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A Pós-Graduação em Psicologia Forense é um programa avançado desenhado para profissionais que ambicionem adquirir conhecimentos em áreas estruturais da atuação pericial junto de vítimas de crimes, de ofensores ou autores de factos delituosos ou criminais, de crianças ou jovens em situação de risco ou de delinquência.
Este curso apresenta uma visão transversal, abrangendo a avaliação e psicodiagnóstico com exames psicológicos para tribunais, a assessoria a órgãos judiciais e peritagens psicológicas a pedido de tribunais ou outras entidades, nos processos penais, cíveis, trabalho, família e menores e de investigação criminal.
Composta por uma equipa de docentes especialista e de excelência em contexto forense, provenientes das áreas de Psicologia, Direito, Psiquiatria ou Órgãos de Polícia Criminal, e assente num modelo de ensino experiencial, com simulação, análise e discussão de casos práticos, este é um programa que promove uma atuação rigorosa, responsável e ética da Psicologia Forense.
Blended | |
Quinta do Bom Nome | 10 meses / 3 vezes por semana |
Início: Maio 2025 | Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
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Ao longo da formação será organizada uma visita de estudo a um tribunal com respetivo acompanhamento de docente (em data a definir pelo próprio). | 3 |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
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Definição e especificidades da Psicologia Forense | 5 | |
Princípios éticos em Psicologia Forense | ||
O psicólogo enquanto perito forense em Tribunal |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
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Investigação e metodologia científica | 6 | |
Admissibilidade científica da perícia | ||
As potencialidades e os limites da Psicologia Forense | ||
Mitos na Psicologia Forense |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
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Conceitos relevantes e noções essenciais do Direito para a Psicologia Forense | 6 | |
Objeto de prova pericial | ||
Valor probatório da prova pericial |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
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Psiquiatria Forense | 12 | |
Conceitos de responsabilidade, culpa e anomalia psíquica | ||
Imputabilidade, Inimputabilidade e imputabilidade sensivelmente diminuída | ||
Medidas de segurança | ||
Lei da Saúde Mental e internamento compulsivo | ||
Doença mental em contexto forense | ||
Perturbações da personalidade | ||
Psicopatia e o seu papel no comportamento violento |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
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A prova testemunhal | 9 | |
Processos psicológicos envolvidos no ato de testemunhar | ||
Fatores de influência sobre a exatidão das declarações | ||
Produção de distorções da memória |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
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Protocolos de entrevista forense | 12 | |
Metodologias auxiliares de entrevista forense | ||
Entrevista forense a vítimas vulneráveis | ||
Entrevista investigativa |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
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Noções de Direito e Processo Penal que relevam para a prática pericial | 30 | |
Avaliação pericial da personalidade – potencialidades do Inventário Multifásico de Personalidade de Minnesota | ||
As perícias sobre a personalidade previstas nos artigos 131.º e 160.º do Código Processo Penal | ||
Avaliação pericial em crimes de homicídio | ||
Avaliação pericial em crimes de ofensas à integridade física | ||
Avaliação pericial em crimes contra a liberdade sexual e autodeterminação sexual | ||
Avaliação pericial de jovens agressores | ||
Avaliação do risco de reincidência | ||
Avaliação pericial de vítimas de crimes contra a liberdade sexual e autodeterminação sexual | ||
Avaliação pericial de vítimas de crimes de ofensa à integridade física |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
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Noções de Direito Civil e Processo Civil que relevam para a prática pericial | 15 | |
Parâmetros do dano em Direito Cível e de Trabalho | ||
Tabelas Nacionais de Acidentes de Trabalho e de Avaliação de Incapacidades Permanentes em Direito Civil | ||
Regime maior acompanhado | ||
Capacidade de testar e outros atos | ||
Perícia psicológica complementar para avaliação do dano em sede de Direito Cível e de Trabalho |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
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Noções de Direito da Família e das Crianças e Jovens que relevam para a prática pericial | 12 | |
Avaliação da idoneidade de pais separados/divorciados para o exercício das responsabilidades parentais | ||
Perícia psicológica em casos de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo | ||
Perícia psicológica em casos de delinquência juvenil (aplicação da Lei Tutelar Educativa) |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
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Contributos da Psicologia na investigação criminal: origem e questões terminológicas | 15 | |
Processo investigativo e assessoria às organizações policiais | ||
Criminal profiling (perfis criminais) | ||
Análise das evidências comportamentais | ||
Classificação de crimes e ofensores | ||
Perfil criminal geográfico | ||
Análise comparativa de casos | ||
Análise da cena do crime |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
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O pedido de relatório perícia e objetivos inerentes à redação do relatório pericial | 12 | |
Elementos de complexidade (i.e., tempos de avaliação e de escrita) | ||
Modelos, Estrutura e Secções de Relatórios de Avaliação Psicológica em contexto forense | ||
Erros mais frequentes na redação de relatórios forenses | ||
Conselhos úteis à redação |
Unidades curriculares | Horas/Semana | ECTS |
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Intervenção psicológica com delinquentes juvenis | 24 | |
Intervenção psicológica com agressores sexuais | ||
Intervenção psicológica com agressores conjugais | ||
Intervenção psicológica com vítimas de crime | ||
Intervenção psicológica no acolhimento residencial de crianças e jovens em perigo | ||
Dependências e psicologia da justiça | ||
Intervenção psicológica no conflito parental | ||
Intervenção psicológica na gestão do stress e prevenção do burnout em profissionais forenses |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
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Trabalho de Grupo | 4 |
Será ensinado por professores especializados altamente qualificados, entusiastas e acessíveis que o ajudarão a tornar-se um enfermeiro versátil, bem formado e muito humano.
Conheça as saídas profissionais que a Pós-Graduação em Psicologia Forense lhe proporciona.
Os candidatos interessados em ingressar na Universidade Europeia poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao Processo de Admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
1
Agende uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
3
Avance com a formalização da candidatura presencial ou online