do líder, uma interação positiva com os outros e uma orientação proativa para o futuro.

Assente num modelo académico experiencial, com forte componente imersiva e reflexiva, e composto por um corpo docente especialista e renomado este programa prepara e orienta os profissionais para uma liderança de equipas eficiente e de alta performance.

O curso inclui ainda um plano de desenvolvimento pessoal e o respetivo programa de acompanhamento através de sessões de coaching ou mentoring.

Blended
Quinta do Bom Nome 8 meses / 2 vezes por semana / 102h
Início: Maio 2025
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia

Porquê a Pós-Graduação em Liderança e Desenvolvimento Pessoal?

Principais Benefícios
  • Permite o autoconhecimento como o ponto de partida para a criação de uma liderança eficaz.
  • Engloba a relação com o outro e com o futuro, preparando o líder para uma realidade em constante mudança.
  • Experimentação e contacto com a realidade organizacional através das inovadoras metodologias pedagógicas e do corpo docente ativamente envolvido nas organizações.
  • Construção do Plano de Desenvolvimento Individual ao longo do curso, com acesso a sessões individuais de coaching.
  • Corpo docente composto por profissionais e académicos de referência.
  • Programa com a certificação de qualidade da curadoria “Liderança e Competências” da Associação Lusofonia Digital.
  • Modelo de formação totalmente compatível com uma atividade profissional a tempo completo, envolvendo aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.
Objetivos
  • Capacitar os participantes a desenvolver habilidades de liderança eficazes, promovendo o autoconhecimento do líder, uma interação positiva com os outros e uma orientação proativa para o futuro.
  • Dotar os participantes de uma aprendizagem imersiva através da metodologia pedagógica experiencial, com recurso a técnicas como Simulation Based Learning, Problem Based Learning e Challenge Based Learning.
  • Criação de um plano de desenvolvimento pessoal e o respetivo programa de acompanhamento através de sessões de coaching ou mentoring.
  • Preparar o líder para os desafios atuais e futuros, enquanto promove a ética, a responsabilidade social e a diversidade entre outros temas.
Fatores Inovadores
  • Experiência imersiva com a Integração de módulos experienciais Simulation Based Learning, Problem & Challenge Based Learning, com dinâmicas de reflexão individual e em grupo, com forte componente de autoconhecimento e simultaneamente ligação à realidade atual.
  • Construção do Plano de Desenvolvimento Individual do participante em sessões de coaching e de mentoring.
  • Integração de práticas de liderança com abordagens atuais do mundo do trabalho (como a inclusão e a diversidade, a segurança psicológica, a felicidade no trabalho, o coaching na liderança, entre outros).
  • Forte componente prática, alinhada com os desafios e as necessidades das lideranças intermédias.
  • Forte componente de networking e criação de comunidade, com encontros de partilha ao longo do programa e posteriormente enquanto Alumni.
  • Plano de desenvolvimento pessoal e respetivo programa de acompanhamento através de sessões de coaching ou mentoring.

ORIENTE GREEN CAMPUS

Para os que têm os olhos postos no Futuro.

A partir de Setembro 2025 a Formação de Executivos irá decorrer no Oriente Green Campus. O novo campus conta com um ambiente inovador, proporcionando um ecossistema de conhecimento e criatividade que promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação.

Reconhecimento

Certificado pela curadoria de Liderança e Competências da Lusofonia Digital.

Plano de estudos

Unidades curricularesHorasECTS
Sessão de Abertura2
Liderança e Cultura2
Valores e Personalidade2
Inteligência emocional2 presencial | 2 online síncrono
Forças e Recursos4
Desenvolver o Capital Psicológico (Otimismo, Resiliência, Auto-eficácia, Esperança)8
Técnicas de Mindfullness4
Autoconhecimento e autorregulação4 Online Síncrono
Plano individual de bem-estar subjetivo e psicológico2 Online Síncrono
Estilos de liderança2 Online Síncrono
Perguntas para o Líder? Convidado Jorge Bravo – Advisor to the Board of Directors ITSector2

 

Unidades curricularesHorasECTS
Gestão e Liderança4
Equipas Coesas2
Motivação de Equipas4 | 2 Online Síncrono
Comunicação Consciente e Empática4 presencial | 2 online síncrono
Conversas difíceis e Gestão de Conflitos4
Práticas para a Inovação e Criatividade2
Práticas colaborativas nas equipas2 Online Síncrono
Mentoring e Coaching na Liderança4
Programa de Desenvolvimento individual2
Perguntas para o Líder? Convidada Antonieta Loureiro – Managing Diretor Siemens Energy2

 

Unidades curricularesHorasECTS
Otimização do Capital Humano2 presencial | 2 online síncrono
Gerir a Mudança2 presencial | 2 online síncrono
Os desafios da Sustentabilidade2
Gerir a diversidade4
Equidade e Inclusão2
Sustentabilidade e Segurança Psicológica2
Humanização e Cultura Organizacional Positiva2 presencial | 2 online síncrono
Os desafios da liderança na era Digital2 presencial | 2 online síncrono
Liderar com Propósito2 presencial | 2 online síncrono
Apresentação do CBL2

 

Coordenação

Andrea Fontes

Co-Coordenadora

Coordenadora da licenciatura e mestrado em GRH na Universidade Europeia e exerce ainda funções de Coach, Psicóloga Clínica e Consultora de Recursos Humanos (RH). Professora na Universidade Europeia e no ISCTE é também Investigadora na Business Research Unit (BRU-IUL) e possui 20 anos de experiência em multinacionais, em diversas áreas, desde Marketing e Vendas até Pesquisas de Mercado e RH. É Licenciada em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE e em Psicologia pela Universidade Lusófona, tem um mestrado em Psicologia Aconselhamento e Psicoterapia e o doutoramento em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE. As suas publicações científicas e interesses de pesquisa giram em torno de práticas de RH para o desenvolvimento e intervenções positivas no local de trabalho.

Sara Midões

Co-Coordenadora

Licenciada em Direito pela UL e tem um mestrado em Marketing no ISCTE-Business School e uma Pós-Graduação em Psicologia Positiva Aplicada no ISCSP. Outra formação inclui The Science of Wellbeing (Yale University), Mediação de Conflitos (IMAP), DISC Behaviour Analyst (DISC International, Design Thinking (Echos School). Com um percurso profissional ligado à Comunicação e ao Marketing, tem mais de 15 anos de experiência executiva e de formação em contexto corporativo.

Atualmente é fundadora da Community, consultora, formadora e Positive Psychology Practitioner.

Docente convidada do ISCSP-UL, da Católica Lisbon – Executive Education e da Universidade Europeia, onde leciona Gestão de Competências no Mestrado de GRH.

Docentes

Psicóloga social e organizacional e candidata a doutora em Gestão, com especialização em recursos humanos e comportamento organizacional pelo Iscte, Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente exerce funções como Professora Auxiliar e Coordenadora de Práticas Pedagógicas na Universidade Europeia. É professora em diferentes unidades curriculares, tais como Gestão Estratégica de Recursos Humanos, ou Gestão da Mudança e Aprendizagem Organizacional. Já lecionou em diferentes instituições de ensino portuguesas unidades curriculares como Comportamento Organizacional, Metodologias de Investigação, entre outras.

É doutora em Políticas de Gestão de Recursos Humanos, pelo ISCSP. Atualmente exerce funções como Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologias e é Coordenadora do Mestrado de Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Online, na Universidade Europeia.

Conta com vários anos de experiência de gestão de projetos estratégicos de Recursos Humanos e cargos de direção em Consultoria de Desenvolvimento de Capital Humano, a nível nacional e internacional. É responsável de Learning & Development e Qualidade em contexto multinacional, tendo a seu cargo a estratégia de desenvolvimento de equipas em diferentes geografias.

A sua investigação centra-se nas áreas de gestão de recursos humanos e comportamento organizacional, essencialmente no que respeita aos temas de Aprendizagem, Comprometimento, Práticas inovadoras em GRH, Employer Experience, Gestão de Pessoas (Gestão de Carreiras, de Desempenho, de Incentivos, Liderança), Sustentabilidade em GRH, GRH em contextos multiculturais, Tomada de Decisão. Tem publicado em jornais científicos de referência, a nível internacional. Escreve ainda para revistas nacionais na área de Gestão de Recursos Humanos.

É Diretora-Geral da Operação Nariz Vermelho, Fundadora da Shape Your Future e Professional Coach Certificada (PCC) pela International Coaching Federation.

Com um percurso empresarial de mais de 25 anos, assumiu cargos de liderança em vários setores (Saúde - CUF; Educação - The Lisbon MBA; Retalho - Jerónimo Martins e Energia - BP) em diferentes países (Inglaterra, México, Espanha e Portugal) e empresas de diferentes dimensões.

Tem uma licenciatura em Gestão do ISEG, um MBA da Católica Lisbon School of Business & Economics e formação em coaching pela New Ventures West. É ainda certificada em Coaching de Grupos e MBTI. Na sua atividade como Coach tem mais de 1000 horas de coaching com profissionais baseados em diferentes geografias, indústrias e graus de senioridade, ajudando-os no seu processo de desenvolvimento, por forma a atingirem o seu potencial máximo.

É Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra, desde 2008.

Sempre exerceu e exerce funções em Psicologia Clínica e Saúde e como Psicoterapeuta em contextos clínico, hospitalar e comunitário. Possui também mais de 10 anos de experiência como docente no Ensino Superior em Cursos de Licenciatura, Mestrado e Especializações Avançadas em Psicologia. Tem mais de 15 anos de formação avançada e especializada em Terapias Cognitivo Comportamentais Contextuais, especificamente a formação como Teacher no Programa Mindfulness Based Stress Reduction pelo MBPTI da Universidade da Califórnia, San Diego. Conta com uma ampla participação em eventos científicos nacionais e internacionais, e colaboração com

instituições públicas e privadas em diversos workshops, formações e conferências, bem como publicação científica.

Docente Universitária de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional; Coordenadora na Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia e na Faculdade online da Universidade Europeia, desde 2001. Autora e co-autora de vários livros sobre Recursos Humanos e áreas conexas, e cronista de meios da especialidade. Membro de Órgãos de Gestão e direção da Santa Casa da Amadora, da Associação Portuguesa de Ética Empresarial, Associação Profissional de Formadores e da Lusofonia Digital (Curadora Nacional). Embaixadora em Portugal do ODS 8. Pertence a vários Conselhos Editoriais e é Membro de Júri de diversos prémios e reconhecimentos nacionais e internacionais.

João Aragão e Pina Consultor em Gestão de Conflitos. Ex-colaborador da Federação Portuguesa de Futebol e Liga Portugal é Doutorado em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, Mestre em Psicologia das Emoções, Pós-Graduado em Gestão e Tecnologias da Formação, Licenciado em Informática e Bacharel em Engenharia Multimédia

Francisco Ascensão é um empreendedor experiente, especialista em marketing de influência, entusiasta de IA e profissional de marketing digital de Lisboa, Portugal. Com mais de 20 anos de experiência na indústria de marketing, destacou-se na construção de empresas e gestão de marcas, especialmente em setores de FMCG e agências de marketing. Como co-fundador e CEO da SocialTalk, tem dedicando a última década a aprimorar a eficácia do marketing de influência através de soluções tecnológicas inovadoras e a aplicação de Inteligência Artificial. Também desenvolve programas de empreendedorismo através da Union Venture Builders, onde ajuda startups em estágio inicial a construir modelos de negócios sustentáveis e a alcançar investimento.

Lara é licenciada em Engenharia Física Tecnológica pelo IST, pós-graduada em Sistemas de Informação (IST), Psicologia Positiva Aplicada (ISCSP) e doutoranda em Gestão (Universidade Europeia). Certificada em Gestão de Projetos, Gestão de Mudança e Chief Happiness Officer. Com mais de 20 anos de experiência em tecnologias de informação, lidera equipas globais na Microsoft Internacional. Lara dedica-se a apetrechar a sua equipa com as competências essenciais para prosperar no palco global, fomentando interações interculturais positivas e cultivando competências preparadas para o futuro. É também responsável pelo Programa de Liderança da PWN Lisbon e investiga a liderança em equipas virtuais multiculturais no âmbito do seu doutoramento. Participa regularmente como oradora em eventos internacionais de Recursos Humanos, Aprendizagem e Desenvolvimento de Talento.

Economista, especialista em Coaching, Neuro Estratégia e Hipnose, autor de 10 livros de desenvolvimento pessoal, anfitrião do Podcast Inspiração Para Uma Vida Mágica. Coach profissional desde 2008, trabalha com treinadores e atletas de elite. Como instrutor de desenvolvimento pessoal, já liderou mais de 100 cursos de certificação internacional nas áreas do Coaching e PNL. Como formador e consultor trabalhou diretamente com mais de 250 empresas, em 10 países, tendo realizado mais de 1000 palestras em ambiente Corporate e para o público em geral. Já deu aulas em cursos de pós-graduação em 4 universidades e institutos.

Diretora de Marketing dos Mercados Internacionais do Grupo Nabeiro, trabalhou na Procter & Gamble, Gillette, Sara Lee e Henkel, onde desenvolveu as suas competências nas áreas de Vendas e Marketing, em Portugal e na Suíça.

É apaixonada pela definição das estratégias e desenvolvimento de marcas. É Licenciada em Organização e Gestão de Empresas, pelo ISCTE.

Licenciada em Ciência Política, Suzana Rocha Pereira assumiu as funções de Head of ESG no Grupo Lusíadas Saúde em janeiro de 2023.

Após ter iniciado a sua carreira como jornalista e editora de economia, Suzana Rocha Pereira passou 15 anos dedicada à comunicação institucional, tendo-se especializado na medição e gestão da reputação corporativa. Enquanto Head of Reputation na Lift Consulting, foi responsável pelo desenvolvimento do Reputation Circle, centro de conhecimento para a reputação corporativa fundado pela agência, do qual se tornou Diretora Executiva. Entre 2020 e 2022, fez ainda parte da Direção do Grace – Empresas Responsáveis, em representação da Lift. Ao longo do seu percurso profissional estreou-se como autora, tendo lançado o seu primeiro livro ‘O Meu Frigorífico e Eu’, uma publicação da Livros d’Hoje (editora Leya).

Mestre em Gestão do Potencial Humano (ISG), com Pós-Graduação em Psicologia Positiva (ISCSP), Beatriz é co-autora do livro “A felicidade mora e trabalha aqui” com 54 práticas cientificamente comprovadas para promover o bem-estar e a felicidade na vida pessoal e profissional. É corajosamente otimista trabalhando com cultura de bem-estar e felicidade há mais de 5 anos em multinacionais no Brasil e na Europa, além de consultora da Reconnect Happiness at Work, Advocate da 4 Day Week Global e facilitadora da comunidade L&D Shakers.

Destinatários

A Pós-Graduação em Liderança e Desenvolvimento Pessoal destina-se a profissionais que ambicionem liderar equipas, gerir ou supervisionar projetos que precisem de construir, dirigir, inspirar e motivar equipas.

    Comillas
    ComillasA Lusofonia Digital, especialmente o Capítulo “Liderança e Competências”, apoia em pleno esta Pós-graduação dado que promove o efetivo desenvolvimento das Competências das várias Lideranças no quadro da nova Era Digital. O Propósito da nossa Lusofonia Digital é “acelerar o desenvolvimento da sociedade, da Economia e da Educação no Mundo Lusófono na Era Digital”, estando o papel dos líderes em forte mudança de paradigma e contexto, a reconstrução permanente dos processos de desenvolvimento das lideranças, nos mais diferentes âmbitos, está diretamente relacionado com o desenvolvimento da nossa Sociedade. Por isso, como se diz na (nossa) Lusofonia, “Estamos juntos!” também na construção desta nova liderança.

    Pedro Ramos

    Vice-Presidente da Associação Lusofonia Digital, Patrono da Pós-Graduação em Liderança e Desenvolvimento Pessoal

    Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

    Candidaturas e Admissões

    Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

    O processo de admissão está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

    Para dar início ao Processo de Candidatura ou Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

    1

    Pedido de Informação

    Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

    2

    Documentação

    Reúna todos os documentos solicitados no processo de admissão

    3

    Candidatura

    Avance com a formalização da candidatura presencial ou online

    None