12669

O que procura?

Licenciatura em psicologia, admissões…

Admissões:+351 210 205 703
Geral:
Campus Quinta do Bom Nome: +351 210 309 900
Campus Santos: +351 213 939 600
Campus Lispólis: +351 210 533 820
Whatsapp
Presencial: +351969704048

Pós-Graduação em Project Management Lisboa - Blended

A Pós-Graduação em Project Management é um curso prático e inovador, com base no PMBoK® Guide, desenhado para dotar os profissionais de competências avançadas em gestão de projetos.

Selecione o regime preferencial:

-20% Candidate-se até dia 3 de fevereiro e usufrua da Bolsa de Apoio ao Estudo. Bolsas limitadas.

Pós-Graduação em Project Management

Programa Blended - aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.

A Pós-Graduação em Project Management oferece uma formação académica de referência, com uma profunda orientação para as necessidades do mercado, através do domínio dos principais modelos e técnicas associadas ao “estado da arte” na gestão e avaliação de projetos. Com base nas últimas tendências na gestão de projetos, este curso em project management dotará os participantes com os conhecimentos necessários, permitindo também aos profissionais com experiência acumulada na função, consolidarem e aprofundarem os seus conhecimentos.

A Pós-Graduação em Project Management é orientada à normalização do Project Management Institute (PMI®) e cobre os diferentes métodos e técnicas adequados para uma boa Gestão de Projetos através de referências a boas práticas. Com esta formação concluída, os participantes poderão candidatar-se à obtenção do certificado PMP® (Project Management Professional) do PMI® (Project Management Institute) que garante a atribuição do conhecimento de produto ou projeto que vai ser realizado e pelo fluxo que este deverá seguir. Se tem dúvidas sobre o que faz um gestor de projetos, a Universidade Europeia tem toda a informação ao seu dispor.

Com um corpo docente altamente qualificado, com vasta experiencia empresarial. Este curso é adequado para todos os que pretendam adquirir ou atualizar conhecimentos em Gestão de Projetos.

Blended
Quinta do Bom Nome 10 meses / 2 vezes por semana
Início: Maio 2025
Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia

Porquê a Pós-Graduação em Project Management?

Principais Benefícios
  • Conteúdos programáticos ajustados às necessidades do mercado, com base no PMBoK® Guide* (Project Management Body of Knowledge) Guide* e da Scrum.org™
  • Contacto com docentes certificados em gestão de projetos.
  • Curso de preparação para Exame de PMP® (Project Management Professional) do PMI® (Project Management Institute)
  • Curso de preparação para Professional Scrum Master™ I Certification da Scrum.org™
  • Estudo de casos de gestão de projetos no mercado nacional e internacional.
  • Metodologia PBL (Project Based Learning), centrado no desenvolvimento de um projeto, com acesso a mentoria especializada, podendo o aluno vir a desenvolver e materializar a sua ideia em contexto laboral.
  • Corpo docente com experiência profissional e prática provenientes das seguintes empresas: Vodafone, Caixa Geral de Depósitos, Reloading, NBCC, Conceptchange e Scopphu.
  • Atribuição de ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos) Possibilidade de prosseguimento de estudos para Mestrado.
  • Modelo de formação totalmente compatível com uma atividade profissional a tempo completo, envolvendo aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.
Objetivos
  • Utilizar os processos adequados na Gestão de Projetos.
  • Identificar e analisar as diferentes fases e características de um projeto.
  • Utilizar os meios adequados na gestão de cronogramas e orçamentos apropriados.
  • Identificar e gerir o âmbito, problemas, comunicação e riscos.
  • Identificar e gerir o nível de qualidade adequado num projeto.
  • Identificar métricas para otimizar os processos e avaliar o desempenho dos projetos.
Fatores inovadores
  • Desenvolvimento de um projeto real que acompanha o aluno no percurso de desenvolvimento do projeto no decorrer do curso.
  • Abordagem estruturada e conceptual das várias temáticas com a sua aplicação prática.
  • Utilização de ferramentas e boas práticas em Gestão de Projetos.
  • Coaching individualizado de acordo com o plano de desenvolvimento do aluno.
  • Mentoria ao Projeto por professores experientes e reconhecidos nas suas áreas de atuação, consultores e empresas de referência.
  • Programa atualizado de acordo com as melhores práticas do mercado.
  • Acesso com condições vantajosas para a cursos de preparação de certificação do PMI®.

ORIENTE GREEN CAMPUS

Para os que têm os olhos postos no Futuro.

A partir de Setembro 2025 a Formação de Executivos irá decorrer no Oriente Green Campus. O novo campus conta com um ambiente inovador, proporcionando um ecossistema de conhecimento e criatividade que promove a aprendizagem experiencial através da utilização das mais recentes tecnologias aplicadas à educação.

Certificações

  • Preparação para o exame PMP® do PMI®.
  • Curso certificado pela entidade acreditada pelo PMI® com os créditos necessários para a certificação PMP®.
  • Preparação para Professional Scrum Master™ I Certification da Scrum.org™

Plano de estudos

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Project Management Summit40
Project I - From idea to design41

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Decisions and Negotiation82
Project Finantial Analysis122
Industry Evolution and Strategy2 | Aulas Online Live0.5
Project Interaction 14 | Aulas Online Live1

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
High Performance People Management82
Change Project Management122
SCRUM Master162
How to measure the impact of projects?2 | Aulas Online Live0,5
Project Interaction 24 | Aulas Online Live1

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Technology Project Management – Case Study82
Project Typification – Case Study82
Project Design – Creativity or Management?2 | Aulas Online Live0,5
Project Interaction 34 | Aulas Online Live1
Project Final Presentation82,5

 

Unidades curricularesHoras/SemanaECTS
Creating High-performing Team72,5
Starting The Project72,5
Doing The Work62
Keeping The Team On Track62
Keeping The Business In Mind41
Integrated Certification Exam Simulation20,5
Correction of 180 questions and wrap-up41

 

Coordenação

Orlando Fontan

Orlando Fontan

Doutorando em Global Management, Strategy and Entrepreneurship. Mestre em Empreendedorismo e Gestão de Inovação. Licenciado em Informática de Gestão. Neste momento é o Managing Partner da ConceptChange, Co-founder da Lisbon Accelerator, Professor Universitário e formador. Colabora em vários eventos como orador convidado de temáticas relacionadas com Information Security, Change Management e Digital Transformation. Professor convidado da Universidade de LjUBLjANA na Eslovénia, para Gestão de Projetos, no MBA com tripla acreditação (EQUIS, AACSB e AMBA).

Colaborou com a Novabase, Rumos Formação, Caixa Geral de Depósitos e Vodafone Portugal. Membro da comissão técnica da tradução e transposição da ISO 27001. Foi coordenador de vários ciclos de formação incluindo Executive Masters e Pós-Graduações. Foi membro do Conselho Pedagógico da Universidade Europeia. Foi responsável pela Direção de Serviço ao Estudante da Laureate International Universities em Portugal (Unv. Europeia, IADE e IPAM). Foi também Diretor da Formação Executiva da Laureate International Universities em Portugal.

Orlando Fontan

Christine Simões

IT Business Partner and Program Manager

Licenciada em Informática de Gestão. Neste momento é Business Partner na área de IT Business Relationship Management na Vodafone Portugal, sendo responsável pela gestão da relação com as áreas de Consumo, Legal & Regulação e Marca.

Acumula a função de IT Program Manager e Vodafone Program Manager para Programas estratégicos e/ou de transformação, de grande envergadura, em alargada colaboração com equipas multiculturais localizadas em vários países.

Tem mais de 25 anos de experiência em Gestão de Projetos e 7 em Gestão de Programas. Criou e geriu a equipa de Reference Data - responsável pela configuração e operação dos dados de referência para os sistemas de suporte ao negócio.

Tem experiência em trabalhar em equipas multiculturais em vários países e as suas áreas de expertise comportam as áreas de Billing, Rating, Pricing, Faturação, Marketing Campaign Management, Pagamentos, Comissões e Reference Data Management.

Formação em PMP. Formação em SAFe – Agile SAFe Foundation, certificada em SAFe for Teams (6.0) e certificada em SAFe Product Owner e Product Management (6.0). Formação em Design Thinking Methodologies. Formação em Finanças para não Financeiros na Universidade Católica. Certificação BEC Vantage (Business English Certificates) - Cambridge English.

Docentes

Designer e Especialista em Design de Comunicação, mestre em Design e Cultura Visual, doutorando também em Design no IADE, onde é professor desde 2009. Tem lecionado em diversas disciplinas, tais como: Design de Interação, Web Design, Projeto Web, Design de Interfaces, Interfaces e Usabilidade, Avaliação de UX, entre outras na área dos media digitais interativos. Desde 2011, tem vindo a coordenar diversos Programas de Especialização e de Pós-Graduação, estando atualmente a coordenar os cursos de Pós-graduação em Web UX/UI (presencial e online), Pós-graduação em Design para as Indústrias Criativas, Pós-graduação em Design de Interação (online) e Especialização em Web Front-End no IADE – Universidade Europeia. Em 2018 foi convidado a coordenar o Digital Lab, um laboratório integrado na unidade orgânica Fábrica-IADE. Este tem como missão partilhar conhecimento e experimentar novas abordagens de comunicação para a web, assim como incentivar o pensamento critico e de resolução de problemas em ecossistemas digitais de forma colaborativa e interdisciplinar. Colabora também com a UNIDCOM/IADE através do IADE-UX.LAB, tendo participado em diversos projetos de I&D na área dos media digitais. Tem ainda colaborado com diversas empresas e organizações de vários setores e em variados âmbitos, particularmente como Designer, Consultor em Comunicação, Estratégia Digital, Web Design, UX, UI e Marketing Digital. Co-fundador da Tágide Creative Studio.

É docente do ensino superior há 20 anos, tendo ministrado unidades curriculares nas áreas das finanças empresariais, contabilidade, relato financeiro, estatística e auditoria. Atualmente, exerce funções de Professor Auxiliar convidado na Universidade Europeia, ministrando disciplinas de cursos de 2º ciclo. É Licenciado em Gestão de empresas (ISG), possui um MBA em Gestão e um Mestrado com Especialização em Finanças, (ISCTE - IUL) sendo Doutorado em Gestão, com especialização em Contabilidade (UAb). Além da sua experiência académica, é Revisor Oficial de Contas. Trabalhou durante mais de 15 anos em empresas de auditoria assumindo funções desde os níveis de staff até ao de partner e, durante 4 anos, foi responsável pelo Departamento de 11 Planeamento e Atuariado de uma companhia do setor segurador.

É docente do ensino superior há 23 anos, em cursos do 2º e 1º ciclos. Tem ministrado unidades curriculares nas áreas de finanças empresariais, análise de projetos de investimento, gestão do risco e derivados, finanças avançadas, mercados e instrumentos financeiros. Doutoranda em Management (com investigação na área das exportações das PME, financiamento e inovação) e mestre em Ciências de Gestão (ISCTE). É Licenciada em Gestão de Empresas (Universidade Lusíada). Concluiu, em 2021, o Managing for the future (ISEG-Executive Education) curso com forte componente de Machine Learning, IA, Design Thinking, Modelo exponencial de dados. Certificação com mérito no Next Generation EU Funds (pela AESE Business School), 2022. Tem apresentado artigos científicos em várias conferências internacionais. Recentemente participou num livro internacional sobre Indústria e Inovação (2024). Para além da sua experiência académica, Isabel ingressou, em 1994, na Caixa Geral de Depósitos. Com funções de manager ao longo da carreira: Departamento de Negócios Internacionais, Marketing de Empresas (Marketing Intelligence PME e GE), Mercados Financeiros. Acompanhamento de projetos de investimento estrangeiro, financiamento a empresas, responsabilidades na gestão de Parcerias Internacionais e Institucionais com forte ligação ao setor empresarial e vários projetos estruturantes do banco. Foi assessora do Conselho de Administração do Instituto Nacional da Propriedade Industrial e teve também funções de assessoria económica junto do Ministro da Economia e do Ministro das Finanças. Experiente oradora em Seminários e Workshops para empresas sobre gestão de projetos, financiamento e instrumentos de mitigação de risco.

Especializado em potenciar o envolvimento do cliente através da inovação digital. Com uma base sólida em gestão de produtos e tecnologia digital, liderou equipas em várias indústrias, impulsionando o crescimento empresarial e o envolvimento do cliente. A jornada melhorou a sua experiência em plataformas de experiência digital e na gestão de projetos de grande escala, desde a conceção até à entrega. Atualmente, na AbbVie (Web & Mobile Lead - OUS Commercial BTS), lidera a transformação das experiências do cliente nos canais web e móveis para uma empresa global de biotecnologia, dirigindo e envolvendo equipas multifuncionais em mais de 70 países. A sua liderança colaborativa e orientada para resultados fomenta uma cultura de inovação contínua. Com uma sólida combinação de educação técnica e estratégica de instituições de topo, está preparado para melhorar ainda mais as estratégias de envolvimento digital do cliente. A sua aspiração é impulsionar continuamente inovações impactantes, especialmente no setor farmacêutico. O seu percurso profissional passou por organizações como: Hop In, Cozzy Homes, NOS SGPS, Optimus e Deloitte.Num papel de direção, prevê sempre contribuir para um futuro onde a tecnologia integra de forma fluida os objetivos organizacionais com interações enriquecedoras com o cliente.

Opera transversalmente, em todos os niveis hierárquicos, em formatos one-to-one ou em grupos, em sala ou em acções deacompanhamento on-job. Acredita que os programas e acções visam promover o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos, uma comunicação eficaz e o desenvolvimento de culturas orientadas para a aprendizagem constante. Defende que ser produtivo e simultaneamente “tornarse pessoa”, é o caminho que trilham os seres humanos que corporizam organizações que constituem culturas "saudáveis" e sustentáveis, enquanto negóciose comunidades práticas. Actualmente é Executive Manager na NBCC Academy e Head of Culture & Training na NBCC Consulting. Tem uma vasta experiência de mercado, tendo passado por organizações como a RICOH Portugal como Key Account e pela Páginas Amarelas 12 SA como Sales Manager, National Account e Sales Cunsultant. Foi Founder da SHIFT Vendas e da Jazz & Pessoas e Partner na BOOST Vendas com Sentido. Detém um Executive Master em Sales Management pelo INDEG-IUL ISCTE Executive Education, uma licenciatura em Psicologia das Organizações pela Universidade Lusíada de Lisboa e o programa curricular do Doutoramento em Gestão pela Universidade Europeia de Lisboa.

João Lacerda Matos (1974) formou-se em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 1996. Esteve 5 anos em exclusivo no jornalismo, passando pelos cargos de redator, editor e editor em chefe em publicações como a revista FACTOS e o jornal Semanário e foi fundador do site de breaking news tsf.pt. Em 2001 aceitou o desafio da produtora NBP para começar a escrever ficção para televisão e desde então essa é a sua atividade principal. Foi co-autor de projetos televisivos como “Anjo Selvagem”, Morangos com Açúcar”, “Saber Amar” ou “Mundo Meu”, telenovelas que conquistaram audiências e deixaram marcas profundas em várias gerações de telespectadores. Em 2005 migra para a SIC e é responsável por novos projetos de grande impacto como “Floribella” ou “Jura”. Paralelamente, começa a escrever, em co-autoria, algumas obras infanto-juvenis para a editora Guerra e Paz, tendo editado em 2017 três títulos (Caderno de Memórias de Difícil Acesso vol. 1 e vol. 2 e a adaptação de Frankenstein de Mary Shelley). Mais recentemente, foi co-autor do telefilme “E depois matei-o”, para a RTP, galardoado com o Prix Italia para melhor Argumento e exerceu as funções de story editor e script editor na produtora Plural. Dividindo o seu tempo entre a escrita e produção de histórias em múltiplos formatos (TV, cinema, internet) e as aulas de guionismo e escrita criativa, encontrou ainda vontade para fazer um mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação.

Licenciado em Organização e Gestão de Empresas em 1984 pelo Instituto Superior de Economia (atual ISEG), Mestre em Comportamento Organizacional pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada de Lisboa, em 94, Doutorado em Management pela Business School da Universidade de Hertfordshire em Inglaterra, em 1998. É atualmente professor na Universidade Europeia. Fellow do Complexity and Management Centre - University of Hertfordshire, Invited Researcher de Chalmers University of Technology em Gutemburgo. Foi Professor na Nova School of Business and Economics responsável pela cadeira de Estratégia e coordenador do Leardership Stream do Lisbon MBA MIT/Nova/Católica e formador da Nova Fórum nas áreas de Comunicação Humana e Liderança entre 2006 e 2011. Foi administrador e diretor geral de empresas de confeções, de construções técnicas e de comércio de equipamentos industriais e consultor de mudança organizacional, de comunicação e inovação em empresas nacionais e internacionais, com trabalhos desenvolvidos em sectores como Mármores, Confecções e Têxtil, Agro-Alimentares, Construção, Química, Equipamentos Industriais, Componentes para Indústria Automóvel, Moldes para Plásticos, no sector de serviços em Publicidade, Tecnologias e Sistemas de Informação em Portugal, Bélgica, Suécia, Espanha, Angola e Inglaterra. Autor de “Complexity and Innovation in Organizations” (2001)London: Routledge; “O Paradoxo da Inovação Empresarial: A necessidade de certeza num mundo imprevisível” Lisboa: Metáfora (1998), “Empresas, Caos e Complexidade”(2001) Cunha M., Fonseca J. & Gonçalves, F. (eds.) Lisboa: RH Editores, “Caminhos de Desenvolvimento: Perspectivas em projectos apoiados pela Fundação Luso Americana" (2001) Gonçalves, F. & Fonseca J. Lisboa: Fundação Luso Americana.

Licenciado em Informática pela Universidade Autónoma de Lisboa, possui certificação em Project Management Profissional do Project Management Institute desde 2010. Mais recentemente concluiu o Managing the future pelo ISEG – Lisbon School of Economics & Management. Iniciou a sua carreira profissional na Novabase em 1991 transitando para Rumos aquando da sua criação em 1992, sendo um dos seus fundadores. Em 1995 ingressou nos quadros da Caxa Geral de Depósitos desempenhando funções de Auditor Informático. Em 1999 integrou o departamento informático do Banco tendo colaborado na criação do 14 Data Warehouse / Data Marts. Em 2002 assumiu a gestão de vários projetos na Área de Risco (Basileia) e Business Intelligence. Foi responsável pela implementação e acompanhamento dos vários acordos de Gestão de Níveis de Serviço de TI e desde 2015 responsável pela área de Business Intelligence do Banco. Foi professor assistente entre 1998 e 2003 na Universidade Autónoma de Lisboa lecionando várias cadeiras relacionadas com Sistema de Gestão de Bases de Dados, Programação e Engenharia de Software.

Sandra Matos é licenciada em Economia, com Pós-Graduação em Economia Social e Solidária, e tem 20 anos de experiência na área de Customer Experience e Gestão de Equipas Operacionais. Ao longo da sua vida profissional trabalhou na Vodafone, KPMG , NOS (previamente TV Cabo e ZON), sendo atualmente Head of Operations da SIBS Processos. Apaixonada pelo desenvolvimento de talento e de pessoas, conta com muita experiência na área da Formação, sendo facilitadora certificada LEGO Serious Play. Com espírito empreendedor, foi Diretora Executiva de uma associação internacional sem fins lucrativos de apoio ao Empreendedorismo, e dedica o seu tempo livre a atividades de voluntariado e impacto social.

Saídas Profissionais

Conheça as saídas profissionais que este curso lhe proporciona.

  • Este programa executivo permite ao participante adquirir conhecimentos que garantem uma evolução enquanto especialista na gestão de projetos, dando-lhe as competências necessárias ao desenvolvimento e coordenação de um projeto de A a Z.

    Testemunhos

    Comillas
    ComillasA perfeita simbiose entre os mundos académico e profissional, aliado à elevada qualidade dos docentes e à organização do curso, em ambiente de partilha de conhecimentos e experiências, numa permanente atmosfera de desafio e aventura, são características que sobressaíram no EMPM e que enriqueceram a minha carreira profissional e pessoal, libertando receios e elevando os níveis de segurança e certeza.

    Jorge Saraiva

    Alumni 1.ª Edição

      Desafie-se, aprimore as suas habilidades e crie oportunidades de networking com profissionais qualificados.

      Admissões e Candidaturas

      Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

      O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

      Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

      1

      Pedido de Informação

      Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor

      2

      Documentação

      Reúna a documentação solicitada no processo de admissão

      3

      Candidatura

      Avance com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line

      None