A Garantia da Qualidade é um princípio fundamental para a Universidade Europeia e norteador de toda a sua actividade, que se encontra consagrado nos seus estatutos, numa cultura de qualidade permanente e na sua política da Qualidade. É neste contexto que a UE aplica um modelo designado Quality4UE.
Este modelo reflete o esforço da Universidade Europeia para assegurar a garantia da qualidade, através de procedimentos que promovam o rigor e a disciplina, com a orientação para a melhoria contínua. Mais do que a resposta às exigências associadas aos processos de avaliação externa, a Universidade Europeia decidiu desenvolver um sistema que constitua um meio de informar e envolver docentes e não docentes e motivá-los para a concretização das intervenções sob sua responsabilidade.
O Manual de Qualidade, uma das peças fundamentais do Quality4UE, é o instrumento que estabelece os principais processos e indicadores, bem como a arquitetura e organização dos procedimentos de gestão da qualidade.
A Universidade Europeia tem como missão promover uma cultura de qualidade, promovendo a sua auto-avaliação e a análise em permanência do seu funcionamento tem se submetido a diversas avaliações externas.
Todos os ciclos de estudo da UE estão acreditados pela A3ES, registados na Direção Geral do Ensino Superior e publicados em Diário da República, cumprindo assim todos os requisitos legais em vigor.
Em 2024, a A3ES atribuiu a avaliação máxima à Universidade Europeia. A instituição foi acreditada por seis anos (período máximo aplicável) de forma incondicional.
Com vista a identificar as necessidades e expectativas dos estudantes e de determinar o grau de satisfação e a qualidade percebida das partes interessadas, a UE realiza diferentes estudos de satisfação.
A UE implementa uma cultura de qualidade que contribui para o valor da instituição na sociedade e encoraja o cumprimento da sua missão.
No seu compromisso com a Excelência Educativa, a UE renovou a sua Política de Qualidade. Nela salientamos os seguintes objetivos: