-40% Candidate-se até dia 21 de novembro e usufrua da Bolsa de Apoio ao Estudo de 40%. Bolsas limitadas.
Programa Blended - aulas presenciais e aulas online live até 20% do programa.
A Pós-Graduação em Psicologia Forense é um programa avançado desenhado para profissionais que ambicionem adquirir conhecimentos em áreas estruturais da atuação pericial junto de vítimas de crimes, de ofensores ou autores de factos delituosos ou criminais, de crianças ou jovens em situação de risco ou de delinquência.
Este curso apresenta uma visão transversal, abrangendo a avaliação e psicodiagnóstico com exames psicológicos para tribunais, a assessoria a órgãos judiciais e peritagens psicológicas a pedido de tribunais ou outras entidades, nos processos penais, cíveis, trabalho, família e menores e de investigação criminal.
Composta por uma equipa de docentes especialista e de excelência em contexto forense, provenientes das áreas de Psicologia, Direito, Psiquiatria ou Órgãos de Polícia Criminal, e assente num modelo de ensino experiencial, com simulação, análise e discussão de casos práticos, este é um programa que promove uma atuação rigorosa, responsável e ética da Psicologia Forense.
Blended | |
Quinta do Bom Nome | 9 meses / 165h, 48 ECTS |
Início: Novembro 2024 | Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Ao longo da formação será organizada uma visita de estudo de aproximadamente 3 horas a um tribunal com respectivo acompanhamento de docente, sendo a data a definir pelo próprio. | 3 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Definição e especificidades da Psicologia Forense | 5 | |
Princípios éticos em Psicologia Forense | ||
O psicólogo enquanto perito forense em Tribunal |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Investigação e metodologia científica | 6 | |
Admissibilidade científica da perícia | ||
As potencialidades e os limites da Psicologia Forense | ||
Mitos na Psicologia Forense |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Conceitos relevantes e noções essenciais do Direito para a Psicologia Forense | 6 | |
Objeto de prova pericial | ||
Valor probatório da prova pericial |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Psiquiatria Forense | 12 | |
Conceitos de responsabilidade, culpa e anomalia psíquica | ||
Imputabilidade, Inimputabilidade e imputabilidade sensivelmente diminuída | ||
Medidas de segurança | ||
Lei da Saúde Mental e internamento compulsivo | ||
Doença mental em contexto forense | ||
Perturbações da personalidade | ||
Psicopatia e o seu papel no comportamento violento |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
A prova testemunhal | 9 | |
Processos psicológicos envolvidos no ato de testemunhar | ||
Fatores de influência sobre a exatidão das declarações | ||
Produção de distorções da memória |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Protocolos de entrevista forense | 12 | |
Metodologias auxiliares de entrevista forense | ||
Entrevista forense a vítimas vulneráveis | ||
Entrevista investigativa |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
---|---|---|
Noções de Direito e Processo Penal que relevam para a prática pericial | 30 | |
Avaliação pericial da personalidade – potencialidades do Inventário Multifásico de Personalidade de Minnesota | ||
As perícias sobre a personalidade previstas nos artigos 131.º e 160.º do Código Processo Penal | ||
Avaliação pericial em crimes de homicídio | ||
Avaliação pericial em crimes de ofensas à integridade física | ||
Avaliação pericial em crimes contra a liberdade sexual e autodeterminação sexual | ||
Avaliação pericial de jovens agressores | ||
Avaliação do risco de reincidência | ||
Avaliação pericial de vítimas de crimes contra a liberdade sexual e autodeterminação sexual | ||
Avaliação pericial de vítimas de crimes de ofensa à integridade física |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Noções de Direito Civil e Processo Civil que relevam para a prática pericial | 15 | |
Parâmetros do dano em Direito Cível e de Trabalho | ||
Tabelas Nacionais de Acidentes de Trabalho e de Avaliação de Incapacidades Permanentes em Direito Civil | ||
Regime maior acompanhado | ||
Capacidade de testar e outros atos | ||
Perícia psicológica complementar para avaliação do dano em sede de Direito Cível e de Trabalho |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Noções de Direito da Família e das Crianças e Jovens que relevam para a prática pericial | 12 | |
Avaliação da idoneidade de pais separados/divorciados para o exercício das responsabilidades parentais | ||
Perícia psicológica em casos de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo | ||
Perícia psicológica em casos de delinquência juvenil (aplicação da Lei Tutelar Educativa) |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
---|---|---|
Contributos da Psicologia na investigação criminal: origem e questões terminológicas | 15 | |
Processo investigativo e assessoria às organizações policiais | ||
Criminal profiling (perfis criminais) | ||
Análise das evidências comportamentais | ||
Classificação de crimes e ofensores | ||
Perfil criminal geográfico | ||
Análise comparativa de casos | ||
Análise da cena do crime |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
O pedido de relatório perícia e objetivos inerentes à redação do relatório pericial | 12 | |
Elementos de complexidade (i.e., tempos de avaliação e de escrita) | ||
Modelos, Estrutura e Secções de Relatórios de Avaliação Psicológica em contexto forense | ||
Erros mais frequentes na redação de relatórios forenses | ||
Conselhos úteis à redação |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
---|---|---|
Intervenção psicológica com delinquentes juvenis | 24 | |
Intervenção psicológica com agressores sexuais | ||
Intervenção psicológica com agressores conjugais | ||
Intervenção psicológica com vítimas de crime | ||
Intervenção psicológica no acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo | ||
Dependências e psicologia da justiça | ||
Intervenção psicológica no conflito parental | ||
Intervenção psicológica na gestão do stress e prevenção do burnout em profissionais forenses |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Apresentação dos Trabalhos de Grupo | 3 |
Licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa em 2004 e completou o doutoramento em Psicologia da Justiça pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho em 2010. É especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com especialidade avançada em Psicologia da Justiça, reconhecidas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Os seus interesses de investigação focam-se na avaliação de risco de reincidência e violência e na reabilitação de ofensores. Neste âmbito, é autora e coautora de capítulos e artigos científicos, tendo também colaborado na tradução de obras e na adaptação de instrumentos de avaliação para a população portuguesa. Desde 2008 colabora como professora auxiliar no Instituto Universitário Egas Moniz, na lecionação de unidades curriculares da licenciatura em Psicologia e do mestrado em Psicologia Forense e Criminal. É técnica de reinserção social na Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais desde 2011, onde atualmente é chefe da Divisão de Execução de Penas e Medidas na Comunidade.
Licenciado em Psicologia Social, Mestre em Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante e Doutor em Educação e Psicologia pela Universidade de Oviedo. Estudou o Perfil do jovem transgressor com Processo Tutelar Educativo e a fronteira com o Sistema de proteção português na sua investigação de mestrado. Autor do primeiro estudo científico português sobre o Processo de Transição à vida Adulta de jovens em acolhimento residencial em Portugal. Autor e coordenador do primeiro Estudo Nacional sobre o Bem-Estar no Sistema de Proteção Português: promoção do Bem-estar e prevenção do “burnout” em equipas de intervenção psicossocial (CPCJ ́s) pela Direção Geral da Saúde no âmbito da Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, nos 18 distritos de Portugal continental. Conta na sua experiência profissional com mais de 1300 horas como Supervisor especialista em Psicologia em Equipas Técnicas e Educativas de Casas de Acolhimento em Portugal. Atualmente é supervisor Técnico na Casa Pia de Lisboa nos apartamentos de autonomização e das Casas de Acolhimento de pré-autonomia e na Santa Casa de Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia, nos Açores, na casa de acolhimento e lar residencial de pessoas com deficiência. É professor no CRIAP na especialização avançada em proteção de crianças e jovens, professor no ISLA na Pós-graduação em Intervenção Comunitária na Família e na Parentalidade e, professor na Pós-Graduação Direito das Crianças da Faculdade de Direito da Universidade Católica. Professor Auxiliar no curso de psicologia, Diretor do Mestrado em Psicologia do Trabalho e da Saúde Ocupacional e CoDiretor do Departamento de psicologia e ciências do desporto no ISMAT no Algarve.
Doutora e mestre em Psicologia Investigativa pela Universidade de Liverpool-Inglaterra. Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Professora efetiva e titular do Departamento de Psicologia e do Departamento de Direito-UEPB. Foi coordenadora dos Cursos de Especialização em: Inteligência Policial e Análise Criminal; Direito Penal e Processual Penal e em Segurança Pública (MJ/SSP-PB/ACADEPOL-PB/UEPB). Professora de cursos de especialização em: Direito Penal; Segurança Pública; Perícia Criminal; Inteligência Policial e Análise Criminal (UEPB). Professora ministrante de vários cursos para a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Escolas de Magistratura, Fóruns Criminais e Universidades, na área de Análise da Cena do Crime e do Perfil dos Criminosos; Comportamento Criminal; Técnicas de Investigação; Geografia do Crime; Criminal Profiling e Psicologia Investigativa. Palestrante em congressos e simpósios nacionais e internacionais. Avaliadora de artigos e membro de corpo editorial de Revistas Científicas. Ex-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica-ABPJ. Ex-vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Segurança e Justiça-iBRASJUS.
Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto na área da Psicologia Forense. Psicólogo Clínico com competência avançada em Psicologia da Justiça e Neuropsicologia pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). Investigador no Centro de Estudos do Desenvolvimento Humano - Universidade Católica Portuguesa. Psicólogo perito em Psicologia Forense do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. - Portugal. Autor e co-autor de diversas publicações científicas (livros, capítulos de livros, artigos em revistas científicas) relacionadas com temáticas no âmbito da Psicologia Forense, nomeadamente, a avaliação psicológica forense, avaliação da credibilidade, entrevista forense de crianças e adultos.
Professora Auxiliar da Faculdade de Educação e Psicologia da Católica no Porto, desde 2007. É doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto com a Tese "Decisão Judicial em Casos de Abuso Sexual Intrafamiliar: Perspetivas, Experiências e Processos Psicológicos de Magistrados". É Psicóloga e Perita em Avaliação Psicológica Forense no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses I.P. Foi coordenadora da equipa de investigação portuguesa do projeto europeu FACT FORM MINORS - Fostering Alternative Care for Troubled Minors. É Co-coordenadora da equipa de investigação portuguesa dos projetos europeus PRO.VI – Protecting Victims’ Rights” e SeRV - Services and Rights for Victims of Crime.
Professora na Licenciatura em Direito e no Mestrado em Direito Judiciário, especialista em Processo Civil e com enorme experiência, também como advogada, formadora e juiz árbitro, no âmbito do enquadramento normativo e prático da prova pericial.
Juíza Desembargadora no Tribunal da Relação de Évora. Desempenha funções em tribunais especializados na área do Direito da Família e dos Menores desde 2002. De 2002 a 2005 no Tribunal de Família e Menores do Porto e desde 2005 no Tribunal de Família e Menores de Lisboa, onde se encontra colocada como Juiz 1 na atual Secção de Família e Crianças de Lisboa. Atualmente exerce funções de docente no Centro de Estudos Judiciários, na área de Direito da Família e das Crianças. Docente desde há 6 anos no Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Orientadora de estágios na área da Psicologia Forense durante 6 anos até iniciar funções de docente no CEJ. Pós-Graduada em Proteção de Menores e Jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos. Cursos de Especialização em adoção, temas de Direito da Família, violência juvenil, divórcio, responsabilidades parentais, ministrados pelo Centro de Estudos Judiciários, e outros na vertente do Direito da Família e das Crianças. Curso de Especialização em Competências Parentais, ministrado pela APPF om a Direção de Rute Agulhas. Oradora de inúmeras conferências e docente em diversos cursos de Pós-Graduação, Mestrado e Doutoramento em Direito da Família e das Crianças. Integra vários grupos de trabalho sobre Direito da Família e dos Menores. Membro da Comissão de Avaliação e Funcionamento dos Centros Educativos; Vice-Presidente da Associação "A Voz da Criança"; representante do CEJ no grupo de trabalho de Metodologias de Formação de Magistrados da Rede Europeia de Formação Judiciária (EJTN).
Doutoranda em Psicologia Forense, com o projeto intitulado: A eficácia de um Programa baseado na Autocompaixão e no Mindfulness com cuidadores de agressores juvenis em contexto de Centro Educativo: Um ensaio clínico aleatorizado por clusters ( 2020.06452.BD). Mestre em Intervenções Cognitivo-comportamentais nas Perturbações Psicológicas e da Saúde pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É membro colaborador do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental desde 2016, do qual foi Bolseira de Investigação do projeto: Modificabilidade dos traços psicopáticos em menores agressores: Resultados de uma intervenção psicoterapêutica baseada na compaixão (PTDC/MHC-PCL/2189/2014), de Julho de 2016 a Setembro de 2019. Participou ainda como colaboradora em vários projetos de investigação desenvolvidos nesse mesmo Centro de Investigação. As suas principais áreas de interesse são: Comportamento Antisocial: Etiologia, desenvolvimento e manutenção; programas de reabilitação cognitivo comportamental com adolescentes com comportamento delinquente; abordagens evolucionárias e comportamento antisocial; Terapia Focada na Compaixão com jovens com conduta desviante; Intervenções Cognitivo-Comportamentais Clássicas e de Terceira Geração em contextos forenses; Avaliação e Intervenção dirigidas a prestadores de cuidados; Avaliação e intervenção de adolescentes com ansiedade social; Avaliação Psicológica de reclusos; Dinamização de ações de formação com diferentes grupos alvo.
Conheça as saídas profissionais que a Pós-Graduação em Psicologia Forense lhe proporciona.
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avance com a formalização da candidatura presencial ou online